Igreja Nossa Senhora da Glória do Outeiro

De WikiRio
Ir para: navegação, pesquisa

A igreja

Fachada da Igreja.
Igreja e arredores em 1920.

Freqüentada pela família Imperial, a Igreja da Glória é uma herança preciosa dos tempos da Monarquia e faz parte da paisagem da cidade desde a metade do século XVIII. Apesar da imponência arquitetônica, transmite simplicidade e singeleza quase austera. Possui apenas três altares e três imagens de N. S. da Glória. Dois púlpitos laterais ganham relevo. Na entrada, há duas pias em lioz português do século XVIII. Com arquitetura inovodora para a época, é constituída de dois prismas octogonais entrelaçados, dando ao templo um aspecto quase arredondado e singular. Tem uma só torre, embaixo da qual encontra-se uma espécie de alpendre, com uma belíssima porta também de lioz. Na sacristia, há diversos trabalhos em madeira além da pintura no teto; os azulejos acompanham os corredores do fundo, com temas bíblicos, de alto valor histórico e artístico. E, logo atrás da igreja, fica situado o Museu de Arte Sacra, aberto à visitação.

E tem mais! Do alto da colina, tem-se uma bela vista do centro da cidade, praça Paris, Marina da Glória e parque do Flamengo e à noite a iluminação realça ainda mais esta relíquia arquitetônica, tornando o local presença obrigatória em qualquer roteiro cultural que inclua o Rio de Janeiro.

O que fazer

  • Contemplar a arquitetura da construção e a vista privilegiada lá de cima.

Nas redondezas


Como Chegar


Mais informações

  • Horário de funcionamento: De terça à sexta, de 9:00h às 12:00h e 13:00h às 17:00h. Sábados e domingos, de 9:00h às 12:00h.


Contatos

Nome
Telefone (21) 2285-2600
Email [email protected]
Website http://www.outeirodagloria.org.br



Endereço

Praça Nossa Senhora da Glória, 135 - Glória ()
Carregando mapa...


Ligações Externas