O WikiRio está passando por uma grande atualização

Após uma década de sucesso, estamos passando por nossa primeira grande reestruturação!

Teremos muito conteúdo exclusivo e pensado para ser visto tanto na tela do computador quanto no celular!

Fique ligado para mais atualizações e não perca nenhum detalhe!

Praça XV

De WikiRio
(Redirecionado de Praça Quinze de Novembro)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Praça Quinze de Novembro, ou simplesmente Praça XV.

Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado
Praça XV

A praça é considerada um dos locais mais importantes da cidade do Rio de Janeiro, pois nela ocorreram, durante vários séculos, os acontecimentos mais significativos que afetaram o destino não só da cidade, mas também do país. Foi de uma sacada do Paço Real da Praça XV, em 1822, que D.Pedro I anunciou sua permanência no Brasil, no episódio conhecido como dia do Fico. E foi também no Paço da Praça XV, por exemplo, que a Princesa Isabel sancionou a Lei Áurea, em 13 de Maio de 1888, abolindo a escravatura.

A Praça faz parte do centro histórico do Rio e é margeada, de um lado, pela Baía de Guanabara e do outro pela Rua Primeiro de Março, ou antiga Rua Direita, que já foi uma das mais movimentadas e importantes da cidade.

Nela foi erguido o prédio do Palácio dos Governadores e da Casa da Moeda, futuras instalações do Paço Real e depois Imperial (por isso a antiga denominação). Foi o primeiro imóvel da cidade a ter vidros nas janelas.

Além do Paço, fazem parte do conjunto da Praça XV de Novembro, o Arco do Telles, o prédio da Bolsa de Valores, o Chafariz de Mestre Valentin e a Estação das Barcas, de onde partem as barcas que fazem o transporte de passageiros pela Baía de Guanabara, para Niterói, Paquetá e Ilha do Governador.

O que fazer no local

Uma visita histórica para conhecer a Praça XV vale muito à pena, pois você conhece grande parte das construções antigas importantes, como o Paço Imperial – que sempre tem exposições muito boas e possui um rico espaço multicultural com programação diversificada de artes plásticas, cinema, teatro, música, biblioteca, atividades educativas, seminários e serviços de lojas e restaurantes. No andar térreo há uma livraria com café – e o chafariz de Mestre Valentin.

Às quintas, sextas e sábados as ruas próximas ao Centro Cultural Banco do Brasil, como a Rua do Ouvidor, ficam cheias de mesas postas pelos bares e pessoas conversando e se divertindo com muita música, comida e bebida. Geralmente, o local fica cheio de gente, pessoas que acabaram de sair do trabalho, de visitar o CCBB ou a Casa França-Brasil, que saíram da Escola de Cinema Darcy Ribeiro ou que foram diretamente para lá para uma pré-night no mais novo point do centro da cidade.

Galeria de Imagens

O que fazer nas proximidades

Comer e beber

Onde se hospedar

LISTA DE TODOS OS HOTÉIS NO CENTRO - CLIQUE AQUI

Onde fica

{{#display_point:-22.903139,-43.174585 |service=googlemaps |zoom=15 |height=420 |width=600 |autozoom=off |types=hybrid,satellite,physical |type=normal }}

Como chegar

  • De ônibus: Pegar um ônibus que passe pela Rua Primeiro de Março e descer na Praça XV.
  • De Metrô: Saltar na estação Carioca ou Uruguaiana e caminhar até o local.

Mais informações