Pão de Açúcar


De WikiRio
Ir para: navegação, pesquisa

COMO CHEGAR | PREÇO | QUANTO CUSTA | HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO | TRILHA

Ver também: Morro da Urca, Bondinho do Pão de Açúcar e Morro do Pão de Açúcar

Pão de Açúcar

Índice

Bondinho do Pão de Açúcar.

O Pão de Açucar, que consiste na verdade em 2 montanhas, é um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro. Para se chegar ao topo o visitante sobe nos famosos bondinhos envidraçados, que saem da Praia Vermelha. A primeira parada é no Morro da Urca, que fica a 220 metros acima do nível do mar. A segunda parada é no Morro do Pão de Açúcar que fica a 396 metros. O percurso total de 1.330 metros é feito em 6 minutos.

Lá de cima tem-se uma vista espetacular de vários pontos da cidade, como as praias do Leme, Copacabana, Ipanema, Flamengo, Leblon, Pedra da Gávea, maciço da Tijuca, Corcovado com a estátua do Cristo Redentor, Baía de Guanabara, enseada de Botafogo, centro da Cidade, Aeroporto Santos Dumont, Ilha do Governador, Niterói, Ponte Rio-Niterói e, ao fundo, a Serra do Mar e o pico Dedo de Deus.


Antigo bondinho em manutenção.
O Pão de Açúcar é a segunda atração obrigatória, depois do Cristo Redentor! Primeiro, se você tiver disposição para encarar o bondinho, irá adorar a aventura! É preciso pegar um teleférico que vai do chão até a primeira montanha, e depois pegar outro bondinho até a montanha maior. No início a altura é assustadora mas você esquece quando começa a ver a paisagem. É realmente uma experiência única. Quando saí do primeiro bondinho, logo vi inúmeros miquinhos. Eles estão por toda a parte! De lá se tem uma visão excelente da cidade e do Corcovado!

—Sônia Cristina

Concebida para o divertimento das de pessoas num local privilegiado pela beleza panorâmica, a ligação entre os morros através do teleférico foi concluída em 1912 e rapidamente tornou o lugar numa atração mundialmente famosa. Na atualidade,a visão dos bondinhos em seu constante vaivém está incorporada à paisagem carioca.


DICA: Procure subir o bondinho com o tempo bom. Não faz sentido chegar lá em cima e ficar envolto em nuvens, sem poder ver nada.


Algumas agências de turismo oferecem visitas guiadas ao Pão de Açúcar, que incluem ainda visitas ao centro histórico do Rio, Maracanã e a Catedral Metropolitana. A duração destes passeios é de 4 horas, saindo de manhã e à tarde.


Fui ao Pão de Açúcar e me apaixonei pela visão lá de cima. É Fantástico! Só aviso que o valor do lanche lá de cima é meio salgado. Mas vale a pena. É tudo muito lindo.

—Beth J./Goiás


O Complexo Turístico dispõe de elevadores para portadores de necessidades especiais e banheiros adaptados no Morro da Urca e no Morro Pão de Açúcar.


Os morros da Urca e do Pão de Açúcar compõem, desde 2006, um monumento natural, criado por decreto municipal. O conjunto de montanhas é tombado ainda pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desde 1973.

Informações

Preço

  • O preço do trajeto até o Morro da Urca custa R$26,00 e até o Pão de Açúcar custa R$53,00. (preços coletados em outubro/2012)
  • Desconto de 50% para menores de 12 anos, moradores do Rio de Janeiro e adjacências que levarem comprovante de residência, idosos com mais de 60 anos e portadores de deficiência física.

Horários


Duração da Viagem
  • Praia Vermelha/Morro da Urca: 3 minutos.
  • Morro da Urca/Pão de Açúcar: 3 minutos.
  • Praia Vermelha/Morro da Urca:até 6 m/s (21.6Km/h)
  • Morro da Urca/Pão de Açúcar:até 10 m/s (31Km/h)
Pão de Açúcar.

O que fazer lá em cima

O que fazer nas proximidades

Onde fica

The media player is loading...

Como Chegar

Como chegar ao Pão de Açúcar

O Pão de Açúcar fica na Praia Vermelha no bairro da Urca. Pode-se chegar das seguintes maneiras:

  • De ônibus - Alguns ônibus te levam até lá como o 107 (Central-Urca) e 511/512 (Urca-Leblon, circular).
  • De Metrô - Comprar bilhete Integração Metrô-Ônibus, saltar na Estação Botafogo e pegar o ônibus integração 511A e saltar na Avenida Pasteur, próximo ao número 458. Caminhar 3 minutos até o local.
  • De táxi - Para quem está hospedado na Zona Sul ir de táxi é relativamente barato, além de confortável e seguro. Mas atenção: Alguns taxistas são desonestos, então exija que seja cobrado o valor do taxímetro.
  • Lá em cima - Estando lá em cima, tudo é feito a pé pois as distâncias são bem curtas. O visitante que chega ao Morro da Urca vindo da estação da Praia Vermelha, caminha aproximadamente 300 metros em direção ao outro lado do morre para pegar outro teleférico na estação que liga o Morro da Urca ao Morro do Pão de Açúcar.

Como chegar a partir da Rodoviária Novo Rio

Como chegar a partir do Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim

Como chegar a partir do Aeroporto Santos Dumont

Como chegar a partir de Niterói

4- Caminhar 3 minutos até o local.

Trilha até o Morro da Urca

Existe uma trilha no meio do mato que leva até o primeiro morro (Morro da Urca. Caso opte por não utilizar os bondinhos, e queira subir pela trilha, você encontra informações na página especial sobre a Trilha. DICA: Pode-se descer de bondinho do Morro da Urca após as 19:00h de graça.

Fotos
Vídeos
Wikipédia
Webcams
Carregando mapa...

Curiosidades

Pão de Açúcar e Morro da Urca.
  1. O Pão de Açúcar é um maciço de granito Gnaisse facoidal de aproximadamente 600 milhões de anos.
  2. Em 1º de março de 1565 Estácio de Sá fundou a Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro aos pés do Pão de Açúcar por ser área de fácil defesa. O local permitia, não só a observação de qualquer movimento de entrada e saída de embarcações da baía, como dificultava a visão interna de todos os possíveis invasores.
  3. O teleférico do Pão de Açúcar, inaugurado em 1912, foi o primeiro instalado no Brasil e o terceiro no mundo e ajudou a divulgar o país no exterior, contribuindo para o desenvolvimento do turismo nacional.
  4. O nome Pão de Açúcar se espalhou pelo mundo a partir da segunda metade do século XIX, quando o Rio de Janeiro recebeu as missões artísticas do desenhista e pintor alemão Johann Moritz Rugendas e do artista gráfico francês Jean Baptiste Debret que, em magníficos desenhos e gravuras, exaltaram a beleza do Pão de Açúcar.

Ligações externas

  • Consultar o verbete Pão de Açúcar no Wikipedia para saber mais sobre a história do local.

"Mirante" não está na lista de valores possíveis (Arco, Centro Cultural, Edifício, Estátua, Favela, Fonte, Forte, Memorial, Monumento, Museu, Palácio, Paisagem, Parque, Praça, Praia, Relógio) para esta propriedade.


| More