Instituto João Alves Affonso

De WikiRio
Revisão de 18h09min de 11 de agosto de 2012 por Eduardo P (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

O casarão

Instituto João Alves Affonso.

O Instituto João Alves Affonso é um casarão situado no centro de um grande terreno, com um lindo e generoso jardim a sua frente, o que lhe oferece magníficos pontos de vista. O palacete pertenceu ao jurista Teixeira de Freitas, depois a José Luís Cardoso de Sales, primeiro barão de Irapuã.

Em 1873, funcionou o colégio do Dr. Abílio Borges, barão de Macaúbas. Em 1886, foi adquirido pela Sociedade Amantes da Instrução, que no solar instalou o Instituto João Alves Afonso, destinado a abrigo e educação de meninas órfãs, hoje é uma escola para crianças carentes. Esta sociedade vivia das contribuições de um grupo de cidadãos beneméritos.

A forma simples e modular da arquitetura, marcada pelo desenho contínuo dos vãos e da cornija o aproximam do neoclassicismo do final do século 19. Com dois pavimentos e um porão habitável, o acesso se faz por um avarandado metálico com colunas e guarda-corpo de serralheria trabalhada.

No interior, os salões principais apresentam belas pinturas decorativas sob as paredes e trabahos em estuque no teto. O imóvel é tombado desde 1972. Foi fundado em 5 de outubro de 1829.

Não é aberto à visitação, exceto em períodos de eleição.

O que fazer

Nas proximidades

Comer e beber

Vida noturna

  • Restaurante Severyna - Restaurante de culinária nordestina com shows diários de MPB, forró, samba e Beatles revival, entre outros.
    • Endereço: Rua Ipiranga, 54 - Laranjeiras
    • Telefone: (21) 2556 9398 - reservas de mesas; (21) 4003 2665 - entregas à domicílio

Onde fica

Como Chegar

Descrição acerca dos transportes coletivos que circulam pelo bairro.

Carregando mapa...

Mais informações

Ligações Externas

Não encontrou a informação que procura?
Nos envie sua dúvida e lhe responderemos o mais rapidamente possível. E você ainda estará nos ajudando a tornar o WikiRio ainda mais completo.

Entre em contato com o WikiRio


ATENÇÃO: AS INFORMAÇÕES AQUI CONTIDAS SÃO FRUTO DO ESFORÇO DOS COLABORADORES DO SITE E OS DADOS ORA DISPONIBILIZADOS, PODEM CONTER INCONSISTÊNCIA OU DESATUALIZAÇÃO. O WIKIRIO RECOMENDA QUE SE FAÇAM CONSULTAS EM OUTROS MEIOS COM O INTUITO DE CERTIFICAR-SE DAS INFORMAÇÕES SUPRACITADAS.
Para saber mais sobre nossa política de conteúdo, clique aqui.