Sana

De WikiRio
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Pico Peito do Pombo.
Rio Sana.

Sana, que não é uma cidade, mas sim um arraial, é conhecido por suas matas, cachoeiras e inúmeras trilhas. A altitude faz com que a temperatura seja mais agradável no verão e bastante frio no inverno. Sua pequena população vive ao redor da única rua que atravessa o casario à beira do rio.

Quando ir

Pode ir o ano todo, mas de setembro a março, por conta das chuvas, as cachoeiras e os riachos estão mais volumosos.

O que fazer

Sana é ideal para praticantes do montanhismo e ecoturismo

• Pico Peito do Pombo - Esta formação rochosa, vista por determinados ângulos, se assemelha à figura de um pombo pousado sobre uma pedra a 1.120 metros de altitude. O acesso só é permitido com o acompanhamento de guias. Leva-se, em média, três horas para subir e duas para descer. De lá de cima avista-se o litoral de Macaé, Cabo Frio, Búzios, Rio das Ostras e Barra de São João.
  • Cachoeira do Escorrega - Chega-se à cachoeira em 20 minutos por uma trilha limpa e sinalizada. Possui piscinas naturais com pouca correnteza e um "toboágua" por onde se pode escorregar. É popular entre as crianças.
  • Cachoeira-Mãe
  • Cachoeira-Pai
  • Cachoeira-Filho
  • Cachoeira Sete Quedas - Tem esse nome por apresentar em seu curso uma queda d'água em forma de escada. Pode-se tomar um bom banho entrando por debaixo da água. Em algumas partes são formadas "banheiras de hidromassagem".
  • Cachoeira do Poço - Possui um poço relativamente profundo onde é possível fazer um mergulho.
  • Cachoeira Roncadeira - Com mais de 80 metros de queda é uma das mais bonitas, porém é de difícil acesso.

Esportes

• Cavalgar - Parte do Sana pode ser conhecida à cavalo. O aluguel pode ser feito na Fazenda 3 Marias.
  • Rafting - São dois trajetos feitos no rio Macaé - o Alto Macaé, recomendado para quem tem experiência, e o Rafting Macaé, indicado para os iniciantes.

Nas proximidades

Onde se hospedar

Camping

Pousada

• Pousada Riacho Doce - Localizada no centro do Sana e poucos minutos das cachoeiras do Escorrega e Fervedeira.
  • Pousada Cristal do Sana - Fica a 6 km do Arraial, perto do Portal e à beira do rio Sana.
  • Repousada - Localizada na margem direita do Rio Sana, esta pousada tem uma área de 30.000 m² com muito verde, lagos, campo de futebol e voleibol, salão de jogos, sauna e piscina natural.

Hostel

Econômico

Turístico

Luxo

Onde fica

Está a 166 Km do Rio de Janeiro, 590 Km de São Paulo e 605 Km de Belo Horizonte. Faz divisa com os municípios de Casemiro de Abreu, Trajano de Moraes e Nova Friburgo

Como Chegar

• De ônibus - Pegar um ônibus para Casimiro de Abreu. Ao chegar na rodoviária pegue uma van ou ônibus para o Sana.
  • De carro -
    • A partir do Rio de Janeiro - Pegar a Ponte Rio-Niterói e seguir pela Rodovia Rio-Manilha até a BR-101. Seguir pela BR-101 até a cidade de Casimiro de Abreu. Ao passar pela Rodoviária de Casimiro de Abreu, deve-se cruzar para o lado esquerdo da pista e virar ao lado da Lanchonete Patropi, na estrada Serra-Mar (RJ-142). Seguir por 26km até o centro do Arraial do Sana, sendo 18km de asfalto e o restante de estrada de chão.

Como chegar a partir da Rodoviária Novo Rio

Como chegar a partir do Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim

Dirigir-se à Rodoviária Novo Rio e de lá tomar um ônibus para Casimiro de Abreu. Ao chegar na rodoviária pegue uma van ou ônibus para o Sana.

Como chegar a partir do Aeroporto Santos Dumont

Como chegar a partir de Niterói

• De carro -
    • A partir do Rio de Janeiro - Pegar a Rodovia Rio-Manilha até a BR-101. Seguir pela BR-101 até a cidade de Casimiro de Abreu. Ao passar pela Rodoviária de Casimiro de Abreu, deve-se cruzar para o lado esquerdo da pista e virar ao lado da Lanchonete Patropi, na estrada Serra-Mar (RJ-142). Seguir por 26km até o centro do Arraial do Sana, sendo 18km de asfalto e o restante de estrada de chão.

Mapa

{{#display_point:-22.344731,-42.201508 |service=googlemaps |zoom=15 |height=420 |width=600 |autozoom=off |types=hybrid,satellite,physical |type=normal }}

Ligações Externas

• Consultar o verbete Arraial do Sana no Wikipedia para saber mais sobre a história do local.

Não encontrou a informação que procura?
Nos envie sua dúvida e lhe responderemos o mais rapidamente possível. E você ainda estará nos ajudando a tornar o WikiRio ainda mais completo.

Entre em contato com o WikiRio

ATENÇÃO: AS INFORMAÇÕES AQUI CONTIDAS SÃO FRUTO DO ESFORÇO DOS COLABORADORES DO SITE E OS DADOS ORA DISPONIBILIZADOS, PODEM CONTER INCONSISTÊNCIA OU DESATUALIZAÇÃO. O WIKIRIO RECOMENDA QUE SE FAÇAM CONSULTAS EM OUTROS MEIOS COM O INTUITO DE CERTIFICAR-SE DAS INFORMAÇÕES SUPRACITADAS.
Para saber mais sobre nossa política de conteúdo, clique aqui.