SUP - Stand Up Paddle

De WikiRio
Revisão de 23h31min de 21 de outubro de 2013 por Edgard (Discussão | contribs)

(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa
Stand Up Paddle

A popularidade do esporte moderno de Stand Up Paddle (SUP) tem sua origem nas Ilhas Havaianas. No início de 1960, os Beach Boys de Waikiki estariam em pé em seus longas pranchas, remando com suas pás para tirar fotos dos turistas aprendendo a surfar. No Rio de Janeiro esta modalidade de esporte chegou com toda a força, sendo possível alugar pranchas em muitos pontos da orla e lagoas.

Para os iniciantes a dica é simples: Escolha uma praia em dias abertos, com poucas ondas e também pouco vento. Alguns dos pontos de aluguel de pranchas ensinam o iniciantes o básico para começar a praticar. O valor da aula é pequeno entao vale a pena pegar um pacote de pelo menos 3 aulas para ajustar o movimento da remada que, pode parecer simples mas exige um movimento complexo de rotacao de tronco.

É recomendável ligar e reservar sua prancha. Você também pode ligar para eles e perguntar se a praia está favorável a prática do esporte. Avise se é iniciante ou não.


Cuidados

  • No mar, o melhor lugar para remar é mais ao fundo, onde não há muitas ondas. Portanto, é necessário saber nadar para conseguir retornar a prancha sempre que cair (* Nos EUA, na maioria dos lugares, é obrigatório o uso de colete salva vidas. No Canadá é obrigatório ter um colete junto a prancha, mas não é obrigado a vestir. No Brasil não há regulamentação (última verificação em outubro de 2013) para utilização desse tipo de equipamento);
  • Siga as recomendações de segurança básicas, informadas pelo instrutor. Cada região de prática do esporte, podem ter recomendações diferentes;
  • Use protetor solar;


Iniciante

  • Procure fazer as aula com um profissional da pratica esportiva. Vale a pena investir nas aulas, até porque, alem de aprender bem o movimento, o professor ajudará a entrar na água. Na maioria dos pontos de aluguel de prancha, há opção de ter um pequeno treinamento dentro da água.
  • Faça suas primeiras aulas em dias sem muitas ondas e ventos. Isso para você aprender a ter melhor equilíbrio;
  • Alugue por pelo menos 1 hora nas primeiras vezes que for. Perde-se um tempinho para aprender a ficar em cima da prancha. 30 minutos não será suficiente;
  • Uma aula de 30 minutos, dentro da água, costuma ser suficiente. Sabendo o básico, o resto é com você;
  • Você pode aprender no primeiro dia. Alugue por uma hora e peça 30 minutos de aula;
  • É normal cair da prancha no início. Portanto, é bom aprender antes em lugares com água limpa. Ninguém quer nadar na Lagoa Rodrigo de Freitas, não é mesmo?
  • Não fique preocupado se não está acostumado a remar. É possível remar de joelhos e até descansar, sentado na prancha, curtindo um visual.


Aluguéis de pranchas

Nome Bairro Responsável Contatos Como encontrar Detalhes
SUP Arpoador (Recomendado para iniciantes) Arpoador Paulo (21) 83521400
Site
Localizado na praia do Arpoador em frente ao Hotel Arpoador Inn, entre os postos 7 e 8. Tenda fixa.
É possível marcar em dia de semana através de agendamento.
Tem pranchas que permitem prender uma Go Pro.
SUP Post 6 Copacabana Eduardo (21) 9828-2566
(21)7887-6247
Facebook
Tenda fixa
Universo Paddle Copacabana Jorge (21) 8269-5109
Site
Ratones Stand Up Paddle Leblon Gustavo Ratones (21) 7934-3231
Facebook
Leva pranchas para outros lugares, se quiser
Rio Wind Barra da Tijuca Claudio Mello (21) 9106-1045
Pranchas
Aulas
Sede do Curso: Lagoa Marapendi - Escola Carolina Patrício - Av. Prefeito Dulcídio Cardoso, 400 Leva pranchas para outros lugares, se quiser
Palaphita_Kitsch Lagoa Veja os contatos na página do Palaphita O restaurante aluga pranchas na Lagoa


Mais informações

MediaWiki - Stand up surf