O WikiRio está passando por uma grande atualização

Após uma década de sucesso, estamos passando por nossa primeira grande reestruturação!

Teremos muito conteúdo exclusivo e pensado para ser visto tanto na tela do computador quanto no celular!

Fique ligado para mais atualizações e não perca nenhum detalhe!

Parque Florestal da Saudade: mudanças entre as edições

De WikiRio
Ir para navegação Ir para pesquisar
Sem resumo de edição
 
(Sem diferença)

Edição atual tal como às 17h27min de 26 de abril de 2018

Ver também: Morro da Saudade e Trilha do Morro da Saudade
O portão do parque está fechado há mais de uma década.
O parque está completamente abandonado.

O que fazer

O PARQUE ENCONTRA-SE ABANDONADO PELA PREFEITURA

O descaso da prefeitura com o local, que encontra-se fechado há mais de uma década, prejudica a população do Rio de Janeiro, que fica impedida de desfrutar desta área verde, e também dos adeptos do ecoturismo, que tem no parque a única entrada para a Trilha do Morro da Saudade. Será que esta área pública está condenada a virar mais um espigão?

Constituição Federal - Art. 225 - Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, BEM DE USO COMUM DO POVO e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Com certeza, está bem evidenciado que o direito de visitação não pode ser negado, mas por algum motivo a administração vem mantendo fechado, isso comporta uma investigação.


Este parque teria tudo pra ser tão belo quanto o Parque do Penhasco Dois Irmãos, não fosse o abandono. A estrutura já existe, com mesas, bancos e escadas de acesso, porém devido à falta de interesse da prefeitura (ou quiçá, interesses escusos), o acesso está impedido desde o final dos anos 90. Muitos se perguntam se o abandono não é proposital e tem por objetivo privatizar a área, entregando a preço de banana à uma grande construtora que ali teria espaço de sobra para construir um espigão.

Onde fica

Como Chegar

Chega-se à entrada do parque pela Rua Macedo Sobrinho, no Humaitá. A rua é uma ladeira muito íngreme e costuma não ter vagas para automóveis.

{{#display_point:-22.960004,-43.19798 |service=googlemaps |zoom=15 |height=420 |width=600 |autozoom=off |types=hybrid,satellite,physical |type=normal }}

Mais informações

  • Horário de funcionamento: FECHADO POR TEMPO INDETERMINADO
  • Telefone: NINGUÉM SABE INFORMAR
  • Site: NÃO TEM
  • Email: NÃO TEM

Lei que criou o parque

LEI Nº 1.912 DE 28 DE SETEMBRO DE 1992

Cria as áreas de Proteção Ambiental do Morro dos Cabritos e Morro da Saudade, autoriza a criação do Parque Municipal José Guilherme Merquior e Parque Municipal Fonte da Saudade na IV V e VI Regiões Administrativas, e dá outras providências.

O Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, faço saber que a Câmara Municipal do Rio de Janeiro, decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º - Ficam criadas a Área de Proteção Ambiental (APA) do Morro dos Cabritos e a Área de Proteção Ambiental do Morro da Saudade.

Art. 2º - A Área de Proteção Ambiental do Morro dos Cabritos delimita-se, provisoriamente, pela Rua Sacopã de seu encontro com a cota vinte até seu ponto de maior cota; deste seguindo em direção leste e descendo pela linha de talvegue desta vertente até seu encontro com a Rua Euclides da Rocha; seguindo pela mesma Rua até seu ponto de cota oitenta e cinco; seguindo em direção perpendicular à Rua Santa Clara até o ponto de cota vinte; seguindo pela linha de cota vinte em direção sul contornando o Morro dos Cabritos até seu encontro com o limite sul do lote municipal número dez do PAL trinta e quatro mil quinhentos e quarenta; seguindo pela divisa sul deste lote até seu encontro com a Avenida Epitácio Pessoa; por esta avenida até seu encontro com o limite oeste deste mesmo lote: seguindo por este limite até seu encontro com o limite sul do lote municipal número nove do PAL trinta e quatro mil quinhentos e quarenta e oito; seguindo pelo limite sul deste lote até seu encontro com a Avenida Epitácio Pessoa; por esta Avenida até seu encontro com o limite oeste deste mesmo lote; por este limite até seu ponto de cota vinte; seguindo pela linha de cota vinte em direção oeste contornando o Morro dos Cabritos até seu encontro com a Rua Sacopã.

Art. 3º - A Área de Proteção Ambiental do Morro da Saudade delimita-se, provisoriamente, pela Rua Sacopã, de seu encontro com a cota trinta até seu ponto de maior cota; deste seguindo em direção leste e descendo pela linha de talvegue desta vertente até seu encontro com a Rua Euclides da Rocha; seguindo pela Rua Euclides da Rocha até seu encontro com a Ladeira dos Tabajaras; seguindo pela Ladeira dos Tabajaras até seu encontro com a linha de cota trinta; seguindo pela linha de cota trinta em direção norte contornando o Morro da Saudade até seu encontro com a Rua Sacopã.

Art. 4º - São objetivos das Áreas de Proteção Ambiental: I - preservar os exemplares raros, endêmicos, ameaçados de extinção ou insuficientemente conhecidos da fauna e da flora: II - preservar e recuperar o relevo, considerando-o patrimônio ambiental da Cidade; III - preservar e recuperar a cobertura vegetal nativa existente: IV - desenvolver o estudo e pesquisa da fauna e flora: V - desenvolver a educação ambiental: VI - viabilizar a criação dos parques municipais de que trata esta Lei: VII - desenvolver o lazer, quando compatível com os demais objetivos da APA.

Art. 5º - Nas Áreas de Proteção Ambiental criadas pela presente Lei, não serão permitidas atividades modificadoras, degradantes ou impactantes, tais como: I - a extração, corte ou retirada de cobertura vegetal existente, excetuados os parasitas, ervas daninhas e exemplares de espécies exóticas que estejam degradando o ecossistema; II - a extração de recursos hídricos ou minerais do solo ou subsolo, como rochas, cascalhos, areais, minerais e saibros: III - caça ou perseguição de animais. bem como a retirada de ovos, destruição de seus ninhos ou criadouros: IV - destruição do patrimônio espeleológico; V - utilização de fogo para atividades de lazer e alimentação.

Art. 6º - Vetado. § 1º - Os Planos Diretores das APAs definirão as delimitações definitivas, o zoneamento, as diretrizes de manejo, o programa de controle das atividades com limite de área de atuação, e indicarão parâmetros urbanísticos de ocupação e preservação compatíveis com os objetivos desta Lei. § 2º - As delimitações definitivas serão estabelecidas excluindo-se as favelas ali situadas. § 3' - As instituições científicas e as associações da sociedade civil poderão acompanhar a elaboração dos Planos Diretores das APAS. § 4º - Serão indicados nos Planos Diretores das APAs os órgãos da administração pública, direta ou indireta. que melhor se adequarem à implementação e execução deste. § 5º - Vetado. § 6º - O Poder Executivo Municipal poderá firmar convênio com entidades científicas ou de classe para colaborar na elaboração dos Planos Diretores das APAs de que trata esta Lei.

Art. 7º - O Poder Executivo Municipal fica autorizado a criar o Parque Municipal José Guilherme Merquior integrado pelos lotes públicos da APA do Morro dos Cabritos e que terá seu acesso principal pelo lote municipal número dez do Projeto Aprovado de Loteamento trinta e quatro mil quinhentos e quarenta.

Art. 8º - O Poder Executivo Municipal fica autorizado a criar o Parque Municipal Fonte da Saudade integrado pelos lotes públicos da APA do Morro da Saudade. Parágrafo único - Ficarão garantidos os acessos ao Parque pelas principais vertentes do Morro da Saudade bem como pelas Ruas Casuarina. Sacopã e Vitória Régia.

Art. 9º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Rio de Janeiro, 28 de setembro de 1992

MARCELLO ALENCAR


Não encontrou a informação que procura?
Nos envie sua dúvida e lhe responderemos o mais rapidamente possível. E você ainda estará nos ajudando a tornar o WikiRio ainda mais completo.

Entre em contato com o WikiRio


ATENÇÃO: AS INFORMAÇÕES AQUI CONTIDAS SÃO FRUTO DO ESFORÇO DOS COLABORADORES DO SITE E OS DADOS ORA DISPONIBILIZADOS, PODEM CONTER INCONSISTÊNCIA OU DESATUALIZAÇÃO. O WIKIRIO RECOMENDA QUE SE FAÇAM CONSULTAS EM OUTROS MEIOS COM O INTUITO DE CERTIFICAR-SE DAS INFORMAÇÕES SUPRACITADAS.
Para saber mais sobre nossa política de conteúdo, clique aqui.