Rosa Magalhães

De WikiRio
Ir para: navegação, pesquisa

Rosa Magalhães é uma importante carnavalesca do Rio de Janeiro. que já foi a maior campeã no Sambódromo.

Histórico

Sua participação começou no grupo que ajudou Fernando Pamplona e Arlindo Rodrigues no carnaval de 1971 do Salgueiro, juntamente com Maria Augusta, Lícia Lacerda e Joãosinho Trinta. depois desenhou figurinos para a Beija-Flor e trabalhou na Portela onde, em dupla com Lícia Lacerda, criando figurinos e alegorias para enredos desenvolvidos por Hiram Araújo. tendo em 1982, junto com sua parceira. assumindo pela primeira vez um carnaval, no Império Serrano, onde realizaram o famoso enredo campeão daquele ano "Bumbum Praticumbum Prugurundum".

Em 1984, a dupla continuou, agora na Imperatriz. apesar da grande dificuldade financeira, a escola terminou na quarta colocação. empatada com o poderoso Salgueiro que festejava a volta de Arlindo Rodrigues. em 1987, ainda juntas, Rosa e Lícia assumem a Estácio de Sá que obtém grande sucesso com seu enredo "Tititi do sapoti" e no ano seguinte marca seu primeiro carnaval exclusivo, ainda na Estácio de Sá. No ano seguinte, continuando na escola. De volta ao Salgueiro, dessa vez como carnavalesca, conquista o terceiro lugar (1990) e o vice (1991).

De 1992 a 2009 assumiu o carnaval da Imperatriz Leopoldinense onde ajudaria a escola a conquistar cinco de seus oito campeonatos, incluindo o primeiro tri-campeonato da Era Sambódromo (1999, 2000 e 2001) entre tantos outros, consagrando-se como a maior campeã do Sambódromo.

Após 18 anos como carnavalesca da Imperatriz. assumiu o carnaval da União da Ilha com a intenção de manter-la no Grupo Especial. Para 2011, assume o carnaval da Vila Isabel. Em 2013, conquistou o campeonato onde apresentou o enredo "A Vila canta o Brasil celeiro do mundo - água no feijão que chegou mais um..." se desligando da escola. embora antes do carnal. em 2014, acertou com a Mangueira e no ano seguinte assume a São Clemente.

Em 2007 Rosa Magalhães foi a responsável por elaborar a abertura e encerramento dos Jogos Pan-Americanos daquele ano, realizados na cidade do Rio de Janeiro. tendo em 2008, em Nova Iorque, o mais importante prêmio da televisão mundial, o Emmy de melhor figurino.