O WikiRio está passando por uma grande atualização

Após uma década de sucesso, estamos passando por nossa primeira grande reestruturação!

Teremos muito conteúdo exclusivo e pensado para ser visto tanto na tela do computador quanto no celular!

Fique ligado para mais atualizações e não perca nenhum detalhe!

Sandbox: Brasileirinho: mudanças entre as edições

De WikiRio
Ir para navegação Ir para pesquisar
Sem resumo de edição
 
(Sem diferença)

Edição atual tal como às 15h05min de 27 de fevereiro de 2015

Zazá Bistrô

Localizado na orla mais famosa do país e com vista privilegiada para o mar, o restaurante Brasileirinho abre as portas na Avenida Atlântica com cardápio que valoriza a gastronomia brasileira. Entre as opções destacam-se a autêntica moqueca capixaba, uma feijoada completa, bobós variados, o tradicional tutu e ainda camarão servido na moranga.

À frente do empreendimento está o empresário Leonardo Braga. Filho de engenheiro agrônomo, Leonardo morou em sete estados brasileiros e chegou a viver em fazendas, onde teve contato com produtores locais e conheceu as particularidades da comida de cada região. No Rio de Janeiro, Leonardo comanda quatro restaurantes, sendo o Brasileirinho o primeiro em Copacabana.

Apaixonado pelo bairro, o empresário faz questão de oferecer aos clientes receitas tradicionais preparadas com ingredientes de qualidade, que muitas vezes rodam milhares quilômetros até chegar à mesa. "Como viajo muito, estou sendo conhecendo novos fornecedores e produtos. O doce de leite vem de Viçosa, a goiabada cascão de Ponte Nova, o pequi de Goiás. Trazemos praticamente tudo de fora do estado, até as panelas. As que usamos para a feijoada são feitas em Cachoeiras de Brumado. Já as da moqueca, das Paneleiras de Guarapari", conta Braga.

A referência à cidade maravilhosa, porém, não fica de fora. Toda a fachada do Brasileirinho é revestida por autênticas pedras portuguesas, trabalho minucioso tocado pelo arquiteto João Uchoa. No interior, objetos de decoração garimpados pelos sócios em viagens compõem o clima do restaurante, que conta ainda com enormes cestos de palha presos ao teto, utilizados como luminárias.

O cardápio da casa é dividido em temas que ajudam a descrever o país. O capítulo Da Roça exibe costelinhas, torresmo e o mineiríssimo pastel de angu. Já na página Do Mar estão pratos como ostras frescas e polvo grelhado. Já o Feitos na Pedra inclui pratos servidos em panelas de pedra sabão, como camarão, filé de peixe e mexilhões. Na página dedicada às moquecas o prato é oferecido em quatro formas de preparo: baiana, capixaba, carioca e do Pará.

Não poderia faltar, claro, um capítulo dedicado à feijoada. A refeição inclui nada menos que onze opções de carnes - bacon defumado, orelha de porco, lombo salgado, carne seca, linguiça fresca, rabo, costela salgada, língua defumada, chispe, carne de boi e paio -, além de acompanhamentos como aipim frito, laranja, couve, farofa e torresminho. A sobremesa fica por conta dos doces caseiros de abóbora com coco, banana e ainda doce de leite.

EATIN'OUT
Este texto é um oferecimento da revista Eatin'Out, a publicação referência em alta gastronomia nacional e um guia indispensável para os amantes da boa mesa. A Eatin'Out é voltada para a Classe AA e abrange, além do Rio de Janeiro, as cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Salvador e Recife. Mais do que uma revista, um livro de cabeceira para ler, consultar e, principalmente, degustar!

Horário de funcionamento

  • Diariamente, das 12:00h à 01:00h


Endereço
Rua Rua Joana Angélica, 40
Bairro Ipanema
Cidade Rio de Janeiro

{{#display_map:Rua Joana Angélica 40 Ipanema Rio de Janeiro - Brazil

|resizable=on

}}

Especialidade: Culinária Contemporânea