O WikiRio está passando por uma grande atualização

Após uma década de sucesso, estamos passando por nossa primeira grande reestruturação!

Teremos muito conteúdo exclusivo e pensado para ser visto tanto na tela do computador quanto no celular!

Fique ligado para mais atualizações e não perca nenhum detalhe!

Rua Professor Ortiz Monteiro: mudanças entre as edições

De WikiRio
Ir para navegação Ir para pesquisar
Sem resumo de edição
 
(Sem diferença)

Edição atual tal como às 14h39min de 10 de junho de 2018

Rua Professor Ortiz Monteiro.

A rua Professor Ortiz Monteiro é uma rua do bairro de Laranjeiras, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Junto com as ruas General Glicério e outras, que compõe uma área habitualmente conhecida como General Glicério.


Localização

{{#display_point:-22.941878, -43.192309 |service=googlemaps |zoom=15 |height=420 |width=600 |autozoom=off |types=hybrid,satellite,physical |type=normal }}

Interseções

História da Professor Ortiz Monteiro

Origens e nomes

O desenvolvimento da Rua Professor Ortiz Monteiro deu-se em conjunto com suas irmãs siamesas, as ruas General Glicério e Cristóvão Barcelos.

Mapa da Gal. Glicério e arredores, publicado por Paulo Bastos, do blog As Ruas do Rio.

Dando início a uma nova fase no desenvolvimento do bairro das Laranjeiras, na rua que hoje chama-se General Glicério localizava-se a Companhia de Fiações e Tecidos Aliança, maior fábrica de tecidos do Brasil no fim do séc. XIX. Com o fim da fábrica, em 1938, o terreno antes por ela ocupado passou a receber um conjunto de edifícios de apartamentos, erguido pelo seu último dono, o industrial Severino Pereira da Silva. <ref>http://www.bairrodaslaranjeiras.com.br/amal/jf213_coluna.shtml</ref> <ref>GERSON, Brasil. História das Ruas do Rio. 5a Edição. Rio de Janeiro, Lacerda Editores, 2000, p. 275.</ref> <ref>"O bairro de Laranjeiras se desenvolveu, como o Cosme Velho, nas margens do Rio Carioca, desde 1567, quando as terras da região foram doadas em sesmaria. A importância do Rio Carioca foi fundamental, como fonte abastecedora de água potável para o Rio de Janeiro. Aos poucos surgiram na região chácaras rústicas e luxuosas ocupadas por fidalgos e homens ricos e movidas a trabalho escravo. Mas no ano 1880 a região sofreu uma grande transformação quando a Companhia de Fiações e Tecidos Aliança se instalou na Rua General Glicério, fazendo surgir os primeiros comerciantes. A Fábrica funcionou até 1938 e fez aparecer em Laranjeiras as primeiras vilas operárias. Os bondes elétricos foram instalados pela famosa Companhia Jardim Botânico. Quando a Fábrica foi fechada, seus operários procuraram empregos nos subúrbios e a região começou a se elitizar".http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/ednacunhalima/2004_1_1/laranjeiras/index.htm</ref>. Os prédios erigidos por Pereira da Silva na calçada direita da General Glicério tem entradas também pela rua Prof. Ortiz Monteiro.

O nome da rua é homenagem ao professor Ortiz Monteiro, diretor da Escola Politécnica <ref>GERSON, Brasil. História das Ruas do Rio. 5a Edição. Rio de Janeiro, Lacerda Editores, 2000, p. 275.</ref>.

Atrações

Todo Sábado, a Professor Ortiz Monteiro, juntamente com a General Glicério, recebe uma simpática feira, onde se destacam a barraca de pastel e caldo de cana, e a animada roda de choro que se apresenta religiosamente ali<ref>http://www.bairrodaslaranjeiras.com.br/principal/chorinho.shtml</ref> <ref>http://www.sambacarioca.com.br/choronafeira.html</ref> <ref>http://www.ovnibus.com/wordpress/2011/07/uma-feira-disputada-a-tapa/</ref>. A música fica a cargo do conjunto Choro na Feira, já fiel companheiro da rua, de seus moradores e visitantes. A feira da Gal. Glicério, como é conhecida, é hoje umas das principais atrações do bairro das Laranjeiras.

Também na Prof. Ortiz Monteiro fica o simpático Maya Café<ref>http://www.mayacafe.com.br</ref>. Este café / delicatessen é uma das melhores pedidas da área da General Glicério.

Galeria

Fontes

  • GERSON, Brasil. História das Ruas do Rio. 5a Edição. Rio de Janeiro: Lacerda Ed., 2000.