Região dos Lagos

De WikiRio
Ir para: navegação, pesquisa

Região dos Lagos

A microrregião dos Lagos ou região dos Lagos ou ainda Costa do Sol Fluminense é uma das microrregiões do estado brasileiro do Rio de Janeiro pertencentes à mesorregião das Baixadas. Possui uma área de 2.004,003 km² e é dividida em sete municípios:

  1. Maricá - Maricá também é conhecido por suas propriedades rurais – chácaras e grandes fazendas –, muitas delas ricas em conteúdo histórico. O trem também já passou pela cidade – ainda hoje se encontram resquícios daquela época, como estações, trilhos, um túnel e uma ponte no bairro de Inoã, com a inscrição da Estrada de Ferro Maricá. Maricá possui um aeroporto, Aeroporto de Maricá.
  2. Saquarema - Saquarema é conhecida pela igreja Matriz N. S. de Nazareth, a praia de Itaúna e a praia da Vila. A Igreja está localizada no centro da cidade e, de acordo um uma lenda local, "o templo estava em condições precárias por volta de 1820 e tentaram construir a igreja em outro lugar, mas a imagem da Santa teimava em reaparecer no local original, o que determinou a construção da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazareth no promontório à beira mar, em 1837”. Já a praia de Itaúna é conhecida pelas ondas frias boas para Surf. A praia da Vila também tem surf, mas também é indicada para quem curte agitação dos quiosques, bares e restaurantes.
  3. Araruama - Araruama estende-se por uma área de 635,4 km², marcados por planícies e alguns lagos, entre os quais a Lagoa de Araruama e a Lagoa de Juturnaíba – esta situada entre os municípios de Araruama e Silva Jardim.
  4. Iguaba Grande -
  5. São Pedro D’Aldeia -
  6. Cabo Frio - A infraestrutura de Cabo Frio faz da cidade um destino perfeito para viajar com a família. Dunas de areias brancas e mar azul intenso cercam as praias, como a urbanizada do Forte, com extenso calçadão e quiosques padronizados. Os surfistas também marcam presença, enfrentando as boas formações da praia do Foguete.
  7. Arraial do Cabo - No Arraial do Cabo, as águas são frias, mas a visibilidade e a rica vida marinha atraem mergulhadores de todo o país. Os visitantes podem curtir os mais belos cenários de Arraial com passeios de barco que conduzem às prainhas do Pontal do Atalaia e à Ilha do Farol. Uma boa recomendação é ver o por do sol no Mirante do Pontal do Atalaia. Também são recomendadas a praia Grande e a praia do Forno.
  8. Armação dos Búzios - Antiga vila de pescadores, atualmente encontra-se restaurantes e pousadas sofisticadas, boates e bares descolados que fazem a fama da Rua das Pedras e um comércio repleto de lojas de grife. O balneário tem mais de vinte praias, cada uma com seu estilo – Geribá, por exemplo, é território dos surfistas e da paquera, enquanto Ferradura atrai famílias com crianças.
  9. Rio das Ostras -

O que fazer na Região dos Lagos

A região tem um forte apelo turístico e sua economia está baseada também na produção de sal e minerais alcalinos. O principal acesso rodoviário, partindo da cidade do Rio de Janeiro, é a estrada Via Lagos. É o destino preferido dos cariocas nos feriados prolongados.

Onde fica

A Região dos Lagos, no Estado do Rio de Janeiro, abrange as localidades desde Maricá até Rio das Ostras. Na região dos lagos são encontradas lindas praias oceânicas e inúmeras lagoas.

Como Chegar

De carro

Mapa

Carregando mapa...

Onde se hospedar