Os melhores restaurantes de frutos do mar do Rio de Janeiro

De WikiRio
Banner-Gastronomia.jpg





MELHORES RESTAURANTES DE FRUTOS DO MAR NO RIO DE JANEIRO

  • Satyricon - O Satyricon trabalha com peixe fisgado de linha, o que impede que a pele do pescado amoleça. São peixes do mar que chegam todos os dias de Cabo Frio, frescos, ao restaurante. A base de ervas, legumes, saladas e pimentões vem da horta orgânica, em Búzios. Esses são alguns dos ingredientes que fazem do Satyricon o melhor restaurante de frutos do mar do Rio de Janeiro. O cardápio de comida mediterrânea com peixes crus, assados ou cozidos, muito azeite, legumes e ervas é, além de gostoso, supersaudável. Foi lá que, em 1993, quando Madonna veio ao Rio pela primeira vez, se deliciou com o pargo no sal grosso, antes de fazer seu show no Maracanã. Desde então, o prato se tornou um clássico do Satyricon, além de muito recomendado pela diva. Outro sucesso no cardápio é o peixe cru. Tartar e carpaccio ao estilo mediterrâneo, com ervas e azeite extravirgem. O Marenostrum, para duas pessoas, chega à mesa com porções de atum, robalo, pargo, olho de boi, tartar de salmão e atum. São receitas que ressaltam o frescor dos peixes, que fi cam expostos na bancada do restaurante de Ipanema. O Satyricon abriu sua primeira casa em Búzios, em 1981, com um ar descontraído, que lembra os italianos da Costa Mediterrânea. Com sua vista deslumbrante e pratos criados pelo italiano Miro Leopardi, rapidamente se tornou um sucesso na região, chegando ao Rio em 1985 para encantar de vez a cidade maravilhosa
    • Endereço - R. Barão da Torre, 192 - Ipanema / Telefone - (21) 2521-0627
    • Endereço - Orla Bardot, 500 - Búzios / Telefone - (22) 2623-2691
  • Bira - Filho da cozinheira da Tia Palmira, dona do primeiro e um dos restaurantes mais tradicionais da região, o pescador Bira herdou da mãe o talento para a cozinha. Suas famosas receitas à base de frutos do mar são saboreadas sem pressa diante do cenário deslumbrante, com vista para a Restinga de Marambaia. Entre as especialidades, pastéis de siri para abrir o caminho a pratos fartíssimos, que servem de duas a três pessoas, como o fi lé de robalo com arroz de camarão e a brasileiríssima moqueca de robalo com camarão, todos acompanhados de farofa de dendê.
  • Sobrenatural - No coração de Santa Teresa, o simpático restaurante de ambiente rústico e descontraído volta a ter rodas de samba nas sextas, a partir das 19h. No fi m de semana, é bom se preparar: há fi las de turistas e cariocas em busca dos pratos à base de peixes e frutos do mar, muitos de inspiração baiana, como o bobó de camarão e o arroz de açafrão com frutos do mar, ambos para duas pessoas. Para abrir os trabalhos, casquinha de siri.
    • Endereço - Rua Almirante Alexandrino, 432 - Santa Teresa
    • Telefone - (21) 2224-1003
  • Albamar - O restaurante da torre remanescente do Mercado da Praça XV andava decadente até a chegada do chef Luiz Incao, que veio do Copacabana Palace em 2009 para iniciar a recuperação. A vista panorâmica da Baía de Guanabara continua imbatível.
    • Endereço - Praça Marechal Âncora, 186 - Centro
    • Telefone - (21) 2240-8378/8428
  • A Marisqueira - Comandado por uma dupla de Joaquins, portugueses com certeza, o restaurante mantém a fama com o bacalhau à Mário Soares, degustado pelo próprio ex-presidente lusitano: posta frita no alho, com batata, molho de pimentão, tomate e cebola.
    • Endereço - Rua Barata Ribeiro, 232, loja A - Copacabana
    • Telefone - (21) 2547- 3920
  • La Plancha - O restaurante espanhol conta como trunfo os ingredientes frescos do Mercado do Produtor, ali em frente. No ambiente bem despojado, a parrillada de frutos do mar é o prato mais pedido.

, tel. 3325-3383

  • Fasano al Mare - Projeto pelo designer Philippe Starck, o restaurante da grife Fasano resgata os sabores do Mediterrâneo. Da cozinha, orquestrada pelo chef Luca Gozzoni, saem pratos preparados com esmero e ingredientes fresquíssimos, como a cavaquinha em crosta de ervas e sopa de tomate.
    • Endereço - Av. Vieira Souto, 80 - Ipanema
    • Telefone - (21) 3202-4000
  • Marius Degustare - A culinária do Marius Degustare, instalado de frente para o mar do Leme, é inspirada na gastronomia brasileira e mediterrânea, com ingredientes saudáveis, leves e saborosos. O cardápio de degustação de uma grande variedade de peixes e mariscos inclui entradas, antepastos, acompanhamentos e sobremesa.
    • Endereço - Av. Atlântica, 290 - Copacabana
    • Telefone - (21) 2104-9000


    O MELHOR DA GASTRONOMIA

Destaque restaurante ten kai.jpg
Destaque restaurante porcao rios.jpg
Destaque restaurante via sete.jpg
Destaque restaurante alessandro e frederico.jpg
No meio de tantas opções, separamos aquelas que são capazes de proporcionar as melhores experiências gastronômicas da cidade do Rio. Asiático, francês, italiano, brasileiro, massas, frutos do mar, feijoada. Selecionamos os melhores estabelecimentos em cada categoria. Confira! Preparamos uma lista com os lugares imperdíveis para os amantes de vinhos. Esta lista foi feita para quem acha que a primeira refeição do dia é também a mais importante.

VEJA TAMBÉM:

TOP restaurantes de luxo
101 iguarias para provar antes de morrer
Melhores restaurantes com vista

Premiações na mídia

Sample-Restaurant-450x180-01.jpg
Sample-Restaurant-450x180-02.jpg
Sample-Restaurant-450x180-03.jpg
Sample-Restaurant-450x180-04.jpg
A publicação inglesa The Guardian fez uma lista dos melhores bares do Rio de Janeiro. Confira o resultado! Todo ano o Caderno Rio Show do Jornal O Globo elege os melhores estabelecimentos gastronômicos da cidade. Veja os ganhadores. A revista Veja, em sua edição carioca, selecionou os melhores estabelecimentos da cidade separados por categorias. O Guia Brasil, publicação turística da revista Quatro Rodas, elege anualmente os melhores estabelecimentos em várias áreas. Veja os restaurantes ganhadores deste ano.

VEJA TAMBÉM:

Cursos

Confira

Em outras cidades