Jockey Club Brasileiro

De WikiRio
Ir para: navegação, pesquisa

O Jockey Club Brasileiro, como é também conhecido o Jockey Club carioca é um clube situado em local privilegiado, às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, e cujo principal diferencial é o de abrigar o Hipódromo da Gávea. Ele é considerado um dos mais belos hipódromos do mundo. As instalações do Jockey Club Brasileiro abrigam a mais importante prova do turfe brasileiro, o Grande Prêmio Brasil. Sua primeira edição ocorreu já na Gávea, em 1933. Ele foi fundado em 1932, como resultado da fusão do Derby Club e do Jockey Club, as duas entidades que patrocinavam corridas de cavalo no Rio de Janeiro até então. O primeiro, localizava-se onde hoje está o Maracanã, e o segundo, depois de ter funcionado um período no chamado Prado Fluminense, próximo a Benfica, instalava-se já na Gávea, naquele que era então conhecido como Hipódromo Brasileiro, inaugurado em 11 de julho de 1926.

O Hipódromo da Gávea, como é hoje conhecido, é o maior hipódromo do Brasil, com cerca 640.000 metros. A sua arquitetura eclética é por si só um atrativo já que o prédio reúne colunas jônicas a uma abóboda em vidro que remonta a edifícios parisienses. Por sua importância no contexto da cidade, o local foi tombado em 1996. O projeto foi dos arquitetos Francisco Couchet (projetista do Palácio Tiradentes )e Archimedes Memória (também responsável pelo Museu Nacional de Belas Artes, na Cinelândia, e pela sede do Botafogo). Além da pista de corrida propriamente dita, ali também estão instaladas cinco tribunas com capacidade total 70 mil assistentes: a Tribuna dos Profissionais, a Tribuna Social, a Tribuna Especial, Tribuna B e Tribuna C. A setorização das tribunas remonta ao costume do início do século XX de segregar as plateias em função das respectivas classes sociais. No Jockey funcionam, também, o Hospital Veterinário Octavio Dupont, a Escola de Profissionais do Turfe, a Escola Jockey Club Brasileiro, o Teatro do Jockey e três vilas hípicas. Na área do clube há parque aquático, cinema, quadras poliesportivas, de tênis e futebol. A área aberta do Hipódromo recebe festas, shows musicais, etc., notadamente em função da visão panorâmica da região da lagoa e da localização estratégica.

Acesso

O acesso de associados e de quem vai ao Hipódromo da Gávea normalmente é feito pelo portão da Rua Mario Ribeiro. Nos dias de corrida, o portão da Rua Bartolomeu Mitre, ao lado do Hospital Miguel Couto, também serve associados e turfistas.

Para comer

O local conta também com o restaurante, o Centro Gastronômico Victoria, que reúne três estilos diferentes de cozinha, em ambientes apartados: italiana (pizza), japonesa e contemporânea. Horário de funcionamento dos restaurantes: Segunda a Sexta De 20 horas até 01 hora (para sócios e não sócios) Sábados e Domingos De 20 horas até 01 hora (para sócios e não sócios)




Endereço

Rua Jardim Botânico, - Jardim Botânico (Rio de Janeiro)
Carregando mapa...