Torne-se um colaborador do WikiRio
> Saiba mais <

Arcos da Lapa


De WikiRio
Ir para: navegação, pesquisa
Ver também: Bonde de Santa Teresa e Lapa

Os Arcos da Lapa

Índice

Arcos da Lapa à noite.
A construção é muito bonita e você pode ver o famoso bondinho de Santa Teresa cruzando por cima dos arcos, carregando uma penca de gente. Fica localizado na Lapa, que faz parte do centro histórico e nos finais de semana à noite, ferve de gente. Este é o melhor horário para se conhecer os arcos e a Lapa


O Aqueducto da Carioca, popularmente conhecido como os Arcos da Lapa, é um dos principais cartões postais da cidade e uma memória viva e bem conservada do Rio Antigo. É considerada a obra arquitetônica de maior porte do o período colonial. A imponente construção em estilo romano tem 17,6 metros de altura, 270 metros de extensão e 42 arcos em estilo romano , que ligam o bairro de Santa Teresa ao Morro de Santo Antônio.

O aqueduto foi construído em 1723 e tinha como objetivo conduzir a água do rio Carioca da altura do Morro do Desterro (atual bairro de Santa Teresa, para o Morro de Santo Antônio. A obra ajudaria a resolver o antigo e recorrente problema da falta de água na cidade. Os estudos para trazer as águas do rio Carioca para a cidade começaram nos primeiros anos do século XVII, mas as obras de instalação de canos de água no Rio de Janeiro só tiveram início um século depois.


O que fazer

Nas redondezas

  • Praça Cardeal Câmara - Palco de diversos espetáculos durante o ano, circo, teatro, concertos musicais, sempre com fundo nos belos arcos, o que dá um charme todo especial. Não é raro o operador do bondinho parar em cima dos arcos para dar uma "olhadinha" no espetáculo, o que para quem está em baixo vira uma atração à parte.
  • Sala Cecília Meireles

Comer e beber

  • Boteco da Garrafa - Boteco moderninho com ótimas opções de petiscos e uma grande variedade de cervejas.
  • Subway - A famosa rede de fast food também está presente na Lapa e é uma boa opção para quem quer comer algo como que esteja familiarizado.

Onde fica

Bondinho cruzando o aqueduto.

Os Arcos estão localizados no bairro da Lapa, bem próximo ao Centro da cidade do Rio de Janeiro.

Como Chegar

Fotos
Vídeos
Wikipédia
Webcams
Carregando mapa...

Ligações Externas

  • Consultar o verbete Aqueduto da Carioca no Wikipedia para saber mais sobre a história do local.

Não encontrou a informação que procura?
Nos envie sua dúvida e lhe responderemos o mais rapidamente possível. E você ainda estará nos ajudando a tornar o WikiRio ainda mais completo.

Entre em contato com o WikiRio


ATENÇÃO: AS INFORMAÇÕES AQUI CONTIDAS SÃO FRUTO DO ESFORÇO DOS COLABORADORES DO SITE E OS DADOS ORA DISPONIBILIZADOS, PODEM CONTER INCONSISTÊNCIA OU DESATUALIZAÇÃO. O WIKIRIO RECOMENDA QUE SE FAÇAM CONSULTAS EM OUTROS MEIOS COM O INTUITO DE CERTIFICAR-SE DAS INFORMAÇÕES SUPRACITADAS.
Para saber mais sobre nossa política de conteúdo, clique aqui.


| More