Logo-novo.png
WIKIRIO *APOIA* O PARTIDO NOVO! Conheça mais clicando aqui!

Zona Oeste

De WikiRio
Ir para: navegação, pesquisa
Ver também: Zona Sul, Zona Norte e Zona Centro

A Zona Oeste

A Zona Oeste é a região menos densa do Rio de Janeiro. A região é composta tanto pela região da Barra da Tijuca na sua parte sul, uma das mais ricas da cidade, quanto por zonas industriais, com algumas áreas agrícolas, na sua parte norte, sendo muito acentuada diferença social entre as partes sul e norte da Zona Oeste.

Divide-se em duas grandes regiões separadas pelo Maciço da Pedra Branca (maior formação rochosa do Rio, que alcança 1025 metros de altitude): sudoeste e noroeste.

Zona Sudoeste

A Zona Sudoeste está situada a sul do Maciço da Pedra Branca, costeira em grande parte ao Oceano Atlântico, inclui a região da Barra da Tijuca e seus bairros Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Grande, Vargem Pequena e Jacarepaguá. A Barra da Tijuca se destaca por ser a região mais moderna e uma das mais desenvolvidas e ricas da cidade, sendo um grande pólo econômico, com setor terciário forte e sede de grande empresas, além de ser a maior contribuinte de impostos aos cofres municipais.

A Barra é uma extensa planície de ilhas barreiras que há poucas décadas era um grande areal, atravessa desde os anos 1980 por períodos de forte expansão econômica, atraindo alguns dos setores mais ricos da população, bem como empresas de luxo, grandes condomínios residenciais e shopping centers. O planejamento urbano da área, concebido no final dos anos 1960, se assemelha ao de Brasília, tendo também sido concebido por Lúcio Costa, contando ainda com urbanismos diferenciados como o Jardim Oceânico, Recreio e mais recentemente da Península, todo construído por uma empresa do ramo imobiliário.

Zona Noroeste

A Zona Noroeste é formada por bairros a norte do Maciço da Pedra Branca, conta com bairros tradicionais do subúrbio carioca e cujo desenvolvimento acompanhou a extensão da linha ferroviária já na primeira metade do século passado. Destacam-se os bairros de Realengo, Padre Miguel, Bangu, Campo Grande, Jardim Sulacap, Paciência e Santa Cruz.


Bairros da Zona Oeste

A

Anil

B

Bangu - Barra da Tijuca - Barra de Guaratiba

C

CamorimCampo dos Afonsos - Campo GrandeCidade de DeusColônia - Cosmos - Curicica

D

Deodoro

F

Freguesia de Jacarepaguá

G

Gardênia Azul - GericinóGrumariGuaratiba

I

Ilha de GuaratibaInhoaíbaItanhangá

J

Jacarepaguá - Jardim SulacapJoá

M

Magalhães Bastos

P

PaciênciaPadre MiguelPechincha - Pedra de Guaratiba - Praça Seca

R

Realengo - Recreio dos Bandeirantes

S

Santa CruzSantíssimoSenador CamaráSenador VasconcelosSepetiba

T

Tanque - Taquara

V

Vargem GrandeVargem PequenaVila Militar - Vila Valqueire - Vila Kennedy


Predefinição:Bairros da cidade do Rio de Janeiro