Pedra da Tartaruga

De WikiRio
Pedra da tartaruga.jpg

Encontramos em Barra de Guaratiba uma formação rochosa idêntica a uma tartaruga. Essa formação com todo mérito é chamada de “Pedra da Tartaruga” - local onde existem muitas vias de escalada e um rapel negativo de cima da cabeça da Tartaruga de mais de 45 metros. Desse rapel temos uma vista panorâmica das praias selvagens da região e do mar. O Pedra da Tartaruga não é alta, ela possui apenas 98 metros de altitude e está localizada na Serra de Guaratiba, Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro.

Este local é muito procurado pela sua beleza, pois possui belas paisagens e também por ser uma região de praia no meio da cidade do Rio de Janeiro que ainda preserva características de uma região selvagem. Essas praias são ideais para quem curte praia limpa, linda e quase deserta.

O visual é incrível do alto da Cabeça da Tartaruga: de lá é possível avistar as últimas praias selvagens da cidade com a praia do Meio, Perigoso, Funda, Inferno e Búzios, e também mais ao fundo as praias de Grumari, Prainha, Abricó, Macumba, Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca, e, se o tempo ajudar, dá até para ver o maciço da Tijuca e a Pedra da Gávea.


A trilha

Para se chegar à trilha suba a ladeira que começa no final da rua da Praia de Barra de Guaratiba, e depois de uns 15 minutos de subida nessa ladeira é que realmente se inicia a trilha. A trilha é bem marcada e vai contornando o litoral da Barra de Guaratiba, sempre com o mar do lado direito da trilha. Mais ou menos depois de 30 minutos na trilha, já é possível avistar a Pedra da Tartaruga. Quando a trilha passar em frente à Pedra da Tartaruga, desça na trilha à direita (não continue a trilha principal, pois essa trilha é para as praias selvagens). Quando começar a subir novamente você já estará na pedra. Agora é só pegar a trilha até a cabeça.


Localização

A Pedra da Tartaruga está localizada entre a praia de Grumari e a praia de Barra de Guaratiba, e está dentro do Parque Estadual da Pedra Branca que está situado na Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro.


Quando ir

Todas as estações são boas para fazer a trilha do Pedra da Tartaruga, entretanto no verão as temperaturas podem chegar aos 40°C e as tempestades são freqüentes, principalmente no final da tarde. Nas demais estações a temperatura é mais amena tornando o passeio mais agradável.


Como chegar

Para chegar à Pedra da Tartaruga ou nas praias selvagens, é necessário ir até a praia de Barra de Guaratiba, que possui acesso fácil tanto de carro como de ônibus.

  • De ônibus
    • Ônibus Linha 387: Carioca - Marambaia
    • Ônibus Linha 867: Terminal rodoviário de Campo Grande – Barra de Guaratiba
  • De Carro: Seguir pela Avenida das Américas, na Barra da Tijuca, passando pelo Recreio dos Bandeirantes e pela serra da Grota Funda, no final da descida da serrinha, vire a esquerda do sentido Barra de Guaratiba.
AVISO: A Praia de Barra de Guaratiba possui poucas vagas de estacionamento, e dependendo do dia, se torna uma aventura à parte procurar uma vaga. Procure ir bem cedo.