Torne-se um colaborador do WikiRio
> Saiba mais <

Quinta da Boa Vista


De WikiRio
Ir para: navegação, pesquisa

Quinta da Boa Vista

Índice

Ver também: Locais históricos na cidade do Rio de Janeiro

O parque

Quinta da Boa Vista

A Quinta da Boa Vista é um imenso parque público de grande valor histórico por ter sido no século XIX a residência da Família Imperial Brasileira. Além do Museu Nacional, o local ainda abriga o Jardim Zoológico do Rio de Janeiro e o Museu da Fauna, sendo, portanto, um dos maiores parques urbanos da cidade.

O parque possui uma área de 155 mil metros quadrados, ajardinada em 1869 por projeto do paisagista francês Auguste Glaziou a mando de D. Pedro II. É uma enorme área verde, com farta vegetação, belas árvores e muito gramado que, em qualquer estação, produz maravilhosas paisagens. Observar, por exemplo, o caminho de árvores que fica em frente ao palácio no inverno é uma das imagens mais bonitas da estação.

Visitar a Quinta é mesmo uma viagem ao passado, onde se manteve intacto o espírito da vida ao ar livre, do prazeroso contato com um ambiente profundamente verde, belo, natural.

O que fazer

É necessário, no mínimo, um dia inteiro para visitar conjuntamente o parque, o Museu Nacional e o Jardim Zoológico. Em dois dias, você conhece bem o parque e ainda pode alugar “pedalinhos” para passear pelo lago. Lá, encontram-se ainda espécies de canoa a remo para aluguel.

Atividades

  • Pedalar - Alugar bicicleta ou triciclo é uma alternativa divertida e barata de se conhecer o parque.
  • Caminhada contemplativa - Nos jardins existem pontes, cascatas e lagos, além de preciosidades arquitetônicas, como o Templo de Apolo, o busto de Glaziou, as estátuas em bronze de D. Pedro II e da Imperatriz Leopoldina e um mirante em estilo de pagode japonês. Também é possível observar árvores e pássaros de diferentes espécies.
Atenção: Evite andar pelo parque à noite, pois não é muito seguro! O horário ideal é chegar cedo e ficar até umas 17:00h, no máximo, pois depois disso começa a escurecer e não há mais locais de visitação, uma vez que o Museu Nacional fecha às 16:00 e o Jardim Zoológico às 16:30.

Onde comer e beber

  • Restaurante Quinta da Boa Vista - Está localizado dentro do parque, em frente ao Jardim Zoológico.
  • Barracas e Ambulantes - Em dias movimentados, como domingos e feriados, é possível encontrar barracas que vendem sanduíches e cachorros quentes a preços populares, assim como vendedores de picolé e sorvete, água mineral e refrigerantes.
  • Piquenique - Muitas pessoas levam lanches e toalhas para estender no gramado e fazer um piquenique.

Galeria

O que fazer nas proximidades

Onde fica

Como chegar

Mais informações

  • Horário de Funcionamento: Diariamente, das 7:00h às 18:00h.

Ligações Externas

Não encontrou a informação que procura?
Nos envie sua dúvida e lhe responderemos o mais rapidamente possível. E você ainda estará nos ajudando a tornar o WikiRio ainda mais completo.

Entre em contato com o WikiRio


ATENÇÃO: AS INFORMAÇÕES AQUI CONTIDAS SÃO FRUTO DO ESFORÇO DOS COLABORADORES DO SITE E OS DADOS ORA DISPONIBILIZADOS, PODEM CONTER INCONSISTÊNCIA OU DESATUALIZAÇÃO. O WIKIRIO RECOMENDA QUE SE FAÇAM CONSULTAS EM OUTROS MEIOS COM O INTUITO DE CERTIFICAR-SE DAS INFORMAÇÕES SUPRACITADAS.
Para saber mais sobre nossa política de conteúdo, clique aqui.


| More