Lagoa Rodrigo de Freitas

De WikiRio
Revisão de 23h37min de 23 de março de 2015 por Sampaio (Discussão | contribs) (added Category:Pólos gastronômicos da cidade do Rio de Janeiro using HotCat)

(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

COMO CHEGAR | HOSPEDAGEM | ATRAÇÕES | COMPRAS | BARES e RESTAURANTES | SEGURANÇA

Ver também: Bairro Lagoa e Árvore de Natal da Lagoa

Lagoa Rodrigo de Freitas

A lagoa

Lagoa vista da ciclovia.
É uma delícia dar uma corridinha em volta da Lagoa num dia de sol, admirando o Corcovado, o espelho d´água, os pássaros que ali sobrevivem e depois dar uma paradinha, tomar uma água de côco e contemplar esse visual fantástico deirado num daqueles decks de madeira.

—Mauro (via Orkut)


A lagoa é uma das mais chamativas atrações quando vista do Corcovado e de perto é ainda mais bela. Seu entorno é muito usado pelos moradores da cidade mas os visitantes também podem tirar proveito de seus atrativos. Dar uma volta completa nos 7Km da lagoa é um ótimo programa que pode ser feito a pé ou de bicicleta, enquanto o espelho d'água pode ser usado para um passeio de pedalinho, que divide o espaço harmonicamente com remadores, iatistas e esquiadores. No local existem também quadras de tênis, futebol, basquete e até basebol.

Com 204 mil metros quadrados, o entorno da lagoa é o maior centro gastronômico ao ar livre da América Latina e a área de lazer mais visitada da cidade. O local conta com 25 quiosques com as mais diversas especialidades gastronômicas. À noite os clientes podem desfrutar de uma boa comida ao som de musica ao vivo e um visual de tirar o folêgo.


Bom local para crianças brincarem e em alguns quioques tem até brinquedos. Para quem gosta, correr ou andar de bicicleta é a pedida. E à noite em alguns bares ou restaurantes dá para provar de um tira-gosto ou aventurar-se nas comidas mais sofisticadas.

—Lucinda-SP

E tem mais! A Lagoa é periodicamente palco de diversos eventos, como shows, competições esportivas, atividades infantis, acontecimentos culturais e queima de fogos no reveillon. A arvore de natal, que é montada todo ano para a celebração natalina, torna ainda mais bonito este que é um dos maiores cartões postais da cidade do Rio de Janeiro.

10 motivos para ir à Lagoa

Visão aérea da lagoa e seu formato de coração.
Cidade ao entardecer.
Pedalinhos estão disponíveis para o aluguel.
É possível apreciar a beleza do clube caiçaras a partir da ciclovia.
O quadriciclo, que comporta 2 adultos e 2 crianças pequenas, também pode ser alugado.
O local é o habitat de várias aves.

A Lagoa Rodrigo de Freitas é um dos mais belos cartões-postais do Rio de Janeiro e motivos não faltam para passear por lá. Passar uma manhã ou uma tarde lá é algo feito não apenas por turistas, mas também por pessoas que moram na região. Com uma frequência de cerca de 120 mil pessoas nos finais de semana, você deve estar se perguntando s que tanta gente vai fazer lá.

1 – Fazer uma caminhada: A pista é compartilhada entre os que vão correr, andar de bicicleta e caminhar, mas isso é lembrado em vários pontos, através de sinalização. Fique atento às bicicletas, para não ser atropelado, e aproveite ótimos momentos caminhando pela Lagoa.

2 – Pedalar: A ciclovia da Lagoa, com 7,5 quilômetros de pista pavimentada, é o lugar ideal para quem quer pedalar, curtindo a deslumbrante paisagem. Além da bicicleta, pode-se alugar triciclos e quadriciclos, que também são movidos a pedaladas.

3 – Andar de pedalinho: Na altura do Parque da Catacumba existem pedalinhos que podem ser alugados para um delicioso passeio. O aluguel por hora custa entre R$20,00 e R$30,00 (valores de julho de 2010).

4 – Curtir o pôr-do-sol em um píer: Escolha um dos inúmeros píers ao redor da Lagoa e se sente para apreciar o fim de tarde e seu belo pôr-do-sol. Na verdade, qualquer hora é ótima para fazer isso. Sozinho ou acompanhado, você não vai se arrepender.

5 – Patinar: No Parque dos Patins, localizado entre o Clube Piraquê e a Estação do Corpo, ao lado do heliporto, pode-se praticar patinação. Com dois mil metros quadrados, é o maior espaço destinado para este fim no Rio de Janeiro. Os iniciantes se sentem seguros lá, porque a pista tem barras de apoio. Quem não se arriscar pode apenas apreciar os patinadores que fazem suas manobras por lá.

6 – Jantar fora: Os quiosques da Lagoa oferecem várias opções gastronômicas. Com estrutura de restaurante eles oferecem cardápios bem variados, como por exemplo, cozinha árabe, oriental, alemã, além de saladas e picanhas na pedra, entre muitas outras opções. Os quiosque são ideais tanto para almoço ou jantar em família quanto para um encontro romântico.

7 – Tomar um chope: Quem não quer jantar pode simplesmente reunir os amigos para tomar um chope e jogar conversa fora. Os quiosques ficam movimentados às sextas, sábados e domingos, a partir das 20:00h.

8 – Curtir shows ao vivo: Muitos dos quiosques oferecem shows ao vivo, tornando o ambiente ainda mais agradável para um chopp com os amigos ou um jantar romântico.

9 – Visitar o Parque da Catacumba: o Parque da Catacumba é um bom lugar para atividades ecológicas, como por exemplo, a Trilha do mirante da Sacopã, que pode ser percorrida em 20 minutos. De lá de cima, a 134 metros acima do nível do mar, é possível avistar os bairros de Ipanema, Leblon, Jardim Botânico, o morro Dois Irmãos, o Corcovado, a Pedra da Gávea, além da própria Lagoa. O parque funciona de terça a domingo, das 9:00h às 17:00h.

10 – Visitar o Parque dos Taboas: localizado na Avenida Borges de Medeiros, s/nº, entre o Clube de Regatas Flamengo e o Clube Caiçaras, o Parque dos Taboas é uma grande quadra esportiva, procurada por praticantes de futebol, tênis e skate. Ao redor do parque também há quiosques.

Atrações do local

  • Deslumbrante visão da cidade
  • Visão da Floresta da Tijuca
  • Cinépolis Lagoon - 6 salas de cinema situadas no subsolo do Estádio de Remo da Lagoa.
  • Encontro das Águas - Espaço que conta a história da Lagoa. Não deixe de ver as fotos antigas que passam na forma de slides em uma abertura na parede.
  • Voar de helicóptero - O heliporto da Lagoa é o ponto de partida para um inesquecível passeio de helicóptero pela cidade. É caro, mas quem decide fazer o passeio volta deslumbrado.
  • Parquinhos infantis - Em vários pontos da Lagoa, são muito usados por bebês e crianças pequenas.

Pontos de interesse nas proximidades

Comer e beber

  • Palaphita Kitch - Quiosque na beira da Lagoa, de culinária típica do Norte. A decoração rústica, com uso de troncos de madeira em seu mobiliário, dá um clima especial ao estabelecimento.
  • Mediterraneo Sapode d'Italia - Quiosque especializado em comi9da italiana. Está situado próximo ao heliporto.
  • Barraquinhas de bebidas - Existem dezenas de barraquinhas no entorno da Lagoa que vendem agua, refrigerantes e água de côco.

Reforma do entorno da Lagoa

A Lagoa Rodrigo de Freitas ficou em reformas até meados de 2012 e sofreu as seguintes modificações:

  • 500 metros de ciclovia - Na altura do Estádio de Remo da Lagoa fez-se uma bifurcação direcionando para um novo trajeto de 200 metros junto ao espelho d'água. A nova pista passa por trás do heliponto e da academia Estação do Corpo. Além disso outros 300 metros foram construídos fazendo a ligação da ciclovia com uma pista já existente desde a época dos Jogos Pan-Americanos.
  • 18 quadras de esporte foram recuperadas.
  • Revitalização do Parque dos Patins - Os brinquedos de concreto foram demolidos e deram lugar a um espaço infantil moderno, que inclui duas miniciclovias. O rinque de patinação foi remodelado, com um piso mais liso, feito de argamassa. As pérgulas, recuperadas, receberam nova vegetação.
  • Iluminação - Os 567 postes foram trocados e ganharam lâmpadas a base de vapor metálico, com luz branca.

Onde fica

A lagoa é circundada pelas Avenidas Epitácio Pessoa e Borges de Medeiros.

Como Chegar

  • De Metrô - A Estação General Osório em Ipanema é a mais próxima e a partir dela caminha-se 20 minutos até a Lagoa.
  • De ônibus:
    • Saindo da Barra da Tijuca: Utilizar as linhas 1133 (Recreio - Castelo), 1134 (Castelo - Campo Grande), 1135 (Castelo - Santa Cruz via Barra da Tijuca), 2016 (Castelo - Mandala) e 2113 (Castelo - Taquara via Barra da Tijuca).
    • Saindo do Centro: Utilizar as linhas 123 (Mauá - Jardim de Alah -circular), 154 (Central - Ipanema), 157 (Central - Gávea via Lagoa e Leblon) e 2019 (Castelo - Leblon).
    • Saindo da Tijuca: Utilizar as linhas 415 (Usina - Leblon circular), 433 (Vila Isabel - Leblon via Copacabana) e 434 (Grajaú - Leblon)
    • Saindo da Zona Norte: Utilizar as linhas 460a (São Cristóvão - Leblon via T. Rebouças - circular), 461 (São Cristóvão - Ipanema via T. Rebouças - circular) e 503a (Cachambi - Leblon)
    • Saindo do Méier: Utilizar a linha 476 (Méier - Leblon via T. Rebouças - circular)
  • De carro - É é possível chegar pelo, Leblon, Gávea, Copacabana e Ipanema. Para facilitar o acesso, existem três estacionamentos com cerca de 1750 vagas.

Como chegar à Lagoa vindo da Rodoviária Novo Rio

Como chegar à Lagoa vindo do Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim

Atenção: Este aeroporto também é conhecido como Galeão.

Como chegar à Lagoa vindo de Niterói

Carregando mapa...

Vista panorâmica da Lagoa Rodrigo de Freitas

Ligações Externas

Não encontrou a informação que procura?
Nos envie sua dúvida e lhe responderemos o mais rapidamente possível. E você ainda estará nos ajudando a tornar o WikiRio ainda mais completo.

Entre em contato com o WikiRio


ATENÇÃO: AS INFORMAÇÕES AQUI CONTIDAS SÃO FRUTO DO ESFORÇO DOS COLABORADORES DO SITE E OS DADOS ORA DISPONIBILIZADOS, PODEM CONTER INCONSISTÊNCIA OU DESATUALIZAÇÃO. O WIKIRIO RECOMENDA QUE SE FAÇAM CONSULTAS EM OUTROS MEIOS COM O INTUITO DE CERTIFICAR-SE DAS INFORMAÇÕES SUPRACITADAS.
Para saber mais sobre nossa política de conteúdo, clique aqui.