LIERJ

De WikiRio
(Redirecionado de LESGA)

Em 15 de julho de 2008, sete presidentes de agremiações do então Grupo de acesso A decidiram fundar a então LESGA, com o intuito de se unir e projetar o que pensavam ser o melhor para esse grupo. assim como foi no dia 7 de agosto, com a entrada de mais três agremiações. a partir daí, separam-se da AESCRJ e criaram uma associação própria, a LESGA, que passou a gerenciar os desfiles, repassando os lucros para as escolas de samba do Grupo de acesso A. em seu primeiro ano, a LESGA alterou o regulamento que subia e descia uma. sendo que por represália, a AESCRJ decidiu que subia duas. causando o maior reboliço entre as entidades, que teve de ser intervida pela RIOTUR e AESCRJ ficou definido que em 2010 seriam 12 escolas, com duas caindo para o Grupo Rio de Janeiro 1 (antigo Grupo de acesso B), e uma sendo promovida para o Grupo de acesso A, o mesmo regulamento irá servir para o carnaval 2011, a partir de 2012, voltou a ser pelo regulamento antigo, mais poderá ter mudanças devido a uma proposta de dois dias com 12 ou 14 escolas.

Após o carnaval 2010, um movimento liderado por dez das doze escolas do Grupo B (na epóca Grupo Rio de Janeiro 1), em que contrárias a sdministração da AESCRJ. fez com que essas fossem filiadas a LESGA. devido a problemas na apuração de 2012 do grupo de acesso A, onde devido a quebra de contrato com a RIOTUR, por não rebaixar ninguém, a LESGA passou a ser carta fora do baralho na organização desses desfiles. a qual, havia a hipótese da criaçã da LICAESA. mas por meio de uma plenária, fez com que ficassem mesmo com a LESGA. cujo numa assembleia de 27 de Março do mesmo ano, pela qual definiu Déo Pessoa como o segundo presidente a assumir a entidade. e que meses depois, após plenária fosse decidido que passaria a ser chamar LIERJ. Onde em seu primeiro ano, contou com o então presidente da LIESA (Jorge Castanheira) como seu consultor, onde em menos de um ano, fundi-se as escolas de samba do Grupo de acesso A e B. formando assim a Série Ouro, que depois chamou-se de Série A. que teve seu sorteio, junto com o Especial. em que desfilam inicialmente entre 45 e 55 minutos, com quatro alegorias.

Em 2015, administrou também os desfiles realizados na Estrada Intendente Magalhães, tudo isso se deve a crise interna envolvendo a AESCRJ, fazendo com que o poder público não liberasse a subvenção se for para tradicional liga e carnaval. e após seis anos a frente do comando da entidade, Déo Pessoa deixou o cargo e assumindo o então vice-presidente Renato Thor que devido a denúncia a não prestação de contas, deveria ter deixado a presidência, mas devido ao racha que culminou na criação da LIGA-RJ, voltou atrás e após assembleia realizada no fim de Maio, oi aprovada as contas das gestões anteriores e a presidência, agora sob comando do ex-presidente da Sossego Wallace Palhares.

Presidentes

Presidente Período Entidade
Reginaldo Gomes 2008-2012 LESGA
Déo Pessoa 2012-2018 LIERJ
Renato Thor 2018-2019
Wallace Palhares 2019-atualmente

Endereço

Localização Rua Beneditinos, 10 - Salas 702 e 703, Centro (Rio de Janeiro)
Telefone (21) 2223-0915
Website http://www.lierj.com.br/
Facebook https://www.facebook.com/Lierj/


Predefinição:Escolas de samba