Praia do Pepê

De WikiRio
Ir para: navegação, pesquisa

Praia do Pepê

Ver também: Praia da Barra e Praias da cidade do Rio de Janeiro

A praia

A Praia do Pepê é um trecho da praia da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, que fica entre o quebra mar e a barraca do Pepê.

O nome é uma homenagem a Pedro Paulo Guise Carneiro Lopes, o Pepê, que era o proprietário da barraca que até hoje existe naquele trecho. Pepê era, além de empresário da praia, praticante de esportes radicais e uma verdadeira alegoria do geração saúde carioca. Era surfista de renome, figurando durante muito tempo entre os 20 melhores surfistas do mundo, e tendo sido tricampeão brasileiro. Ao trocar o surf pelo voo livre, tornou-se campeão mundial em 1981, época em que a asa delta estava no auge de sua popularidade. Ele morreu tragicamente aos 34 anos, em 1991, num acidente de asa delta quando disputava o campeonato mundial no Japão.

Pepê foi o pioneiro na venda de sanduíches e sucos naturais numa época em que as barracas de praia tinham cardápios bastante restritos. Seus produtos conquistaram um público cativo entre surfistas, praticantes de voo livre e atletas em geral, o que acabou tornando aquele trecho da orla um dos mais bem frequentados do Rio.

A praia é uma das mais badaladas da cidade e parada obrigatória de artistas e de uma legião de corpos esculpidos em muita malhação.

O que fazer

  • Correr e caminhar - A faixa de areia é bastante larga, e há espaço a vontade para caminhada, corrida e outras atividades.
  • Andar de bicicleta - A ciclovia é um convite para percorrer o trecho de cerca de 17 quilometros até o Pontal de Sernambetiba.
  • Surf, windsurf, bodyboard e kitesurf - O mar deste trecho é propício para esportes aquáticos.
  • Banho de mar - Quanto à balneabilidade, ela decai à medida em que o banhista caminha em direção ao quebra mar (a desembocadura do Canal da Joatinga), pois ali o mar entra em contato com as águas da Lagoa da Barra. Portanto, opte por mergulhar no trecho em frente à Barraca do Pepê.
    • DICA: A situação das praias pode ser consultada no site do INEA.

O que fazer nas redondezas

A área está inserida no Jardim Oceânico, um bairro peculiar dotado de regras urbanísticas e limites construtivos diferenciados. O marco do início do desenvolvimento da Barra foi o projeto de urbanização de Lúcio Costa, um dos mentores de Brasília, datado de 1969, que estabeleceu grandes avenidas e espaços abertos, dotando aquela região de um padrão urbanístico bastante distinto daquele predominante no restante do Rio.

A região oferece ampla variedade de restaurantes, acomodações e serviços, atendendo a todos os gostos.

Onde Ficar

Onde comer

  • Bar do Oswaldo - Desde a década de 1970 é famoso por suas batidas.
    • Endereço: Estrada do Joá, 3896 - Barra da Tijuca
    • Telefone: (21) 2493-1840
  • Barraca do Pepê - Vende sanduíches naturais, sucos, açaí.
  • Azeitona - Na hora do almoço oferece pratos feitos, sempre com arroz, feijão e salada.
    • Rua Gilberto Amado, 348 / Loja G


Endereço

Avenida do Pepê, - Barra da Tijuca (Rio de Janeiro)
Carregando mapa...