Fundação RIOZOO

De WikiRio
Revisão de 14h00min de 18 de outubro de 2012 por Sampaio (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

RIOZOO - Fundação Jardim Zoológico da Cidade do Rio de Janeiro

A Fundação

O Jardim Zoológico do Rio de Janeiro foi criado em 18 de março de 1945, e é o mais antigo do Brasil. Está instalado no Parque da Quinta da Boa Vista, antiga residência da família imperial portuguesa. Entretanto, o Zoológico da Quinta da Boa Vista não foi o primeiro do Rio. O primeiro foi o zoológico criado pelo Barão de Drummond em Vila Isabel, em 1888. Infelizmente, o Barão enfrentou problemas financeiros para manter o zoo aberto e, para financiá-lo, barão criou o “Jogo dos Bichos”. Todos os dias, fazia pendurar uma gaiola coberta por um pano, ocultando um animal pequeno, no alto do portão do jardim zoológico. Cada ingresso dava direito a um bilhete que correspondia a um animal, para concorrer ao sorteio diário do "bicho", na hora do encerramento do zoo ao público. As arrecadações eram revertidas parte para a aquisição de mais espécimes para o zoológico, e parte como prêmio aos apostadores. O Jogo dos Bichos, devido ao baixo valor do ingresso, se tornou muito popular, e deu origem do atual Jogo do Bicho no país. Mesmo assim, na década de 1940, o zoológico da Vila Isabel precisou ser fechado.

Em 1985 o Jardim Zoológico da cidade do Rio de Janeiro foi transformado na Fundação RIOZOO, que tem como objetivo praticar a conservação e educação ambiental, o desenvolvimento científico nas áreas afins e oferecer serviços de infraestrutura e suporte para os visitantes. Com seu trabalho, a RIOZOO pretende ser muito mais do que um espaço de lazer e entretenimento, praticando a conservação ambiental através dos trabalhos de manutenção e reprodução em cativeiro, colaborando com a manutenção de um banco genético de espécies ameaçadas de extinção, se preocupando com o desenvolvimento científico, além de desenvolver programas de educação ambiental.

Atualmente, o RIOZOO possui mais de 2000 animais, além de vários programas voltados à educação e à proteção e ao desenvolvimento ambiental.


Programas

Adoção é o Bicho

Para manter sua qualidade e apoiar projetos, além de possibilitar os melhores cuidados a todos os animais, a Fundação está aberta à parcerias. Através do programa “Adoção é o Bicho”, criado em 1988, a Fundação RIOZOO incentiva empresas a se vincularem a projetos de conservação do meio ambiente. Quando uma empresa resolve aderir ao programa, ela recebe uma placa indicativa de sua participação no programa que será colocada em frente ao recinto do animal adotado, um certificado de participação, além de um evento comemorativo que poderá ser realizado no próprio zoo.

Zoo Especial

Busca proporcionar aos portadores de necessidades especiais, experiências sensoriais referentes à relação dos homens com os animais, e tem o objetivo de despertar um vínculo afetivo-terapêutico e influenciar positivamente a saúde física e emocional dos participantes.


Zoo Bastidores

Palestras sobre alimentação de animais selvagens em cativeiro e na natureza, explicando as diferenças. Em seguida, os participantes podem conhecer a cozinha dos animais onde são preparados os alimentos; o biotério onde são criados os alimentos vivos: sistema de cambeamento (manutenção de viveiro); finalizando com um pequeno roteiro no zoológico. Em média, cada visita dura uma hora e meia.


Funcionamento

  • Terça-feira a domingo, das 9:00h às 16:30h.
  • Nos meses de janeiro e julho o Zoo também abre às segundas-feiras.
  • Ingresso (valores atualizados em setembro/2012):
    • Inteira: R$ 6,00
    • Meia Entrada : R$ 3,00
Estudante (A comprovação será feita mediante apresentação de identificação estudantil expedida pelo estabelecimento de ensino, associação estudantil e/ou agremiação estudantil que pertençam.)
Idosos a partir de 60 anos, crianças até 12 anos e professores da rede muncipal RJ (mediante apresentação de documento comprobatório).
  • Gratuidades :
    • Crianças até 1 metro.
    • Pessoa com deficiência (com direito a um acompanhante).
    • Guardas Municipais do Rio de Janeiro e policiais.
    • Escolas da Rede Municipal da Cidade do Rio de Janeiro - de terça a sexta
OBSERVACAO - Deverão encaminhar ofício através do fax : 3878 4254 e 2567 9732 , encaminhado a Presidência em papel timbrado da instituição com as seguintes informações : data da visita, horário da visita, número de alunos e faixa etária, número de professores com respectivas matrículas e assinatura e carimbo da Direção. Posteriormente, a instituição deverá entrar em contato para confirmação da visita.


Fundação RIOZOO

Website []

Localização
Telefone / (21) 3878-4207


Fundação RIOZOO

Localização
Telefone