Parque Guinle

De WikiRio
Ir para: navegação, pesquisa
Parque guinle 1.jpg
Parque Eduardo Guinle, mais conhecido pelos cariocas como Parque Guinle, é um agradável parque aberto ao público, com área aproximada 24.750 m², localizado no bairro de Laranjeiras, zona sul da cidade do Rio de Janeiro.


História

Originalmente concebido na década de 1920 para residência de Eduardo Guinle(1846-1914) pelo paisagista francês Gérard Cochet que concebeu-o como palacete cercado de jardins. Hoje, a antiga mansão dos Guinle é a residência oficial do governador do Estado, o Palácio Laranjeiras, tornando a região bastante bem policiada e fazendo com que os freqüentadores tenham absoluta tranquilidade ao desfrutar da belíssima área verde cercada de vegetação nativa da mata atlântica. O parque é tombado pelo seu interesse paisagístico, histórico e cultural, O Palácio Laranjeiras teve, entre seus mais ilustres hóspedes, os ex-presidente francês, Charles de Gaulle, e dos EUA, Harry Truman a cidade parou para ver seu desfile pela Av. Rio Branco em setembro de 1947 bem como o Papa João Paulo II. Em 2001, o palácio foi restaurado com recuperação de pinturas, pisos e móveis. Ao final dessa intervenção, o governo do estado abriu as portas do edifício para visitas guiadas por estudantes de história da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, o palácio não está mais aberto à visitação.


Acesso e estrutura

O acesso ao parque se dá pela rua Gago Coutinho, 66. O local é um ponto de tranquilidade em meio ao transito de pedestres e carros que circulam pelas redondezas do Largo do Machado. O Parque Guinle fica recolhido e acolhido dentro de um vale, no sopé do morro Nova Sintra. A entrada é marcada por um portão imponente em ferro fundido com leões alados que “guardam” o local. O parque, com gramados e alamedas, apresenta-se sob a forma de um anfiteatro, tendo ao fundo um córrego e lagos artificiais, cercados por encostas em suave declive. Há ali também um conjunto de edifícios dispostos de forma radial que dá charme ao lugar. Na época de seu lançamento era anunciado como o mais belo, silencioso e aristocrático conjunto residencial do Rio. Esse foi o primeiro conjunto de edifícios residenciais construído especificamente para a elite carioca. Projetado pelo arquiteto Lucio Costa, erguido entre 1948 e 1954, apresenta traços de uma arquitetura moderna e brasileira, integrando-se ao meio ambiente circundante. O jardim original sofreu algumas intervenções pontuais neste período pelo paisagísta Roberto Burle Marx. Tanto Burle Marx quanto Lúcio Costa, receberam fortes influências do Modernismo e é possível observar esta particularidade nas composições dispostas no parque, que ao final serviu de ensaio para o padrão residencial das superquadras do Plano Piloto de Brasília. A entrada no parque é gratuita e no local há área de recreação para crianças, com balanços e gangorras, além de alguns equipamentos para ginástica. O parque não dispõe de áreas com churrasqueiras,sanitários e estacionamento. Durante a semana, o parque é usado para a prática de atividades físicas , principalmente para a 3ª Idade, e é muito frequentada pelos moradores da região. Jovens skatistas também frequentam o local para praticá-lo.

Galeria



Endereço

Rua Gago Coutinho, 66 - Laranjeiras (Rio de Janeiro)
Carregando mapa...