Bloco de Segunda

De WikiRio
Ir para: navegação, pesquisa

AGENDA DOS BLOCOS de RUA 2019

O bloco

O Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Bloco de Segunda sai desde 1987 pelas ruas de Botafogo, sempre concentrando na Cobal do Humaitá, e tem uma origem engraçada. Tudo começou nos anos 80 quando um animado grupo de esquerda, morador do bairro, porém frequentador da praia de Ipanema, de saco cheio da política vigente à época (precisamente 1987) resolveu organizar um desfile de Carnaval para ridicularizar a dita cuja, em pleno 7 de setembro. Assim aconteceu o primeiro desfile do Bloco, que ganhou o nome imediato “De Segunda”, porque nesse ano o Dia da Independência era comemorado numa segunda-feira.

Com um samba divertidíssimo que, entre outras pérolas, perguntava "Por que não trocar o Sarney por D. Pedro I?", o bloco desfilou com muita gana e animação. O sucesso foi tanto que, cobertos de glória, os foliões resolveram sair também no Carnaval do ano seguinte. Daí para frente ocuparam a segunda-feira de Momo, consolidando o batismo e também porque o sábado e o domingo já estavam ocupados pelos blocos do Barbas, Simpatia e Suvaco, que eram total objeto de desejo dos carnavalescos De Segunda.

Desse jeito um tanto debochado surgiu no Rio de Janeiro o De Segunda, com a malícia do duplo sentido que sempre deu margem a deliciosas sacanagens...

Desfile - Data e Local

Consulte a AGENDA DOS BLOCOS DE RUA para ver a data e o local do desfile.

Estrutura de apoio

  • Banheiros químicos e containeres instalados;
  • Orientadores de trânsito;
  • Faixas e galhardetes de sinalização;
  • UTI móvel.


Informações extras

{{#widget:YouTube|id=sKN78bOV8-k}}