O WikiRio está passando por uma grande atualização

Após uma década de sucesso, estamos passando por nossa primeira grande reestruturação!

Teremos muito conteúdo exclusivo e pensado para ser visto tanto na tela do computador quanto no celular!

Fique ligado para mais atualizações e não perca nenhum detalhe!

Bar Luiz: mudanças entre as edições

De WikiRio
Ir para navegação Ir para pesquisar
Sem resumo de edição
 
(Sem diferença)

Edição atual tal como às 13h47min de 14 de setembro de 2019

Este estabelecimento anunciou o encerramento das atividades para 14/09/2019, porém, devido à comoção gerada pelo anúncio, aconteceu uma mobilização de clientes e colaboradores com o intuito de manter a casa aberta. O WikiRio deseja vida longa e próspera ao querido Bar Luiz!
Linguiças sortidas do Bar Luiz.

Sobre o restaurante

O Bar Luiz foi fundado no dia 3 de Janeiro de 1887, quando a cidade do Rio de Janeiro ainda era capital do Império e pretendia de ser uma Corte moderna, à imagem e semelhança das principais capitais europeias. A cidade de Paris era referência mundial de cultura e civilização e os cariocas incorporavam os hábitos e costumes da capital francesa, como a prática de se consumir bebida em mesas dispostas pela calçada. No Rio, crescia o número de Cafés e Confeitarias que reproduziam o costume francês, servindo cerveja e vinho. O estilo e a elegância destas indicavam o perfil do público que as frequentavam. Como opção para o consumo de bebidas nas ruas da cidade, encontravam-se casas de "secos e molhados" que serviam bebidas no balcão, além de Botequins e Bares, basicamente com a mesma clientela.

O "Zum Schlauch", futuro Bar Luiz, foi aberto por Jacob Wendling que tinha a intenção de servir cerveja aos apaixonados pela bebida independente de classe. O nome alemão "Zum Schlauch" pode ser traduzido como "A Mangueira", ou "A Serpentina", indicando o local por onde passa o chope antes de ser servido ao cliente. Após a abertura da primeira cervejaria do Rio de Janeiro e graças a um bem sucedido acordo comercial, Jacob Wendling iniciou, um ano depois da abertura de sua casa, a comercialização da cerveja em sua forma crua, o Chope.

Em 1901, devido dificuldades no acerto do novo contrato de aluguel, o bar mudou de endereço, da Rua da Assembléia nº 102, para a Rua da Assembléia nº 105. O nome do local também mudou para "Zum Alten Jacob", uma homenagem "Ao Velho Jacob". Jacob Wendling não ficou a frente do Bar por muito tempo. Em 1908, Jacob partiu para a Suíça, entregando a propriedade do Bar a Adolf Rumjaneck, seu afilhado.

Em 1915 uma lei em valorização da língua nacional instituiu que estabelecimentos comerciais não poderiam ostentar letreiros com nomes em língua estrangeira. O "Zum Alten Jacob” mudou seu nome para "Bar Adolph", de acordo com a grafia da época. Após isso, Adolf convidou o austríaco Ludwig Vöit para ser sócio em seu bar. Adolf faleceu em 1926 e Ludwig Vöit assumiu o Bar. Em 23 de fevereiro do ano seguinte, novamente com problemas de locação, o Bar Adolph se deslocou para a Rua da Carioca, nº 39, no mesmo prédio em que continua instalado até os dias de hoje.

No Bar Adolph, Ana Vöit, esposa de Ludwig, assumiu a chefia da e, mantendo os aperitivos, foram acrescentados pratos de influência alemã, como a salada de batatas, o kassler e o apfelstrudel, além do bolinho de carne.

Por causa da Segunda Guerra Mundial, estudantes do Colégio Pedro II, em campanha contra os regimes fascistas da Europa, invadiram o Bar com o intuito de destruí-lo, associando o nome ao ditador Adolf Hitler. A casa foi salva pelo compositor de Aquarela do Brasil, o músico Ary Barroso, que estava tomando um chope. Por causa disso, Ludwig Vöit naturalizou seu nome para Luiz, e mudou o nome da casa para "Bar Luiz". O Bar Luiz cresceu com o tempo e duas filiais foram abertas, uma na Barra da Tijuca e outra na cidade de Niterói. Em Agosto de 1985 o Conjunto Arquitetônico da Rua da Carioca foi tombado como Patrimônio Histórico Municipal e, nele, o Bar Luiz.

 

Horário de funcionamento

  • Segunda a sábado, das 11:00h às 23:30h.

O que comer e beber

Seus direitos
A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou em 30/10/2013 lei que autoriza clientes de estabelecimentos comerciais do ramo alimentício, como bares e restaurantes, a visitarem as instalações das cozinhas durante o horário de expediente. O texto aprovado é o Projeto de Lei 5938/13, do deputado Major Fábio (DEM-PB).lei federal, lei estadual

Vigilância Sanitária: 1746 ou (21) 2224-9762
  • Pratos:
    • Kassler - Costela defumada, servido com salada de batata ou chucrute.
    • Eisbein - Joelho de porco, servido com salada de batata ou chucrute.
    • Linguiça branca
  • Chopes - Serve chopes Xingu, Sol e Heineken.
  • Sobremesa - Strudel de maçã com creme, torta alemã e pudim de leite.


Contato
Telefone: (21) 2262-5268 / (21) 2262-6900
Email:
Website: [[1]]


Endereço
Rua Rua Carioca, 39
Bairro Centro
Cidade Rio de Janeiro

{{#display_map:Rua Carioca 39 Centro Rio de Janeiro - Brazil

|resizable=on

}}

Predefinição:Proximidades Restaurantes

Ligações externas

  • Consultar o verbete Bar Luiz no Wikipedia para saber mais sobre a história do local.