WikiRio precisa de editores. Cadastre-se e entre em contato, para liberarmos a edição. ;-)

Bangalafumenga

De WikiRio
Ir para: navegação, pesquisa

AGENDA DOS BLOCOS de RUA 2019

Integrantes do Bangalafumenga

O bloco

O Banga (para os "íntimos") nasceu como bloco de carnaval no verão de 98, e foi aos poucos ganhando espaço na zona sul, onde invariavelmente as apresentações acabavam em grandes festas nas ruas. Com o sucesso do carnaval, os principais integrantes ficaram motivados a seguir com o trabalho durante o ano, fazendo shows com uma formação reduzida, mas sem perder a sonoridade e a característica festiva do bloco. Este foi o estopim para o surgimento da banda Bangalafumenga.

No entanto, mesmo como uma "banda", não perderam o jeito vira-lata, e não deixaram de participar da folia do carnaval de rua. O resultado é um som direto, percussivo, super dançante com uma linguagem poética simples.

Rodrigo Maranhão, líder e principal compositor do grupo, já foi gravado por vários intérpretes da música brasileira. Destaque para Fernada Abreu, Zélia Duncam, e Maria Rita, esta última ganhadora do Grammy Latino de melhor canção em 2006, com "Caminho das Águas", autoria de Rodrigo.

As apresentações do Banga contam com suas canções, e de outros compositores da nova safra, além de clássicos da música brasileira, como Gil, Lenine, Alceu Valença, entre outros.

O Bangalafumenga ministra sua Oficina de percussão na Parada da Lapa, RJ, em parceria com a Fundição Progresso, explorando toda a diversidade e riqueza dos ritmos brasileiros, como o Coco, a Ciranda, o Maracatu, o Samba. Na oficina, os quatro diretores do Banga (Rodrigo Maranhão, Thiago Di Sabbato, André Moreno, Dudu Fuentes) ensinam as técnicas dos instrumentos de bloco, como surdos, repiques e tamborins, além de musicalizar e formar "em casa" os batuqueiros do Bloco. Que vem ganhando força a cada ano, já conta com mais de 100 integrantes, e já está virando tradição no carnaval de rua do Rio.

Desfile - Data e Local

Consulte a AGENDA DOS BLOCOS DE RUA para ver a data e o local do desfile.

Estrutura de apoio

  • Banheiros químicos e containeres instalados;
  • Orientadores de trânsito;
  • Faixas e galhardetes de sinalização;
  • UTI móvel.


Informações extras

{{#widget:YouTube|id=y-mohiegI-4}}