O WikiRio está passando por uma grande atualização

Após uma década de sucesso, estamos passando por nossa primeira grande reestruturação!

Teremos muito conteúdo exclusivo e pensado para ser visto tanto na tela do computador quanto no celular!

Fique ligado para mais atualizações e não perca nenhum detalhe!

Discussão:Modelo: Praia: mudanças entre as edições

De WikiRio
Ir para navegação Ir para pesquisar
 
(Sem diferença)

Edição atual tal como às 15h45min de 23 de novembro de 2012

Descrições

Sepetiba, Recâncavo, Cardo, Pedra de Guaratiba e Barra da Guaratiba: são poluídas, essa última à direita dá acesso a longa Restinga de Marambaia, de acesso interditado por ser área militar.

Perigosinho, Meio, Funda e Inferno: têm estreita faixa de areia branca e ondas violentas. A dificuldade das trilhas de acesso as mantém em estado quase selvagem.

Praia Grumari: é cercada por morros cobertos de vegetação de restinga e separados do mar por uma baixada. As ondas fortes atraem sufistas. A areia é grossa e bem amarela. Área de Proteção Ambiental.

Prainha: é boa para surfe. Os morros em volta são cobertos por Mata Atlântica e têm um manancial de água doce.

Joatinga: tem difícil acesso, mas sua beleza compensa. Vale a pena ser visitada no verão quando o sol permanece mais tempo, tem pequena faixa de areia. Para chegar até ela é preciso pegar a Estrada do Joá, e depois fazer uma descida por pedras.

Praia Recreio dos Bandeirantes: é movimentada. Enseada separada da Praia da Barra por uma grande pedra. Tem águas calmas e areias claras. A Lagoa de Marapendi foi transformada em Área de Proteção Ambiental.

Praia Barra (Barra da Tijuca): é a mais extensa do Rio (18 km), e muito badalada. É mais urbanizada nos primeiros 6 km. Tem areia branca e fina e um mar de tombo, com ondas fortes, perigosas para banho, mas boas para surfe e bobyboard. O windsurfe também é praticado, no Farol da Barra. Poluída na saída do Canal de Marapendi.

Praia Ramos: é poluída. Como piloto do projeto de reurbanização no litoral carioca, recebeu iluminação, calçadão, aparelhos de ginástica e balanços.

Praia do Flamengo: é poluída. O Parque do Flamengo, com quadras desportivas, iluminação noturna e área gramada acompanha toda a extensão. O aterro do Flamengo, com projeto paisagístico de Burle Marx, é o maior parque urbano do mundo, com área de 1,2 milhão m2.

Praia do Botafogo: na enseada do Botafogo, com mar calmo, bom para esportes a vela. No lado direito está a sede do Iate Clube do Rio. Urbanizada e poluída.

Praia do Urca: fica no sopé do Morro da Urca. É pequena, 100 m, com mar calmo. Poluída.

Fora e Dentro: são pequenas, 100m e 170m, com areia branca e fina E águas calmas. Estão próximas à Fortaleza de São João. Poluídas.

Praia Vermelha: é amarela e grossa. Da Praça General Tibúrcio sai o teleférico para os morros da Urca e do Pão de Açúcar. Poluída.

Praia do Leme: Ao fundo ficam o Forte do Leme e a Favela da Babilônia. Tem areia branca e fofa. No costão ao pé do morro há o movimentado Caminho do Pescador, área usada para a pesca de arremesso.

Praia de Copacabana: vai da Av. Princesa Isabel até o Forte de Copacabana. Continua sendo a praia mais famosa do Rio.Tem inúmeros campos de futebol, vôlei e futevôlei. É uma praia extensa e larga e ondas fracas ou fortes, dependendo do trecho. O calçadão foi projetado por Burle Marx, exibe a marca registrada do bairro. Aqui se realiza uma das mais famosas festas de Réveillon do país, com espetáculos pirotécnicos, oferendas a Iemanjá e presença de milhares de pessoas.

Praia do Forte: são 3 pequenas praias de ondas fortes, próximas a costões, boas para surfe e pesca.

Praia do Diabo: é pequena, com ondas fortes, boa para surfe, localizada entre a Ponta de Copacabana e a Ponta do Arpoador.

Praia do Arpoador: tem 500m de areia clara, anfiteatro, aparelhos de musculação e quadras de esporte. Muito procurada para surfe.

Praia de Ipanema: fica ao longo da Av. Vieira Souto e, a exemplo do Leblon, tem sanitários e chuveiros nos postos de salvamento. É urbana, com faixa de areia clara e ondas relativamente fortes. Imprópria para banho no trecho em frente à R. Raul Redfern.

Leblon: normalmente está imprópria pra banho, mas tem boa facha de areia que permite a prática de diversos esportes. Continuação da praia de Ipanema, no final da praia encontramos o Mirante do Leblon, que dá uma bela vista da orla da zona sul.

http://www.melhorespraias.com.br/view/regioes/Sudeste

http://guiadolitoral.uol.com.br/riodejaneiro-rj.html