Torne-se um colaborador do WikiRio
> Saiba mais <

Vista Chinesa


De WikiRio
Ir para: navegação, pesquisa

O mirante

Vista Chinesa

Famosa por ter um mirante com uma maravilhosa vista da cidade do Rio de Janeiro, que inclui o Cristo Redentor, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Pão de Açúcar e as praias da Zona Sul, a Vista Chinesa é um dos maiores pontos turísticos do Rio de Janeiro. A construção em estilo oriental fica a 380 metros de altura e está localizada na Floresta da Tijuca, parte integrante do Parque Nacional da Tijuca. É considerado o maior monumento em homenagem a um país oriental de toda a América Latina e ganhou um prêmio na China como melhor portal chinês fora do país.

Sua arquitetura apresenta a estrutura de um templo com características orientais; um pagode chinês, hexagonal, feito com troncos semelhantes aos do bambu e em cujas colunas, dos dois estágios, encontram-se gárgulas com formato de cabeça de dragão nas extremidades superiores.

O monumento é frequentado por um grande número de pessoas, dentre elas turistas e atletas que praticam esportes radicais como mountain bike.

Curiosidade: A Vista Chinesa tem esse nome por ser uma homenagem à presença chinesa no Brasil, que se iniciou em meados do século XIX com a vinda dos primeiros agricultores chineses para a cidade do Rio de Janeiro com o objetivo de cultivar chá. Entretanto, mostrando-se essa uma empresa falida, muitos foram deslocados posteriormente para outras ocupações. Foi o que aconteceu com os trabalhadores que, não demonstrando qualquer habilidade para a agricultura, foram utilizados na construção da estrada, existente desde 1856, que liga o Jardim Botânico ao Alto da Boa Vista. Em 1844, um mapa da área registrava uma edificação denominada "Casa dos Chinas", provavelmente o que viria a ser, anos mais tarde, em 1903, o pavilhão da Vista Chinesa.
Vista do mirante da Vista Chinesa.

O que fazer no local

  • Passeios - A Vista Chinesa é um ótimo lugar para se visitar em um delicioso final de semana ensolarado, em que você possa mesclar a visita ao mirante com, por exemplo, uma trilha pela Floresta da Tijuca ou uma visita às Paineiras. Você também pode tomar um maravilhoso café da manhã no Café Du lage, no Parque Lage, antes de subir para a Vista Chinesa.
  • Andar de bicicleta - Atualmente, muitas pessoas vão pedalar no local. Alguns grupos se encontram em locais no Jardim Botânico para subirem juntos até a Vista e, depois, esticam a pedalada ou caminhada até outros locais como a Mesa do Imperador e as próprias Paineiras. Mas, atenção! A subida é pesada, desaconselhável para iniciantes. Até mesmo por questões de segurança, o ideal é que você leve alguém para andar com você. Não vá sozinho, procure ir com os amigos, namorado(a) ou família.

O que fazer nas proximidades

  • 4,4 km – Pedra Bonita – Montanha com 696 metros de onde é possível se ter um dos melhores visuais da cidade. A trilha para a Pedra Bonita é relativamente fácil e lá encontramos várias atividades esportivas como vôo livre, caminhadas e alpinismo.
  • 5,5 km – Pedra da Gávea – É um monumento natural de gnaisse com topo de granito subindo a 842 metros acima do nível do mar. É o maior bloco de pedra a beira mar do planeta e a vista de seu topo é considerada por muitos a mais bonita do Rio de Janeiro.
  • 7,8 km – Paineiras – Parte igualmente integrante do Parque Nacional da Tijuca, é um delicioso local com cachoeira e trilhas.
  • 9 km – Parque Lage – Importante parque público da cidade tombado pelo IPHAN como patrimônio histórico e cultural do Rio de Janeiro. Nele, encontra-se a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, que oferece delicioso café da manhã.

Onde comer e beber

Não há nenhum estabelecimento que venda alimentos próximo à Vista Chinesa. É aconselhável que o visitante coma algo antes ou leve um lanche para comer no passeio.



Endereço

Estrada da Vista Chinesa, - Alto da Boa Vista (Zona Norte) - Rio de Janeiro
Fotos
Vídeos
Wikipédia
Webcams
Carregando mapa...

Como chegar

  • De ônibus - Não há ônibus que vá direto para a Vista Chinesa. Porém há a opção de ir até a Estrada do Joá, próximo ao número 450. Lá, você pega o ônibus E08A, em direção ao Alto da Boa Vista. Você desce na Rua Boa Vista, próximo ao número 719, e caminha até a Vista Chinesa.
  • De carro - É a opção mais cômoda. Os principais acessos são pelo bairro do Jardim Botânico e Cosme Velho.

Ligações Externas

  • Consultar o verbete Vista Chinesa no Wikipedia para saber mais sobre a história do local.

| More