Rua Cardoso Júnior

De WikiRio
Revisão de 14h36min de 10 de junho de 2018 por Biantez (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado
O começo da rua.

A rua Cardoso Júnior inicia na esquina das Rua das Laranjeiras, no extremo da Praça com chafariz de nome David Ben Gurion, que fica em frente a Clínica Obstetra Perinatal. Subindo a rua, a primeira a direita e a rua Prof. Luís Cantanhede (retorno para a Rua das Laranjeiras). A segunda a esquerda e a rua Conde de Avelar (sem saída). Na esquina desta última, inicia-se como escadaria a rua Aparício Borges. Passando direto pela rua Conde de Avelar e seguindo na rua Cardoso Júnior, cruzaremos a rua Aparício Borges que segue a direita, mas e sem saída, termina em frente a praça com quadra esportiva. Cruzando a rua Aparício Borges e seguindo em frente chegamos a pista reta e horizontal, única parte da rua que não é ladeira. No início desta reta tem uma escadaria que termina em frente ao Fluminense Futebol Clube. Esta parte então fica em frente aos terrenos do Fluminense e de uma mata preservada onde fica a Companhia da Polícia Militar do Batalhão de Guarda do Palácio Guanabara. Seguindo em frente passamos pela quadra da área da praça e a portaria do batalhão. A rua ainda dispõe de variados serviços de utilidade pública, tais como clínicas odonto-médicas-psicológicas, restaurantes, ateliê de artes (por sinal muitos artistas residem no logradouro), botequins, oficinas, além de uma vista estonteante do vale das laranjeiras e da orla das praias da baía de Guanabara no seu cume no Morro Mundo Novo. Justamente por contornar o morro em sua extensão é dotada de escadões em vários pontos de sua extensão para que os pedestres possam ganhar tempo em suas curtas calçadas.

A rua ainda é a sede dos blocos Cardosão de Laranjeiras e Xupa Mas Não Baba, um dos mais populares blocos de carnaval da zona sul do Rio de Janeiro e possui uma associação de amigos e moradores extremamente forte.

Encontra-se relativamente distante da via, mas ainda no referido morro, um atual princípio de favelização voltado na escosta do bairro de Botafogo bem restrito pelo local estar situado na área de proteção ambiental da APAE de São José, que engloba toda área do vale das laranjeiras e adjacências. E até hoje não foi palco de muitos problemas para a associação de moradores que através de uma recente expansão, a rua Oswaldo Seabra se aproxima do morro Dona Marta. Onde a Rua Cardoso Júnior troca rapidamente o nome para rua Juçanã, e rua Jaguá. E por fim, finaliza em Botafogo se chamando rua Mundo Novo.

Mesmo em horários de alto tráfego nas vias principais, a Rua Cardoso Júnior, tende a apresentar uma fácil tranquilidade em seu fluxo, exceto em dias de chuva ou de ventos muito fortes, em que costuma frequentemente a ocorrer problemas com falta de energia elétrica no logradouro.

Comércio

Comer e beber

Vida Noturna

  • Honesto Bar
    • Horário de funcionamento: Segunda a terça 11:30 às 15:30.
  • Armazém Cardosão
    • Horário de funcionamento: Segunda a quinta das 8h às 22h. Sextas e sábados das 8h à 1h. Domingos das 8h às 18h.

Ligações externas