Logo-novo.png
WikiRio apoia o partido Novo! Conheça mais sobre o Partido clicando aqui!

Santa Cruz

De WikiRio
Ir para: navegação, pesquisa

COMO CHEGAR | HOSPEDAGEM | ATRAÇÕES | COMPRAS | BARES e RESTAURANTES | SEGURANÇA

Bairro Santa Cruz - Rio de Janeiro

Hangar do Zepellin.
Palacete Princesa Isabel.
A Ponte do Jesuítas é um sítio histórico bem preservado de Santa Cruz.

Santa Cruz é um bairro do Rio de Janeiro com mais de 440 anos de história e nele estão preservados importantes monumentos do passado colonial, imperial e republicano da cidade. Apesar de pouco valorizados pela população, são como um atrativo a mais para quem busca fugir do trivial roteiro turístico histórico e cultural da cidade.

Atrações do bairro

Santa Cruz esconde em suas ruas um passado histórico praticamente desconhecido. De antiga fazenda jesuítica a um dos maiores bairros da cidade do Rio de Janeiro, Santa Cruz passou por profundas transformações.

—Nireu Cavalcanti, escritor

  • Ponte dos Jesuítas: A Ponte do Guandu ou, como hoje é conhecida, Ponte dos Jesuítas foi concluída em 1752, com a finalidade de regular o volume das águas das enchentes e para facilitar a ligação de Santa Cruz com outras fazendas. Era uma ponte-represa. Possui quatro arcos chamados “óculos”, onde passavam as águas do Rio Guandu, que os padres, por meio de comportas de madeira, controlavam, retendo-as ou liberando-as conforme a ocasião exigisse. Ornamentada por colunas de granito com capitéis em forma de pinhas portuguesas, tem na parte central belas esculturas barrocas em que aparece uma espécie de brasão com o símbolo da Companhia de Jesus (IHS).
  • Hangar do Zeppelin: Nas dependências da Base Aérea de Santa Cruz, da Força Aérea Brasileira, trata-se de um hangar, edificação de grandes dimensões destinada a abrigar os dirigíveis alemães conhecidos como zeppelin. Encontra-se tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), desde 1998, recebendo a inscrição de tombamento nº 550.
  • Monumento ao Aviador de Caça: erigido a partir de projeto do arquiteto Oscar Niemeyer está localizado dentro da Base Aérea de Santa Cruz
  • Palacete Princesa Isabel: é um prédio de aspecto neoclássico, inaugurado em Dezembro de 1881, com o objetivo de abrigar a sede administrativa do antigo Matadouro de Santa Cruz. Em 1984, pelo Decreto Municipal nº4.538 o prédio foi considerado patrimônio cultural da cidade do Rio de Janeiro e foi tombado.
  • Marco Onze: O penúltimo dos Marcos Imperiais, feitos de pedra e instalados em 1826 limitando as onze léguas entre o antigo Morro do Castelo e o Palácio Imperial de Santa Cruz, é até hoje ponto de referência para os moradores da região.
  • Ruínas do Matadouro: O Matadouro de Santa Cruz foi uma importante unidade industrial para abastecimento de carne do município do Rio de Janeiro que funcionou do final do século XIX até a segunda metade do século XX no bairro de Santa Cruz. Possuía uma Vila Operária e uma antiga Estação ferroviária. Hoje funciona no local uma escola técnica profissionalizante.
  • Morro do Mirante: Ponto culminante da região central, abriga um observatório e um grande cruzeiro.
  • Fonte Wallace: Encontra-se instalada na Praça Dom Romualdo. É um dos exemplares presentes na cidade do Rio de Janeiro.
  • Residência Júlio Cesário de Melo: A casa que já pertenceu ao famoso senador da região hoje abriga a Casa SerCidadão, mais um espaço destinado a projetos sociais e educativos.
  • Solar dos Araújos: Datado de 1895, foi tombado pela Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro e hoje está anexado e preservado pelo Santa Cruz Shopping.

Nas proximidades

Comércio

  • Santa Cruz Shopping: Inaugurado em 2001, o shopping é considerado a melhor opção de compra no bairro. Conta com uma grande variedade de lojas, bancos, amplo estacionamento, praça de alimentação com vista panorâmica, serviços e ambiente climatizado.
  • Santa Cruz Feira Shopping: se caracteriza por ser um shopping popular onde se encontra de tudo a um baixo preço.
  • Centro Comercial Felipe Cardoso
  • Supermercado Prezunic
  • Hipermecados Extra
  • Supermercados Guanabara
  • Supermercados Atacadão

Comer e beber

  • Restaurantes fast food
    • Bob's
    • Mc Donald's
    • Habib's

Noite

<mediaplayer>http://www.youtube.com/watch?v=I4gf8HkjR3k</mediaplayer>

Lugares importantes no bairro

  • Cidade das Crianças - Parque aquático e recreativo público que conta com um moderno planetário em suas instalações. Fica localizado no Km 0 da BR-101 (Rodovia Rio-Santos). O acesso é precário para quem vem pela estrada do Guandú.
  • Lona Cultural Sandra de Sá - Espaço cultural em que se destaca uma grande lona fixa, na qual são desenvolvidas atividades teatrais, shows musicais, oficinas de teatro, dança, violão, artes visuais e artesanato.
  • Acadêmicos de Santa Cruz - Quadra de ensaios da escola de samba localizada na Reta da Base oferece projetos sociais para toda a comunidade além, é claro, de muito samba.
  • SESI/SENAI: A transferência para Santa Cruz da instituição SESI/SENAI de ensino profissionalizante está sendo fundamental para atender a demanda por mão-de-obra qualificada, dos novos empreendimentos industriais que aportam na região.

Onde fica

Santa Cruz está localizada na Zona Oeste da cidade e se limita com os bairros de Sepetiba, Paciência, Cosmos, Guaratiba, além dos municípios de Itaguaí e Seropédica.

Como Chegar

A partir da Rodoviária Novo Rio

  • De ônibus - A melhor opção é pegar os ônibus da linha S15 (Carioca-Cesarão) que passam pela Avenida Francisco Bicalho e seguem pela Avenida Brasil até o conjunto habitacional Otacílio Câmara em Santa Cruz.

A partir do Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim

A partir do Aeroporto Santos Dumont

Como transitar pelo local

{{

  1. display_point:-22.915782,-43.683597

|service=googlemaps |autozoom=off |zoom = 15 |kml=http://maps.google.com.br/maps?q=-22.915782,-43.683597&num=1&sll=-14.179186,-50.449219&sspn=44.419463,47.900391&ie=UTF8&ll=-22.915413,-43.683379&spn=0.012135,0.022724&z=16 }}

Moradores do bairro

Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, dados do Censo Demográfico 2000, Santa Cruz tem uma população total de 191.836 habitantes divididos entre a classe média, média-baixa e baixa. Destes, 98.923 residentes são do sexo feminino e 92.913 residentes são do sexo masculino. Dados também contam um total de 52.983 domicílios. Indicadores sociodemográficos deste mesmo censo apontam um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,742, que o coloca na 119ª posição entre os bairros do Rio de Janeiro.

A presença de descendentes de antigos imigrantes das mais diversas origens é marcante e perceptível. No passado, árabes e italianos foram os responsáveis pela expansão do comércio local e os japoneses pelo desenvolvimento da agricultura.

Também é grande a presença de migrantes nordestinos e a influência de sua cultura.

Referências

Ligações Externas

Bairros do Rio de Janeiro
Zona Central BenficaCajuCatumbiCentroCidade NovaEstácioGamboaLapaMangueiraPaquetáRio CompridoSanta TeresaSanto CristoSão CristóvãoSaúdeVasco da Gama
Zona Norte AboliçãoAcariÁgua SantaAlto da Boa VistaAnchietaAndaraíBancáriosBarros FilhoBento RibeiroBonsucessoBrás de PinaCachambiCacuiaCampinhoCascaduraCavalcanteCocotáCoelho NetoColégioComplexo do AlemãoCordovilCosta BarrosDel CastilhoEncantadoEngenheiro LealEngenho da RainhaEngenho de DentroEngenho NovoFreguesia da IlhaFundãoGaleãoGrajaúGuadalupeHigienópolisHonório GurgelInhaúmaIrajáJacaréJacarezinhoJardim AméricaJardim CariocaJardim GuanabaraLins de VasconcelosMadureiraManguinhosMaracanãMaréMarechal HermesMaria da GraçaMéierMoneróOlariaOswaldo CruzParada de LucasParque AnchietaPavunaPenhaPenha CircularPiedadePilaresPitangueirasPortuguesaPraça da BandeiraPraia da BandeiraQuintino BocaiuvaRamosRiachueloRibeiraRicardo de AlbuquerqueRochaRocha MirandaSampaioSão Francisco XavierTauáTijucaTodos os SantosTomás CoelhoTuriaçuVaz LoboVicente de CarvalhoVila da PenhaVigário GeralVila IsabelVila KosmosVista AlegreZumbi
Zona Sul BotafogoCateteCopacabanaCosme VelhoFlamengoGáveaGlóriaHumaitáIpanemaJardim BotânicoLagoaLaranjeirasLeblonLemeRocinhaSão ConradoUrcaVidigal
Zona Oeste AnilBanguBarra da TijucaBarra de GuaratibaCamorimCampo dos AfonsosCampo GrandeCidade de DeusCosmosCuricicaDeodoroFreguesia de JacarepaguáGardênia AzulGericinóGrumariGuaratibaInhoaíbaItanhangáJacarepaguáJoáMagalhães BastosPaciênciaPadre MiguelPechinchaPedra de GuaratibaPraça SecaRealengoRecreio dos BandeirantesSanta CruzSantíssimoSenador CamaráSenador VasconcelosSepetibaSulacapTanqueTaquaraVargem GrandeVargem PequenaVila MilitarVila Valqueire

Não encontrou a informação que procura?
Nos envie sua dúvida e lhe responderemos o mais rapidamente possível. E você ainda estará nos ajudando a tornar o WikiRio ainda mais completo.

Entre em contato com o WikiRio


ATENÇÃO: AS INFORMAÇÕES AQUI CONTIDAS SÃO FRUTO DO ESFORÇO DOS COLABORADORES DO SITE E OS DADOS ORA DISPONIBILIZADOS, PODEM CONTER INCONSISTÊNCIA OU DESATUALIZAÇÃO. O WIKIRIO RECOMENDA QUE SE FAÇAM CONSULTAS EM OUTROS MEIOS COM O INTUITO DE CERTIFICAR-SE DAS INFORMAÇÕES SUPRACITADAS.
Para saber mais sobre nossa política de conteúdo, clique aqui.