Bar Luiz

De WikiRio
Ir para: navegação, pesquisa
Não encontrou o restaurante que procura? Ajude o WikiRio!

<inputbox> type=create bgcolor= width=24px default=Nome do restaurante preload=Predefinição:Restaurantes editintro= buttonlabel=Criar página hidden= searchbuttonlabel= break=no namespaces= prefix= </inputbox>


Vigilância Sanitária: (21) 2224-9762


Seus direitos
A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou em 30/10/2013 lei que autoriza clientes de estabelecimentos comerciais do ramo alimentício, como bares e restaurantes, a visitarem as instalações das cozinhas durante o horário de expediente. O texto aprovado é o Projeto de Lei 5938/13, do deputado Major Fábio (DEM-PB).lei federal, lei estadual

Vigilância Sanitária: 1746 ou (21) 2224-9762
Linguiças sortidas do Bar Luiz.

Sobre o restaurante

O Bar Luiz foi fundado no dia 3 de Janeiro de 1887, quando a cidade do Rio de Janeiro ainda era capital do Império e pretendia de ser uma Corte moderna, à imagem e semelhança das principais capitais europeias. A cidade de Paris era referência mundial de cultura e civilização e os cariocas incorporavam os hábitos e costumes da capital francesa, como a prática de se consumir bebida em mesas dispostas pela calçada. No Rio, crescia o número de Cafés e Confeitarias que reproduziam o costume francês, servindo cerveja e vinho. O estilo e a elegância destas indicavam o perfil do público que as frequentavam. Como opção para o consumo de bebidas nas ruas da cidade, encontravam-se casas de "secos e molhados" que serviam bebidas no balcão, além de Botequins e Bares, basicamente com a mesma clientela.

O "Zum Schlauch", futuro Bar Luiz, foi aberto por Jacob Wendling que tinha a intenção de servir cerveja aos apaixonados pela bebida independente de classe. O nome alemão "Zum Schlauch" pode ser traduzido como "A Mangueira", ou "A Serpentina", indicando o local por onde passa o chope antes de ser servido ao cliente. Após a abertura da primeira cervejaria do Rio de Janeiro e graças a um bem sucedido acordo comercial, Jacob Wendling iniciou, um ano depois da abertura de sua casa, a comercialização da cerveja em sua forma crua, o Chope.

Em 1901, devido dificuldades no acerto do novo contrato de aluguel, o bar mudou de endereço, da Rua da Assembléia nº 102, para a Rua da Assembléia nº 105. O nome do local também mudou para "Zum Alten Jacob", uma homenagem "Ao Velho Jacob". Jacob Wendling não ficou a frente do Bar por muito tempo. Em 1908, Jacob partiu para a Suíça, entregando a propriedade do Bar a Adolf Rumjaneck, seu afilhado.

Em 1915 uma lei em valorização da língua nacional instituiu que estabelecimentos comerciais não poderiam ostentar letreiros com nomes em língua estrangeira. O "Zum Alten Jacob” mudou seu nome para "Bar Adolph", de acordo com a grafia da época. Após isso, Adolf convidou o austríaco Ludwig Vöit para ser sócio em seu bar. Adolf faleceu em 1926 e Ludwig Vöit assumiu o Bar. Em 23 de fevereiro do ano seguinte, novamente com problemas de locação, o Bar Adolph se deslocou para a Rua da Carioca, nº 39, no mesmo prédio em que continua instalado até os dias de hoje.

No Bar Adolph, Ana Vöit, esposa de Ludwig, assumiu a chefia da e, mantendo os aperitivos, foram acrescentados pratos de influência alemã, como a salada de batatas, o kassler e o apfelstrudel, além do bolinho de carne.

Por causa da Segunda Guerra Mundial, estudantes do Colégio Pedro II, em campanha contra os regimes fascistas da Europa, invadiram o Bar com o intuito de destruí-lo, associando o nome ao ditador Adolf Hitler. A casa foi salva pelo compositor de Aquarela do Brasil, o músico Ary Barroso, que estava tomando um chope. Por causa disso, Ludwig Vöit naturalizou seu nome para Luiz, e mudou o nome da casa para "Bar Luiz". O Bar Luiz cresceu com o tempo e duas filiais foram abertas, uma na Barra da Tijuca e outra na cidade de Niterói. Em Agosto de 1985 o Conjunto Arquitetônico da Rua da Carioca foi tombado como Patrimônio Histórico Municipal e, nele, o Bar Luiz.


Horário de funcionamento

  • Segunda a sábado, das 11:00h às 23:30h.

O que comer e beber

  • Pratos:
    • Kassler - Costela defumada, servido com salada de batata ou chucrute.
    • Eisbein - Joelho de porco, servido com salada de batata ou chucrute.
    • Linguiça branca
  • Chopes - Serve chopes Xingu, Sol e Heineken.
  • Sobremesa - Strudel de maçã com creme, torta alemã e pudim de leite.

Contatos

Nome
Telefone (21) 2262-5268 / (21) 2262-6900
Email
Website http://www.barluiz.com.br/


Endereço

Rua Carioca, 39 - Centro (Rio de Janeiro)
Carregando mapa...


Restaurantes nas proximidades

 RuaNúmeroComplementoBairroEspecialidadeRestaurante
Academia do QuiloRua Sete de Setembro191 CentroA quilo
Bar FloraRua Carioca16 CentroA la carte
Bar LuizRua Carioca39 CentroCulinária Alemã
Bar e Restaurante Big BemRua 7 Setembro175 CentroCulinária Brasileira
Café GaúchoRua São José86 CentroA la carte
CatarocaRua Carioca47 CentroA la carte
CristóvãoRua Gonçalves Dias32 CentroBuffet
O Sabiá RefeiçõesRua Gonçalves Dias5 CentroA la carte
Ocean DriveRua Carioca27 CentroA quilo
OpusRua Gonçalves Dias80 CentroFast food
Restaurante Ki LegalRua 7 Setembro229 CentroA la carte


Ligações externas

  • Consultar o verbete Bar Luiz no Wikipedia para saber mais sobre a história do local.