Torne-se um colaborador do WikiRio
> Saiba mais <

Plano Inclinado do Morro Dona Marta


De WikiRio
Ir para: navegação, pesquisa

Elevador do Dona Marta / Elevador do Santa Marta / Elevador da Favela

Em 2006, durante as obras do plano inclinado.
Vista a partir da estação 5 ao entardecer. É possível ver Cristo, Lagoa, morro Dois Irmãos, Copacabana, Jardim Botâncio, entre outros.
Elevador do plano inclinado, responsável por transportar moradores e turistas.
Antes de subir o morro me informei sobre a segurança do local com um policial que estava em uma viatura estacionada no acesso da favela. Ele me garantiu que era seguro e, de fato, não me senti ameaçado em nenhum momento dentro da favela. A população local foi bastante gentil comigo.

—Sérgio-RJ

Os carros do plano inclinado funcionam sobre trilhos e são movimentados por motores que puxam contrapesos presos por cabos de aço à parte inferior do veículo. O trajeto possui 340 metros e o percurso total (da estação 1 a 5) leva 10 minutos.

O sistema conta com duas vias. O primeiro trecho compreende as Estações 1 a 3, enquanto o segundo vai da 3 à 5.

  • Estação 1 - Ponto de partida.
  • Estação 2 - Acesso para a sede do grupo Costurando Idéias. O ateliê funciona de segunda a sábado e oferece roupas e acessórios produzidos pelos próprios moradores.
  • Estação 3 - Estação de baldeação entre as linhas. Uma perfeita sincronia garantes que os carros sempre estejam juntos nesta parada, de forma que ninguém desembarca e fica aguardando o outro carro. Acesso ao prédio colorido, apelidado de "Jambalaya" pelos moradores.
  • Estação 4 - Acesso à Laje do Michael Jackson, local onde o cantor norte-americano gravou um videoclipe e entrou para a história da comunidade.
  • Estação 5 - Parada final no topo do morro, onde se tem ótima vista da cidade. Subindo um pouco mais e passando pela UPP, chega-se ao "Pedrão", mirante natural com ótima vista para a Enseada de Botafogo.
DICA: O finalzinho de tarde é espetacular lá de cima. Do ângulo em que fica a Estação 5, o pôr-do-sol no oceano faz reflexo na Lagoa Rodrigo de Freitas, formando uma imagem de deixar qualquer um de queixo caido!

Segurança no local

A Favela Santa Marta, que foi pacificada através da implementação de uma UPP em 19 de dezembro de 2008, opera com 123 recrutas preparados em um curso de especialização em segurança pública. Desde então o local tem experimentado uma inédita tranquilidade e, ao que tudo indica, o crime organizado foi completamente desfeito, tornando a comunidade um ambiente seguro para os moradores e também os visitantes.

Opinião do WikiRio

O passeio vale a pena pela experiência de entrar em uma favela, e também pela espetacular vista que se tem de lá de cima.

Nota: Star.pngStar.pngStar.pngStar.png

Observação: O WikiRio é um site independente e não recebe nenhum tipo de remuneração por suas recomendações.

O que fazer

A favela pode ser conhecida por conta própria, mas caso você prefira visitar a comunidade com a ajuda de um local, o guia Barbosa oferece este serviço. Pode-se contactá-lo pelo telefone (021) 7141-1238 ou através do email barbosa.toursantamarta@gmail.com.

The media player is loading...

Atrações da favela

  • Mirante da Estação 5 - Por ser a estação mais alta, é também o local onde pode-se ter uma vista mais abrangente desta parte da Zona Sul.
  • Mirante do Pedrão - Lá em cima, depois da UPP, existe uma pedra de onde se avista a Baía de Guanabara e seu entorno. Leve máquina fotográfica pois de lá se tem um dos melhores ângulos para fotografar o Pão de Açúcar.
  • Laje do Michael Jackson - Local onde o cantor gravou em 1996 uma parte do clipe “They don’t care about us”. No local existe uma estátua de bronze em homenagem ao pop-star.

Comer e Beber

  • Loja de Conveniência do Posto Shell - Em frente à entrada da favela existe uma loja de conveniência que funciona 24 horas e vende salgados, biscoitos, doces etc.
  • Barraquinhas - Na entrada da favela existem diversas barraquinhas que vendem biscoitos e salgados.
  • Bar do Zequinha - Este bar funciona de 11:00h à meia noite.
    • Endereço: Rua do Mengão s/n (descer na Estação 2 ou 3 do plano inclinado)
    • Telefone: (021) 3185- 0715.
  • Bar do João - Este bar, que fica em frente à quadra da escola de samba Mocidade Unida do Santa Marta, funciona diariamente, das 8:00h até o último cliente.
    • Endereço: Rua Jupira, 72
    • Telefone: (021) 8294-7775.

Esporte Radical

  • Downhill de bike - O ciclista sobe com a bicicleta pelo elevador da favela até a estação 5, segue até a UPP e de lá de cima desce ladeira abaixo, num visual espetacular.
Estação 1 do Plano Inclinado do Morro Dona Marta, ponto de partida para subir a favela.

Onde fica

Como Chegar

Mapa

INSTRUÇÔES: Clique em + para ampliar, - para reduzir, Satélite para ver imagem de satélite e clique e arraste em qualquer lugar no mapa para mover.
Fotos
Vídeos
Wikipédia
Webcams
Carregando mapa...

Mais informações

  • Telefone:
  • Horário de funcionamento: Todos os dias, das 6:30h à meia noite.
  • Preço: Gratuito.

Não encontrou a informação que procura?
Nos envie sua dúvida e lhe responderemos o mais rapidamente possível. E você ainda estará nos ajudando a tornar o WikiRio ainda mais completo.

Entre em contato com o WikiRio


ATENÇÃO: AS INFORMAÇÕES AQUI CONTIDAS SÃO FRUTO DO ESFORÇO DOS COLABORADORES DO SITE E OS DADOS ORA DISPONIBILIZADOS, PODEM CONTER INCONSISTÊNCIA OU DESATUALIZAÇÃO. O WIKIRIO RECOMENDA QUE SE FAÇAM CONSULTAS EM OUTROS MEIOS COM O INTUITO DE CERTIFICAR-SE DAS INFORMAÇÕES SUPRACITADAS.
Para saber mais sobre nossa política de conteúdo, clique aqui.


| More