Os melhores chefs do Rio de Janeiro

De WikiRio
Ir para: navegação, pesquisa
Banner-Gastronomia.jpg





OS MELHORES CHEFS DO RIO DE JANEIRO

  • Roberta Sudbrack - Roberta Sudbrack descobriu a paixão pela culinária quando teve de cozinhar pela primeira vez, aos 23 anos. Nas mãos tinha uma abobrinha e uma berinjela. Alguma coisa aconteceu naquele momento, quando ela ainda estudava veterinária em Washington. Lá, passou a pesquisar as aulas de culinária, que eram caras, e fez o seu próprio laboratório, treinando cortes, base de molhos e temperos. Quando voltou para o Brasil, foi contratada para preparar pequenos jantares. Eis que um deles foi na casa do então ministro da Justiça José Gregório, e um dos convidados era o presidente Fernando Henrique Cardoso. Em duas semanas, veio o convite, prontamente aceito, e Sudbrack se tornou a primeira chef do Palácio da Alvorada. “Os convidados falavam de economia, de política externa e paravam para prestar atenção na comida”, conta. Bem, foram mais de quarenta banquetes preparados para autoridades; o último deles para o Príncipe Charles, que possuía uma restrição enorme de alimentos, restando poucas opções, como as carnes de caça, os cogumelos e os legumes orgânicos. “Adaptei o fish and chips inglês e usei produtos da horta que eu havia feito com dona Ruth. Ele elogiou muito e ainda pediu a receita”, diverte-se. Após sete anos de Alvorada, Roberta veio para o Rio e abriu o próprio restaurante, em 2005, preparando os alimentos com “técnica e emoção”. É na madrugada, quando conversa com pescadores e demais fornecedores, que decide o que será servido no almoço e no jantar. “É a natureza quem determina. Só oferecemos o que há de melhor naquele dia”, sentencia. Roberta busca levar os alimentos mais simples para a alta gastronomia. Pesquisa novas formas de oferecer alimentos, muitas vezes, renegados pela culinária sofisticada. Como as sementes de quiabo, que fazem um sucesso enorme na forma de caviar. É com muita reflexão, paixão e dedicação que Roberta passa seus dias e suas noites na cozinha do restaurante. Plena de que fez a escolha certa.
    • Endereço - Rua Lineu de Paula Machado, 916 - Jardim Botânico
    • Telefone - (21) 3874-0139
  • Francisco Ferro - Antiquárius Grill



    O MELHOR DA GASTRONOMIA

Destaque restaurante ten kai.jpg
Destaque restaurante porcao rios.jpg
Destaque restaurante via sete.jpg
Destaque restaurante alessandro e frederico.jpg
No meio de tantas opções, separamos aquelas que são capazes de proporcionar as melhores experiências gastronômicas da cidade do Rio. Asiático, francês, italiano, brasileiro, massas, frutos do mar, feijoada. Selecionamos os melhores estabelecimentos em cada categoria. Confira! Preparamos uma lista com os lugares imperdíveis para os amantes de vinhos. Esta lista foi feita para quem acha que a primeira refeição do dia é também a mais importante.

VEJA TAMBÉM:

TOP restaurantes de luxo
101 iguarias para provar antes de morrer
Melhores restaurantes com vista

Premiações na mídia

Sample-Restaurant-450x180-01.jpg
Sample-Restaurant-450x180-02.jpg
Sample-Restaurant-450x180-03.jpg
Sample-Restaurant-450x180-04.jpg
A publicação inglesa The Guardian fez uma lista dos melhores bares do Rio de Janeiro. Confira o resultado! Todo ano o Caderno Rio Show do Jornal O Globo elege os melhores estabelecimentos gastronômicos da cidade. Veja os ganhadores. A revista Veja, em sua edição carioca, selecionou os melhores estabelecimentos da cidade separados por categorias. O Guia Brasil, publicação turística da revista Quatro Rodas, elege anualmente os melhores estabelecimentos em várias áreas. Veja os restaurantes ganhadores deste ano.

VEJA TAMBÉM:

Cursos

Confira

Em outras cidades