O WikiRio está passando por uma grande atualização

Após uma década de sucesso, estamos passando por nossa primeira grande reestruturação!

Teremos muito conteúdo exclusivo e pensado para ser visto tanto na tela do computador quanto no celular!

Fique ligado para mais atualizações e não perca nenhum detalhe!

Sana

De WikiRio
Ir para navegação Ir para pesquisar

Pico Peito do Pombo.
Rio Sana.

Sana, que não é uma cidade, mas sim um arraial, é conhecido por suas matas, cachoeiras e inúmeras trilhas. A altitude faz com que a temperatura seja mais agradável no verão e bastante frio no inverno. Sua pequena população vive ao redor da única rua que atravessa o casario à beira do rio.

Quando ir

Pode ir o ano todo, mas de setembro a março, por conta das chuvas, as cachoeiras e os riachos estão mais volumosos.

O que fazer

Sana é ideal para praticantes do montanhismo e ecoturismo

• Pico Peito do Pombo - Esta formação rochosa, vista por determinados ângulos, se assemelha à figura de um pombo pousado sobre uma pedra a 1.120 metros de altitude. O acesso só é permitido com o acompanhamento de guias. Leva-se, em média, três horas para subir e duas para descer. De lá de cima avista-se o litoral de Macaé, Cabo Frio, Búzios, Rio das Ostras e Barra de São João.
  • Cachoeira do Escorrega - Chega-se à cachoeira em 20 minutos por uma trilha limpa e sinalizada. Possui piscinas naturais com pouca correnteza e um "toboágua" por onde se pode escorregar. É popular entre as crianças.
  • Cachoeira-Mãe
  • Cachoeira-Pai
  • Cachoeira-Filho
  • Cachoeira Sete Quedas - Tem esse nome por apresentar em seu curso uma queda d'água em forma de escada. Pode-se tomar um bom banho entrando por debaixo da água. Em algumas partes são formadas "banheiras de hidromassagem".
  • Cachoeira do Poço - Possui um poço relativamente profundo onde é possível fazer um mergulho.
  • Cachoeira Roncadeira - Com mais de 80 metros de queda é uma das mais bonitas, porém é de difícil acesso.

Esportes

• Cavalgar - Parte do Sana pode ser conhecida à cavalo. O aluguel pode ser feito na Fazenda 3 Marias.
  • Rafting - São dois trajetos feitos no rio Macaé - o Alto Macaé, recomendado para quem tem experiência, e o Rafting Macaé, indicado para os iniciantes.

Nas proximidades

Onde se hospedar

Camping

Pousada

• Pousada Riacho Doce - Localizada no centro do Sana e poucos minutos das cachoeiras do Escorrega e Fervedeira.
  • Pousada Cristal do Sana - Fica a 6 km do Arraial, perto do Portal e à beira do rio Sana.
  • Repousada - Localizada na margem direita do Rio Sana, esta pousada tem uma área de 30.000 m² com muito verde, lagos, campo de futebol e voleibol, salão de jogos, sauna e piscina natural.

Hostel

Econômico

Turístico

Luxo

Onde fica

Está a 166 Km do Rio de Janeiro, 590 Km de São Paulo e 605 Km de Belo Horizonte. Faz divisa com os municípios de Casemiro de Abreu, Trajano de Moraes e Nova Friburgo

Como Chegar

• De ônibus - Pegar um ônibus para Casimiro de Abreu. Ao chegar na rodoviária pegue uma van ou ônibus para o Sana.
  • De carro -
    • A partir do Rio de Janeiro - Pegar a Ponte Rio-Niterói e seguir pela Rodovia Rio-Manilha até a BR-101. Seguir pela BR-101 até a cidade de Casimiro de Abreu. Ao passar pela Rodoviária de Casimiro de Abreu, deve-se cruzar para o lado esquerdo da pista e virar ao lado da Lanchonete Patropi, na estrada Serra-Mar (RJ-142). Seguir por 26km até o centro do Arraial do Sana, sendo 18km de asfalto e o restante de estrada de chão.

Como chegar a partir da Rodoviária Novo Rio

Como chegar a partir do Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim

Dirigir-se à Rodoviária Novo Rio e de lá tomar um ônibus para Casimiro de Abreu. Ao chegar na rodoviária pegue uma van ou ônibus para o Sana.

Como chegar a partir do Aeroporto Santos Dumont

Como chegar a partir de Niterói

• De carro -
    • A partir do Rio de Janeiro - Pegar a Rodovia Rio-Manilha até a BR-101. Seguir pela BR-101 até a cidade de Casimiro de Abreu. Ao passar pela Rodoviária de Casimiro de Abreu, deve-se cruzar para o lado esquerdo da pista e virar ao lado da Lanchonete Patropi, na estrada Serra-Mar (RJ-142). Seguir por 26km até o centro do Arraial do Sana, sendo 18km de asfalto e o restante de estrada de chão.

Mapa

{{#display_point:-22.344731,-42.201508 |service=googlemaps |zoom=15 |height=420 |width=600 |autozoom=off |types=hybrid,satellite,physical |type=normal }}

Ligações Externas

• Consultar o verbete Arraial do Sana no Wikipedia para saber mais sobre a história do local.

Não encontrou a informação que procura?
Nos envie sua dúvida e lhe responderemos o mais rapidamente possível. E você ainda estará nos ajudando a tornar o WikiRio ainda mais completo.

Entre em contato com o WikiRio

ATENÇÃO: AS INFORMAÇÕES AQUI CONTIDAS SÃO FRUTO DO ESFORÇO DOS COLABORADORES DO SITE E OS DADOS ORA DISPONIBILIZADOS, PODEM CONTER INCONSISTÊNCIA OU DESATUALIZAÇÃO. O WIKIRIO RECOMENDA QUE SE FAÇAM CONSULTAS EM OUTROS MEIOS COM O INTUITO DE CERTIFICAR-SE DAS INFORMAÇÕES SUPRACITADAS.
Para saber mais sobre nossa política de conteúdo, clique aqui.