Dia de Nossa Senhora de Aparecida

De WikiRio
Revisão de 15h29min de 11 de outubro de 2012 por Sampaio (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Dia de Nossa Senhora de Aparecida

O dia 12 de outubro é um feriado nacional por conta de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que foi proclamada padroeira do Brasil em 16 de julho de 1930 por decreto do papa Pio XI.

O que abre e o que fecha

Alguns estabelecimentos públicos e privados de todo o Brasil têm alterações em seu funcionamento. As informações abaixo podem sofrer variações, portanto leia com ressalvas.

Bancos

Os bancos fecham para atendimento ao público em todo o Brasil. As contas de consumo (como água, luz, telefone e TV a cabo) e os carnês que vencerem no dia do feriado poderão ser pagos no próximo dia útil sem incidência de multa. Os tributos normalmente já tem a data ajustada pelo calendário de feriados federais, estaduais e municipais. Os caixas eletrônicos e os serviços de atendimento por telefone e de Internet Banking funcionam normalmente.

Correios

As agências fecham, com exceção das que normalmente abrem aos domingos e feriados (o horário de atendimento das agências está disponível no site). A Central de Atendimento dos Correios funciona normalmente das 8:00h às 22:00h.

  • Telefone para informações sobre o funcionamento das agências: 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-725-7282 (demais localidades).

Casas lotéricas

A maioria fecha, mas como as lotéricas são estabelecimentos privados, seu funcionamento depende exclusivamente dos proprietários. Se estiver dentro de um shopping, por exemplo, a lotérica fica aberta até mais tarde. As apostas podem ser feitas até as 19:00h, enquanto pagamento de contas, depósitos, saques e retirada de benefícios podemo ser realizados normalmente nos outros dias.

Shoppings Centers

A abertura de shoppings é opcional em feriados. No Rio de Janeiro, as lojas que abrem, costumam funcionar das 15:00h às 21:00h, enquanto as praças de alimentação e cinemas funcionam das 11:00h às 22:00h.

Legislação