CTG Desgarrados do Pago - Rio de Janeiro

De WikiRio
Revisão de 18h38min de 29 de março de 2012 por Sampaio (Discussão | contribs)

(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa
Entrada do Centro de Tradições Gaúchas do Rio de Janeiro.
Dança típica gaúcha.

Sede do Centro de Tradições Gaúchas Desgarrados do Pago, localizado no bairro de Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade do Rio..

Horário de funcionamento

Atrativos

  • Galpão coberto com capacidade para mais de 500 pessoas
  • 2 campos de futebol
  • Quadra poli-esportiva coberta
  • Quadra de volley-ball de grama
  • Parque aquático - piscinas adulto e infantil
  • Sauna
  • Cancha de bocha
  • Salão de TV, vídeo e biblioteca
  • Salão de jogos
  • Diversas áreas para churrascos, com churrasqueira coberta e mesas
  • Churrasqueira coberta para churrasco de costela
  • 12 baias para cavalos
  • Áreas para prática de competições campeiras - cancha reta
  • Bolicho(lanchonete) com cozinha semi-industrial
  • 21 APARTAMENTOS para os sócios se hospedarem aos fins de semana
  • Estacionamento para 300 veículos
  • Área para caminhadas
  • Bosque de eucaliptos

Eventos

  • Fandangos - No decorrer do ano realizamos diversos "Fandangos" (Baile Gaúcho) em nossa sede e nos melhores Salões de Rio de Janeiro, animados por grupos de renome na musica tradicional, vindos do Rio Grande do Sul.
  • Festa das etnias - Por ocasião do aniversário de nossa Entidade, como parte das festividades, todas as Etnias que colonizaram o Rio Grande do Sul, se apresentam com seus trajes e danças típicas.

<mediaplayer>http://www.youtube.com/watch?v=yn0Zxpxtxd0</mediaplayer>

  • Costeladas - Periodicamente realizamos as tradicionais "Costeladas" (churrasco de costelas inteiras assadas em uma vala), em cada evento assamos em média 1.500Kg por aproximadamente 5 horas.
  • Semana Farroupilha - Por ocasião dos festejos da Semana Farroupilha - quando o Rio Grande do Sul comemora a deflagração da Revolução Farroupilha, em 20 de setembro de 1835, que durou 10 anos - são realizadas em nossa sede cerimônias cívicas, desfiles de bandeiras, cavalgadas, acendimento da Chama Crioula, missa crioula, costeladas, torneio de futebol e Fandango.
  • Recepção e hospedagem - Recebemos e hospedamos em nossa sede, entidades tradicionalistas, congressos e grupos oriundos dos vários estados.
  • Festas - No decorrer do ano realizamos as seguintes festas: junina, dia das mães, dia dos pais, dia da criança, Páscoa, Hollowen, queijos e vinhos, Balie do Chopp, noite da tradição, Tertúlias, Missa Crioula, Grenal, mateadas e domingueiras e muitas outras datas comemorativas.
  • Eventos - Fazemos festas para colégios, empresas, igrejas e grupos, oferecendo toda nossa infra-estrutura, almoço com churrasco típico, apresentações de danças típicas.
  • Invernada Artística - Invernada artística (Grupo de danças típicas compostas por vários pares, trajados a caráter, dançando nossas musicas acompanhadas de gaita, violão, violino e bumbo legueiro).

Opinião

"A equipe do WikiRio esteve no local para provar a famosa costelada. As grandes peças de carne estavam sendo assadas por várias horas e, quando por fim resolveram servir as carnes, grandes filas se formaram. Na nossa vez não tivemos sorte. Colocaram em nosso prato dois pedaços de carne sem nenhum sabor e difícil de mastigar. Voltamos novamente para a longa fila e, dessa vez, pedimos que nos servissem uma outra parte da costela que acabou se tornando uma melhor escolha mas, mesmo assim, nada tinha de especial. Ficamos observando o local e percebemos que algumas pessoas "da casa" se servem antes, pegando fartos pratos com as melhores partes. Ficamos desapontados e decidimos esperar as filas diminuírem para fazermos novas tentativas. No meio tempo conversamos com um dos churrasqueiros que nos recomendou pegar as partes do meio da costela. Voltamos para a área de corte e fomos avisados que havia-se encerrado o almoço e as várias peças de costela remanescentes poderiam ser compradas em separado, jogando um balde de água fria na nossa terceira tentativa de comer um bom churrasco. As lindas moças que se apresentaram ao som de música típica contaram pontos a favor. Mesmo assim, para nós que dirigimos uma hora para conhecer a tal costelada, não compensou. Mas para quem mora nas redondezas, talvez vala a pena conhecer."
Nota:
AndreScartoon.png
André Sampaio
Editor Chefe do WikiRio

Observação: O WikiRio é um site independente e não recebe nenhum tipo de remuneração por suas recomendações.

Resposta do CTG:

"Tomamos ciência da “Opinião” do WikiRio acerca da “Costelada” promovida pela Sociedade Sul-Riograndense no último dia 04/03/12, através da leitura da respectiva sessão desse site. A propósito, primeiramente, agradecemos a presença da sua equipe em nosso evento. Em segundo lugar, pedimos desculpas por algumas ocorrências citadas na matéria: uma eventual; outras resultantes de alguns mal-entendidos. Esclarecemos que tais eventos, realizados no 1º domingo de cada mês, visam a congregar as famílias em um ambiente hospitaleiro, a divulgar e a cultivar as nossas tradições. Sua renda é totalmente revertida à manutenção da nossa sede, não havendo qualquer caráter empresarial.
Na véspera, à noite, acontece sempre um Fandango e, durante a madrugada, os assadores já começam a preparar o churrasco. De modo que desde o sábado começam as atividades em função da “Costelada”. Nossa mão de obra para tal fim é totalmente voluntária; nossos churrasqueiros são associados que se dispõem a fazer o verdadeiro churrasco campeiro com o máximo de boa vontade. Entretanto, eles são poucos e, apesar de todo o seu empenho – também são eles que cortam –, não conseguimos evitar a formação das filas, demandando alguma paciência dos participantes. Nossa organização é artesanal e familiar.
Tendo em vista as diversas lidas da “Costelada”, às vezes se faz necessário que alguns colaboradores se sirvam antes dos convidados, caso que possivelmente ocorreu no dia de sua presença. A partir da sua observação, vamos implantar uma maneira diferente de fazer isso, sem que isso atrapalhe o andamento de nossa festa e sem deixar os nossos convidados em situação desconfortável.
O modus operandi de nossos cortadores, em geral, é colocando as carnes sobre as mesas de corte, de forma que cada pessoa possa, ela mesma, servir-se, o que lhes propicia pratos fartos, à sua escolha.
As costelas usadas em nosso churrasco são de altíssima qualidade, adquiridas de fornecedor idôneo e credenciado. A especialidade do churrasco campeiro advém do modo como ele é assado, longe do fogo, apenas no calor. Por isso demora muito tempo – das 04 às 13 h – para ficar pronto. O único tempero da carne é o sal; por isso o sabor é, apenas, da própria costela, tipo de carne muito apreciada na campanha.
O período em que é servido o almoço, das 13 às 15 h, é amplamente informado em nossa Programação e precisa ser cumprido para que haja o tempo necessário às apresentações artísticas. O fato de nos situarmos longe é um fator determinante do rigor no cumprimento dos horários, pois a maioria das pessoas, assim como a sua equipe, tem que dirigir 1 hora ou mais, tanto na vinda quanto na volta.
Assim sendo, esperamos ter esclarecido os fatos e aproveitamos para convidar a equipe do WikiRio para retornar, a fim de apagar a má impressão de sua primeira visita."

Fotos

Contatos

Nome
Telefone (021) 2418-4265 / (021) 3975-0686 / (021) 7852-9628
Email [email protected]
Website www.sociedadesulriograndense.org.br


Endereço

Avenida João XXIII, 5000 - Santa Cruz (Rio de Janeiro)
Carregando mapa...

Como chegar

MapaComoChegarCTG.jpg
  • Carro - Seguir pela Avenida Brasil até o seu final e virar à direita na Avenida João XXIII. Seguir em frente por aproximadamente 4km.
  • de Ônibus
    • A partir do Centro - Pegar o ônibus linha ### na Avenida República do Chile (perto da Cinelândia) e descer no Hospital Dom pedro II em Santa Cruz. De lá pegar uma Van para o CTG.

Mais informações

Não encontrou a informação que procura?
Nos envie sua dúvida e lhe responderemos o mais rapidamente possível. E você ainda estará nos ajudando a tornar o WikiRio ainda mais completo.

Entre em contato com o WikiRio


ATENÇÃO: AS INFORMAÇÕES AQUI CONTIDAS SÃO FRUTO DO ESFORÇO DOS COLABORADORES DO SITE E OS DADOS ORA DISPONIBILIZADOS, PODEM CONTER INCONSISTÊNCIA OU DESATUALIZAÇÃO. O WIKIRIO RECOMENDA QUE SE FAÇAM CONSULTAS EM OUTROS MEIOS COM O INTUITO DE CERTIFICAR-SE DAS INFORMAÇÕES SUPRACITADAS.
Para saber mais sobre nossa política de conteúdo, clique aqui.