🎉 Notícias do Carnaval 2024 🎉

Prepare-se para se divertir muito este ano!

O Carnaval já está quase terminando, mas não perca o resultado da Sapucaí na quarta-feira de cinzas! E ainda teremos blocos de rua neste final de semana!

Fique ligado para mais atualizações e não perca nenhum detalhe!

Igreja Santa cruz dos militares

De WikiRio
Ir para navegação Ir para pesquisar
Igreja Santa Cruz dos militares.

Igreja Santa Cruz dos Militares Em 1602, Martim Correia de Sá o primeiro Governador do Rio de janeiro preocupado com a defesa da cidade , mandou construir um forte a beira-mar denominado Santa Cruz. Em 1623 , o forte encontrava-se em ruínas , então soldados da guarnição pediram ao governador que construísse uma capela para enterrar seus mortos. A capela foi construída pelos próprios soldados em suas horas de folga. As obras duraram cinco anos. Naquela capela passou a ser realizado o festejo de São Pedro Gonçalves, protetor dos comerciantes e navegantes. Ela também serviu de catedral duas vezes quando a catedral da sé no Morro do Castelo encontrava-se em condições precarias (1703 / 1734). Durante a invasão francesa ao Rio que ocorreu em 1710, comandada pelo corsário Jean François Duclerc, foi a capela de Santa Cruz atacada pelo famoso corsário. Próximo dela ele se rendeu. Foi saqueada ano seguinte pelas tropas de Duguay Trouin durante o segundo ataque francês, mas não foi destruída. Em 1780 decidiu-se erguer um novo templo, fez a planta o Brigadeiro José Custódio de Sá e Faria e sua pedra fundamental foi lançada 1° de setembro do mesmo ano. Sua fachada foi inaugura em 1811 por D. João VI. De arquitetura Barroca Jesuíta inspirada na igreja jesuítica de Roma. A construção apresenta planta colássica, com uma unica nave, dois corredores e uma capela- mor profunda. O Interior teve decoração original executa por mestre Valentim

Sua fachada é simétrica e possui pilastra de ordem Jônica sobrepostas por pilastras de ordem coríntias. Colunas jônicas sustentam uma sacada no segundo piso onde podemos encontrar volutas e pináculos. O emblema do Império com símbolos e decorações militares , figura junto a motivos florais. Em seu corredor alinham-se quadros representado importantes militares e placas em memória dos irmãos benemétricos. Durante cinco anos repousaram nesta Igreja os restos mortais de General òsorio. Até sua transferência para o sue monumento na praça XV.