Categoria:Ligas de Carnaval de Nova Iguaçu

De WikiRio
(Redirecionado de LUBESNI)
Ir para: navegação, pesquisa

As Ligas de carnaval de Nova Iguaçu são as responsáveis pela organização do Carnaval de Nova Iguaçu. sendo primeira, a tradicional Associação de Blocos e Escolas de Samba de Nova Iguaçu (ABESNI) onde tem sua sede no bairro Califórnia e que foi fundada nos anos 70, em que essa entidade representativa congregou entidades carnavalescas da cidade e organizava o carnaval do município. sendo na epoca ao todo, 16 escolas de samba filiadas a ela, sendo que 14 participavam do desfile oficial mais Leão de Nova Iguaçu e Imperial, até então também filiadas à AESCRJ.

Após o carnaval 2008 a ABESNI viveu um momento trágico, onde o então presidente Wilson Santos faleceu e numa plenária foi escolhida uma comissão formada pra gerir os desfiles, o que no entanto, durou pouco e foi escolhido Zequinha 22, que anos depois sepultou a entidade, em reunião no escritorio de Miroval Santo, sendo o motivado pela apuração do carnaval 2011, onde ficou constratado suspeita de manipulação do resultado.

Depois duas ligas foram criadas devido a problemas nas administrações da ABESNI. a Liga Independente das Escolas de Samba de Nova Iguaçu (LIESNI), até então administrada por Romildo Vieira (ex-presidente da própia ABESNI) e a Liga Especial de Blocos e Escolas de Samba de Nova Iguaçu (LEBESNI) formada por opositores da antiga direção da ABESNI e tendo como seu homem forte e contador, Miroval Santos. mas com esse racha entre a LIESNI e LEBESNI, fez com que o o poder público iguaçuano nomeiasse uma Comissão de Carnaval composta por Luís Antunes, Maninho e Mazinho 100%, Durante os carnavais de 2012 e 2013.

Em 2014, a ABESNI retornou depois de dois anos inativa, mas sem poder administrar o Carnaval Iguaçuano, devido a problemas com credores. fazendo com que todas as entidades se unissem e formassem a Liga da União de Blocos e Escolas de Samba de Nova Iguaçu (LUBESNI) que vem tendo os mesmos problemas das demais como em 2015, onde o o carnaval foi alterado primeiramente devido a tempestade, no domingo e na segunda-feira, com a passagem de uma das alegorias da Palmeirinha, em que resultou em três vítimas fatais que encostaram o carro alegórico na rede de alta tensão, com isso o carnaval desse ano foi cancelado, só tendo mesmo apuração do Grupo A.

Nos carnaval de 2016, devido a inadimplência, a Prefeitura de Nova Iguaçu resolveu cortar a subvenção dada as afiliadas da LUBESNI, assim como em 2018, onde em poucas semanas praticamente prontas, as escolas de sambas e blocos de enredo souberam que o poder público decidiu voltar atrás e fazer com que cancelasse mais uma vez o Carnaval Iguaçuano. além disso, os blocos carnavalescos da cidade criaram a Liga Independente dos Blocos de Rua de Nova Iguaçu (IGUAÇUAMA), com o intuito de buscar recursos privados pra seus desfiles e estruturas para o seus desfiles.

Ligas e Presidentes

Presidente Período Entidade
Wilson Santos 1971-2008 ABESNI
Zequinha 22 2008-2009
Romildo Vieira da Silva 2009-2010
Zequinha 22 2010-2011
Romildo Vieira da Silva 2012-2013 LIESNI
Jorge Marrotte LEBESNI
Mário Diniz 2013-2014 LUBESNI
Renato Vieira Pessoa 2014-2016
Arlene de Katendê 2016-atualmente
Carlinhos do Trayller 2017-atualmente IGUAÇUAMA


Endereço

Localização ABESNI: Rua da Liberdade, 58, Califórnia
LIESNI - LEBESNI: Centro
LUBESNI: Centro - Santa Eugênia
Telefone ABESNI: Liga de Carnaval Inativa
LIESNI - LEBESNI: Liga de Carnaval Inativa
LUBESNI: Informação não fornecida pela liga de carnaval


ESCOLAS DE SAMBA DE NOVA IGUAÇU
(Resultados)
CAMPEÃS
Primeira DivisãoSegunda Divisão
Entidades carnavalescas extintas ou suspensas
BandeiranteBoiEsperança do AmanhãFlor de IguaçuImperatriz IguaçuanaImperialImpério de CabuçuLagoinhaNova BrasíliaPalmeirinhaSanta CecíliaSanta RitaTrês CoraçõesTupi de AustinUnião de Miguel Couto
ColibriGarras do TigreImpério da UvaLeão de Nova IguaçuNova América

No momento, esta categoria não possui nenhuma página ou arquivo multimídia.