O WikiRio está passando por uma grande atualização

Após uma década de sucesso, estamos passando por nossa primeira grande reestruturação!

Teremos muito conteúdo exclusivo e pensado para ser visto tanto na tela do computador quanto no celular!

Fique ligado para mais atualizações e não perca nenhum detalhe!

Top 5 lugares para dançar forró no Rio de Janeiro: mudanças entre as edições

De WikiRio
Ir para navegação Ir para pesquisar
Sem resumo de edição
 
(Sem diferença)

Edição atual tal como às 21h39min de 16 de outubro de 2012

As danças fazem parte de todas as culturas e no Nordeste brasileiro, a mais popular é o forró. A origem do nome forró tem várias versões, sendo uma delas a de que forró deriva da abreviação de forrobodó, de origem africana, que significa arrasta-pé, confusão, farra.

No gênero musical, o triângulo, a sanfona e a zabumba são instrumentos suficientes para um bom arrasta-pé noite adentro. Já uma das principais características de dançar forró é o ato de arrastar os pés. De acordo com pesquisadores, uma das hipóteses para isso é a de que o forró tenha surgido no século XIX e nesta época, as pistas de dança eram de barro batido, por isso as pessoas dançavam arrastando os pés para evitar que a poeira subisse. Ou ainda, que de acordo com a etimologia popular a palavra é associada com a expressão inglesa for all (para todos).

Tipicamente nordestino, foram os migrantes que propagaram o ritmo, sendo Luiz Gonzaga (Rei do Baião) o principal compositor popular do gênero a cantar as riquezas e tristezas do povo nordestino e espalhar o forró por todo o país, principalmente nas décadas de 1960 e 1970.

Depois de um período de desinteresse na década de 1980, o forró ganhou novo fôlego na década de 1990 em diante, com o surgimento e sucesso de novos trios e artistas de forró, além de seus variantes. Contudo é o xaxado simples e tradicional que consegue chamar os públicos de qualquer idade para um arrasta-pé em qualquer lugar, a qualquer hora.


Localizado no Lagoinha, clube que fica no topo de Santa Teresa, privilegiado por uma bela paisagem do Rio de Janeiro a noite. É o forró mais charmoso atualmente.
 
Forró mensal organizado no galpão do Bola Preta, na Lapa, é um dos preferidos dos forrozeiros.
Quarta Democrática é, possivelmente, o forró mais tradicional e antigo (em funcionamento) do Rio de Janeiro. Apesar de quente, a casa costuma encher todas as quartas feiras do ano.
Forró pequeno, mas bem organizado, acontece todos os domingos e conta com um galerinha frequentadora de carteirinho.
Forró que acontece todas as terças-feiras no Centro da Cidade.