O WikiRio está em atualização. Até sua conclusão, as edições estarão bloqueadas. Agradecemos a compreensão! Voltaremos em breve! :-)

Largo dos Guimarães


De WikiRio
Ir para: navegação, pesquisa
Ver também: Santa Teresa

Largo dos Guimarães

Largo dos Guimarães.

O largo

O Morro do Desterro, que mudou seu nome para Santa Teresa após a construção do Convento das Carmelitas em 1750 no morro, era formado de chácaras que foram loteadas, a partir de 1828, com o propósito de urbanizar o local.

Nele, foi formado o Largo do Guimarães, em 1857, onde ficava a chácara pertencente a João Joaquim Marques de Castro, vendida em 1856, para Joaquim Fonseca Guimarães & Cia. Um dos acessos ao bairro era feito pela ladeira do Castro, que ligava a Rua Mata-Cavalos (atual Riachuelo) ao Largo do Guimarães. O Largo recebeu esse nome em honra a Joaquim Fonseca Guimarães, um carioca cuja casa se tornou o Hotel Santa Teresa. Hoje, o Largo é a área nobre do bairro Santa Tereza. Nos arredores do Largo, há inúmeros bares e restaurantes, além de brechós e lojas de artesanato, o que o tornou o point do bairro.

Uma festa de rua carnavalesca tem sua origem no local. É o encontro entre os bares e restaurantes e as lojas de artesanato e decoração. . Entre os restaurantes estão o Bar do Mineiro, Bar do Arnaudo (comida nordestina), Sobrenatural (frutos do mar) e Adega do Pimenta (alemão). Quando anoitece, o agito toma conta do lugar. Durante o dia, é uma boa ideia apreciar e comprar as peças únicas feitas pelos artistas da região. Já durante a noite, não faltam opções de bares e restaurantes para experimentar os agitos da boemia em Santa Teresa. Além da variedade gastronômica, o Largo conta com um pequeno cinema, o Cine Santa, e uma livraria bistrô. Ali perto também é possível conhecer o Museu do Bonde. Muito dos frequentadores são os artistas plásticos, músicos e pintores do bairro que se misturam aos estrangeiros e aos cariocas que estão a passeio.


Onde fica

O largo é considerado por muitos o centro do bairro de Santa Teresa.

Como Chegar

Descrição acerca dos transportes coletivos que circulam pelo bairro.

  • De Bonde -
  • De trem -
  • De Metrô -
  • De ônibus - / Tarifa: R$3,40 (sem ar) e R$3,40 (com ar)(valores de janeiro/2015)
  • De Frescão -
  • De carro -
  • De táxi -
  • De van -
  • Como transitar pelo local -

Como chegar a partir da Rodoviária Novo Rio

Como chegar a partir do Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim

Como chegar a partir do Aeroporto Santos Dumont

Como chegar a partir de Niterói

Mapa

Carregando mapa...

Não encontrou a informação que procura?
Nos envie sua dúvida e lhe responderemos o mais rapidamente possível. E você ainda estará nos ajudando a tornar o WikiRio ainda mais completo.

Entre em contato com o WikiRio


ATENÇÃO: AS INFORMAÇÕES AQUI CONTIDAS SÃO FRUTO DO ESFORÇO DOS COLABORADORES DO SITE E OS DADOS ORA DISPONIBILIZADOS, PODEM CONTER INCONSISTÊNCIA OU DESATUALIZAÇÃO. O WIKIRIO RECOMENDA QUE SE FAÇAM CONSULTAS EM OUTROS MEIOS COM O INTUITO DE CERTIFICAR-SE DAS INFORMAÇÕES SUPRACITADAS.
Para saber mais sobre nossa política de conteúdo, clique aqui.