Guaratiba

De WikiRio
Ir para: navegação, pesquisa

COMO CHEGAR | HOSPEDAGEM | ATRAÇÕES | COMPRAS | BARES e RESTAURANTES | SEGURANÇA

Ver também: Barra de Guaratiba, Ilha de Guaratiba e Pedra de Guaratiba
Esta página é um esboço
Este artigo possui pouca informação e precisa que os usuários ajudem a expandi-lo. Por isso, se você souber de alguma informação que possa ser útil, pedimos que colabore. A sua contribuição será traduzida para outros idiomas e você estará ajudando pessoas do mundo inteiro!

Você pode inserir novas informações com muita facilidade. Para isto basta clicar em Editar que está localizado na parte de cima desta página, e começar a escrever.

Guaratiba

Vista aereá de Guaratiba.
Guaratiba é um extenso bairro da cidade do Rio de Janeiro. Compreende toda a região que engloba os sub-bairros de: Pedra de Guaratiba, Ilha de Guaratiba e Barra de Guaratiba. Atualmente a região destaca-se também, além de sua interessante paisagem, pela variedade de bares e restaurantes especializados em frutos-do-mar. Encravada ao pé da Grota Funda, extendendo-se até a Baía de Sepetiba, abrangendo os seus canais de acesso, bem como a barra para o oceano, Guaratiba é um dos bairros que apresenta uma das menores densidades demográficas da cidade do Rio de Janeiro. Sua situação demográfica assemelha-se, ainda hoje, a do Recreio dos Bandeirantes no início da década de 80, ou a da Barra da Tijuca na década de 70. Devido à sua grande extensão territorial, é divido em sub-regiões ou sub-bairros, todas elas ainda dispondo de grandes áreas desocupadas, e previsões para loteamentos futuros, que apresentam, em sua maioria, uma vegetação rasteira, apicum e grandes manguezais. Em suas encostas, encontram-se também muitos bananais. O bairro inclui ainda outros sub-bairros menos conhecidos, como Santa Clara, Correia - onde se situa a empresa multinacional Michelin, o Jardim Maravilha, o Jardim Cláudia Maria e o Jardim Cinco Marias (Antiga Covanca), como também parte do Monteiro, divisa com o bairro Campo Grande, junto ao rio Cabuçu, um dos afluentes do rio Piraquê, que desemboca na Baía de Sepetiba.


Curiosidade: O nome Guaratiba surgiu de uma palavra indígena que quer dizer lugar onde tem muito Guará: “guará”, que quer dizer “ave”; e “tiba”, que significa “lugar onde há muita coisa reunida.” Daí: “Guaratiba”.
Curiosidade: Em 1710, Duclerc impedido de invadir a cidade pela Baía de Guanabara, invadiu por Barra de Guaratiba.



Barra de Guaratiba

Vista aereá de Barra de Guaratiba.
Situada na baixada ao sul da serra da Grota Funda, o sub-bairro apresenta grandes manguezais, diversos canais navegáveis de acesso à Baía de Sepetiba, bem como o ponto de acesso à restinga de Marambaia. Nesta última área encontra-se o Centro de Avaliação do Exército (CAEX), que mantem ainda intacta e virgem grande parte da restinga, onde são realizados testes de balística, sendo mais conhecido por Campo de Prova de Marambaia, palavra que em tupi-guarani significa paliçada de guerra. Ao longo de sua estrada de acesso, que inicia-se no trevo da Ilha de Guaratiba, ao pé da serra da Grota Funda, ainda nos dias de hoje, encontram-se grandes propriedades remanescentes de um passado essencialmente rural, porém já misturadas a novos loteamentos. No passado, especialmente entre as décadas de 1960 e 1970, ali se refugiavam alguns cariocas ilustres, que avessos às badalações de outros lugares praianos de veraneio, preferiam a tranquilidade das grandes chácaras da Barra de Guaratiba, tais como Burle Marx, cujo sítio fora doado por ele próprio ainda em vida ao IPHAN, e Antonio Jorge Menezes, cujas propriedades na região foram vendidas ainda nos anos 1970, quando do início da ocupação mais efetiva do bairro, estando, entretanto, ainda preservado o antigo casarão, que outrora hospedava a cantora Wanderléa, outra fã da paz e do sossego da região, justamente nos tempos da Jovem Guarda.


Pedra de Guaratiba

Pôr do Sol na Praia da Brisa .

É a parte mais procurada nos dias de hoje, para efeito de moradia. Situa-se ao longo da faixa litorânea do bairro, banhada pela baía de Sepetiba, onde a atividade pesqueira tem grande destque econômico. O bairro registrou grande crescimento populacional nos últimos anos, principalmente após a reforma da Praia da Brisa, que revitalizou a orla e criou um ambiente agradável para eventos. Atualmente diversos shows fazem parte do calendário no bairro, incluindo festejos de Reveillon, com queima de fogos organizada pelos comerciantes locais e pela prefeitura. No local encontram-se ainda alguns dos restaurantes mais afamados da cidade, como é o Cândido's e o Sete de Setembro, famosos pelos seus pratos de frutos do mar.


Ilha de Guaratiba

Horto das Palmeiras - ILha de Guaratiba.

Área ainda essencialmente rural, disposta sob a face sudoeste do maciço da Pedra Branca. Este sub-bairro concentra ainda hoje o maior número de chácaras e produtores de plantas ornamentais do estado do Rio de Janeiro, exportando sua produção para todo o resto do país. Com o aumento da possibilidade de valorização imobiliária futura, em função da Transoeste, o valor dos imóveis desta sub-região vem se elevando lentamente nos últimos 5 anos. Tudo indica que este bairro, cuja denominação de "ilha" deve-se tão somente à uma corruptela feita no passado em decorrência do nome de seu então maior prorietário, um Sr. William - o "Wilha de Guaratiba", na linguagem do povo da região - provavelmente deixará de ter seu zoneamento classificado como "rural" e poderá abrigar possivelmente novos condomínios e pequenos loteamentos.

Moradores do bairro

abriga uma população predominante de classes média e também média-baixa, apresentando, entretanto, alguns grandes casarões e sítios de alto padrão, em geral destinados a veraneio, além de já possuir também algumas pequenas favelas.

Ruas mais valorizadas

  • Avenida Nélson Moura Brasil do Amaral
  • Estrada Roberto Burle Marx
  • Estrada do Catruz
  • Estrada da Pedra
  • Estrada das Tachas
  • Estrada do Morgado

Segurança

  • Pontos perigosos: O bairro apresenta baixo nível de criminalidade e não possuí pontos perigosos.
  • Recomendações: Não aconselhável andar sozinha a noite por ruas desertas da praia da Brisa.

Internet

  • Redes wi-fi disponíveis
    • LOCAL
  • Lan Houses
Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado
Cena tipíca de Pedra de Guaratiba.
Capela Magdalena.

Atrações turísticas

Igrejas

  • Igreja Nossa Senhora do Desterro - Terceira Igreja Católica mais antiga do Rio de Janeiro, construída em 1629, a partir da lenda da visão de Nossa Senhora por uma escrava. É mais conhecida como Capela de N.S.do Desterro. Depois da Igreja Nossa Senhora de Bonsucesso (1567) e de Santa Luzia (1592), e tendo sido tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional. Belíssima e simples construção, super bem localizada (em frente ao mar), c/escada e rampa de acesso ao píer, o que permite ângulos maravilhosos de vista.
    • Endereço: Rua Barros de Alargão s/n ( Em Frente ao Píer) - Pedra de Guaratiba.


  • Igreja São Pedro - São Pedro é o padroeiro de Pedra de Guaratiba, sua Igreja foi construída em 1915 e passou por uma grande reforma atualmente. Nesta Igreja todos os anos no mês de junho acontece a tradicional festa de São Pedro, no qual é acompanhada de uma procissão marítima.
    • Endereço: Rua Belchior da Fonseca , 301 - Pedra de Guaratiba.


  • Igreja Salvador do Mundo - Construída em meados do século XVIII, por padres carmelitas, ainda guarda suas características. Foi fundada pelo marquês de Valença em um monte de onde se tinha toda uma vista do litoral, feita nesse local estrategicamente para se preservar dos ataques francês naquela época.
    • Endereço: Estrada da Matriz, 6.496 – Ilha de Guaratiba
    • Telefone:(021) 2410-703


  • Igreja Santo Antônio da Bica - Erguida em 1690 pelo capitão-mor Belchior da Fonseca Dórea e hoje pertence ao Sítio Burle Marx, localizado em Barra de Guaratiba. Quando houve a invasão francesa por Guaratiba, em 1710, este templo foi saqueado e incendiado pelos invasores comandados por Duclerc. A igreja foi restaurada pelo próprio capitão. Em 1915, o Primeiro Cardeal da América Latina foi homenageado na igreja.
    • Endereço: Estrada Roberto Burle Marx, 2.019 - Barra de Guaratiba
    • Telefone: (21) 2410-1412
    • Email: [email protected]


  • Capela Magdalena - É lindamente decorada c/motivos bizanto-renascentistas e oferece aos visitantes após os shows, especial jantar variado c/pratos da culinária hindú. O público é recebido por pajens com figurinos de época e o caminho até a capela é iluminado por tochas. Vários grupos de música antiga, flamenco, duos, trios, quartetos de cordas, entre outros, fazem parte do Festival Musical de Guaratiba, apresentado na temporada anual da Capela Magdalena. As visitas devem ser agendadas através do telefone.


Construções Históricas

  • Colônia de Pescadores - A colônia de pescadores Z-14 , foi fundada em 1908. O prédio é um dos únicos exemplares do estilo colonial que sobreviveu em Pedra de Guaratiba. Apresenta telhas de canal em quatro águas, janelas e portas em verga reta.
    • Endereço: Rua Barros de Alarcão , 401 - Pedra de Guaratiba
  • Banda Musical Deozílio Pinto - No ano de 1870, na então freguesia de São Salvador do Mundo de Guaratiba (A freguesia de São Salvador do Mundo de Guaratiba deu origem ao Distrito de Guaratiba, criada em 1º de outubro de 1676, e confirmada por Alvará de 12 de janeiro de 1755), Mestre Fabrício, junto com um circo de cavalinhos, organizou a primeira Banda de Música, composta por músicos já existentes no local. Depois de mestre Fabrício, a banda foi dirigida pelos mestres: Landi, Juca Targínio, Quintino e Virgulino, sendo que esses dois últimos foram músicos da Banda da Quinta Imperial. Em 1905, a direção da banda passou para Deozílio Manoel Pinto. Músico autodidata, Mestre Deozílio nos presenteou com diversas composições, algumas ainda se encontram inéditas nos dias de hoje tal a riqueza do acervo musical que reúne.
    • Endereço: Estrada da Pedra S/ n (Próximo a Praça do Rodo) - Pedra de Guaratiba
  • Sítio do Pica Pau Amarelo - Local onde foi gravado o "Sítio do Pica-Pau Amarelo" de 1977 a 1986, Lá eram gravadas as cenas externas e também quase todas as internas do seriado.
    • Endereço: Estrada Roberto Burle Marx, 6820 - Barra de Guaratiba


Atrações Culturais

  • Mulheres de Pedra - Grupo de economia solidária de Pedra de Guaratiba. Apresenta exposições temporária de artístas da região e de outras partes do mundo.
    • Endereço: Rua Saião Lobato, 138
    • Telefone:(21) 2417-0238


  • Ateliê Janaina Bruno
    • Endereço: Rua Barros de Alarcão, 903
    • Telefone:(21) 2417-8479


  • Arena Carioca Chacrinha - Seu nome é uma homenagem póstuma a José Abelardo Barbosa de Medeiros (Surubim, 30 de setembro de 1917 — Rio de Janeiro, 30 de junho de 1988), o Chacrinha, que foi um grande comunicador de rádio e televisão no Brasil, como apresentador de programas de auditório de enorme sucesso dos anos 1950 aos 1980. Possui um excelente projeto acústico, com dois palcos: um externo e outro interno. A capacidade é de aproximadamente 500 pessoas, dois camarins completamente equipados com luzes, espelhos e ar condicionado, todo equipamento necessário à apresentação de peças teatrais e musicais, além de espaços para exposições.
    • Endereço: a Rua Soldado Eliseu Hipólito s/n - Pedra de Guaratiba.


  • Vila Olímpica Doutor Sócrates - Conta com ginásio multiuso, teatro, pista de atletismo, piscina e campo de futebol. É um equipamento urbano de qualidade e para isto contou com a colaboração da Rio Urbe e determinação do Prefeito Eduardo Paes em construir não só o centro esportivo como a escola modelo que fica ao lado. As obras de construção da Vila Olímpica influenciaram diretamente nas ruas de acesso, que foram todas pavimentadas.Oferece a esta região oportunidade e incentivo ao esporte. No local, atividades físicas e desportivas podem ser praticadas por crianças, jovens e adultos. E um legado para a comunidade que carece de espaços como este. É um projeto importantíssimo para ajudar o jovem da comunidade a dar os seus primeiros passos no esporte. Ao lado da nova Vila Olímpica funciona a escola modelo Doutor Sócrates em homenagem ao ex-capitão da seleção brasileira de futebol, falecido em dezembro. A previsão da prefeitura é que o espaço seja transformado, em 2013, no segundo Ginásio Experimental Olímpico (GEO) do Rio, com atendimento integral para alunos do 6º ao 8º ano que tenham aptidão para a prática esportiva. A integração de vilas olímpicas com escolas municipais é um modelo para todo o Brasil. A Secretaria de Esportes e Lazer apoia essa integração do estudo com o esporte e acredita que é fundamental para o desenvolvimento do jovem, tanto para o corpo quanto para a mente.
    • Endereço: Rua Bidu Sayão, Vilamar - Pedra de Guaratiba.


Parques Aquático

  • Mega Ville
    • Endereço: R.Coronel Jaime de Lemos,10,Guaratiba, Rio de janeiro - RJ.
    • Telefone: (21) 2417 7557 / 4101 1983
    • E-mail: [email protected] ou [email protected]
    • Website: http://www.megavilleclube.com.br ou http://www.westville.com.br



Praias

Cena tipíca de Pedra de Guaratiba.
  • Praia Grande - a cerca de 60 km do centro do Rio de Janeiro. Pela região existem muitos bares e restaurantes especializados em frutos-do-mar. Próximo à área, encontramos a ponte que liga o continente à Restinga de Marambaia. Com águas calmas, serve de abrigo para traineiras. A paisagem já foi cenário de muitos filmes e novelas. Próximo, existem grandes áreas de manguezais bem preservadas.
Pôr do Sol em Pedra de Guaratiba.



  • Praia dos Búzios- Também conhecida como Praia das Conchasé uma pequena praia, formada por pedras, o local é muito procurado para tirar belas fotos do Saco do Meros e da Ilha Rasa.


  • Praia do Perigoso- Conta a história que um bandido ficou refugiado alí durante um longo tempo.


  • Praia do Meio - Considerada a melhor da praias selvagens, possuí uma vista linda da Pedra da Tartaruga. Seu nome é porque ela fica no meio das outras 4 Praias Selvagens.


  • Praia Funda - Praia super deserta, de águas claras, seus acesso é super díficil.


  • Praia do Inferno - É uma pequena praia e a mais díficil de acesso, por isso é super preservada.


  • Praia da Brisa - localizada em Pedra de Guaratiba, tornou-se um dos mais belos parques a beira-mar da cidade. Com cataventos, chuveiros, pista de cooper, ciclovia, traillers diversificados e muito verde, é dotada de 4 piers ancoradouros que permitem ao visitante estacionar seu barco e fazer belas fotografias. A praia é entremeada por um loteamento de classe média, onde existem além dos quiosques, bons restaurantes, pousada e outras opções de lazer.
    • Endereço: Estrada do Piaí.


  • Passeios
  • Sistema Píers - Em Pedra de Guaratiba, constituem-se numa das mais procuradas atrações e lotam de turistas aos finais de semana. Além de permitirem vistas do bairro e mar de variados ângulos, dos mesmos podem ser feitas lindas fotografias. São ótimos circuitos para exercício físico, cooper, caminhadas, passeios de bicicleta. São duas deliciosas redes de passarelas em cima do mar. O primeiro pier, o de S.Pedro fica no centro do bairro e o segundo, de N.S.do Desterro tem entradas pelas Praias da Amendoeira e Capela. Este segundo, termina triunfalmente em frente à Igreja de N.S.do Desterro com escada de acesso e rampa para bicicletas, idosos e deficientes. O retorno através da Rua Barros Alarcão (rua da praia) permite a passagem por excelentes restaurantes.


  • Eco-Rural
  • Sítio Roberto Burle Marx- - o espaço foi comprado pelo famoso paisagista no fim da década de 40. A intenção dele era colecionar espécies vegetais. O sítio abriga cerca de 3.500 espécimes de plantas originárias de florestas brasileiras e de outros países, numa área de 360.000 m2. A coleção é considerada uma das mais importantes do mundo no que se refere a plantas tropicais e semi-tropicais.
    • Endereço: Estrada Roberto Burle Marx, 2.019 - Barra de Guaratiba
    • Telefone: (21) 2410-1412
    • Email: [email protected]
  • Fazenda Mato Alto- Voltada para a pecuária leiteira oferece passeios de Maria Fumaça passando por vegetação de Mangue e Restinga.
    • Endereço:Tranoeste, Altura da Estação BRT Mato Alto - Guaratiba
    • Telefone: (21) 2410-1412
    • Email: [email protected]
    • Website: http://www.locomotivasavapor.com.br/home.htm
  • Haras Golden Horse- Possuí raças Manga Larga, Marchador e Pampa.
    • Endereço: Estrada das Tachas 4.100 - ILha de Guaratiba
    • Telefone:(21) 8746-6165 / (21) 7894-4086
    • E- mail: [email protected]
    • Website: http://www.harasgoldenhorse.com.br/
Sitio Burle Marx.
  • Horto das Palmeiras - Com uma área de 175 mil metros quadrados, o Horto é o maior produtor de Palmeiras do Brasil com inúmeras espécies exóticas. Pondendo ser feita visita guiada com marcação prévia.
  • Alambique da Fazenda Maxicana - O alambique de cobre da Fazenda Maxicana foi projetado por engenheiros, utilizando a mais moderna tecnologia para obtenção de uma aguardente pura. Vale a pena uma parada para degustação da bebida e conhecer seu restaurante.
    • Endereço:Estrada Velha da Barra de Guaratiba, 2013 - Barra de Guaratiba - Rio de Janeiro - RJ
    • Telefone:(0xx21) 2410-3266 / 9983-1462
    • E-mail:[email protected]
    • Website: http://www.maxicana.com.br


  • Ecoturismo
  • Parque Estadual da Pedra Branca - Considera a maior floresta urbana do mundo em uma mesma ciadade, O parque possui trilhas, cachoeiras, diferentes especies de animais e mirantes com vistas inesquecivéis.
    • Endereço:Estrada do Morgado e Caminho do Morgado - Ilha de Guaratiba.


  • Reserva Biológica e Arqueológica de Guaratiba - A reserva possuí 3.500 hetares, foi criada na década de 70 com o objetivo de preservar a fauna e flora.
    • Endereço:Estrada da Matriz, nº 4.485 – Guaratiba
    • Telefone:(021)3406-7988
    • E-mail: [email protected]


  • APA das Brisas- Importante sitio Ecológico e Arqueológico testemunha da paisagem de fauna e floras existente no litoral da Baía de Sepetiba , com indícios de Sambaquis deixados por povos pré-históricos e um marco da fazenda Imperial . No local é possivel fazer trilhas no Mangue e admirar o Pôr do Sol em seus píers.
    • Endereço:Damolândia s/ n ou Rua Maestro Deozílio.


  • APA do Silvério - Localizada na Estrada do Catruz, a APA foi criada em 1999 com o Objetivo preservar a vegetação local. Coom 159 m de altura, no seu mirante é possível ter uma vista completa da Baía de Sepetiba e da Restinga da Marambaia;
    • Endreço: Travessa São Jorge s/n


  • APA da Serra da Capoeira Grande - A APA da Serra da Capoeira Grande, foi criada em 1999,tem área total de 80ha, é um importante remanescente de floresta atlântica de baixada que possui espécies ameaçadas de extinção entre as quais o pau-brasil.
    • Endereço: Rua Várzea da Palma s/n


  • Restinga da Marambaia - A Restiga da Marambaia e ilha está localizada na Baía de Sepetiba e possui uma área de 81 KM² e é separada no continente pelo Canal do Bacalhau em Barra de Guaratiba. A Ilha pertenceu ao Comendador Breves que deixou como herança para sua viúva e em 1891 , a Ilha foi vendida à Companhia Promotora de Indústrias e Melhoramentos. Mais tarde, em 1896, por ocasião da liquidação forçada da referida Cia, a propriedade da Ilha foi transferida para o Banco da República do Brasil.No início do Século XX a união adquiriu a ilha com todas suas benfeitorias e em 1906 a ilha foi colocada a disposição da Marinha.
    • Visitas:Somente com autorização da Marinha.


  • Pedra da Tartaruga - A curiosa Pedra, é muito procurada para a prática de Rapel. Seu nome é devido ao seu forma de Tartaruga. Possuí 98 m de altura. No seu topo rende belas fotográfias. Existe outras trilhas também que levam a algumas cavernas e grutas.


  • Baía de Sepetiba - considerada um dos mais importantes ecossistemas aquáticos do estado do Rio de Janeiro, a Baía abriga grande quantidade de animais ameaçados de extinsão. Com uma bela vista, é proporcinal a passeios de Barcos e rende belas fotográfias.


ILhas

  • Ilha Guaraqueçaba - Foi o Marco divisório das Sesmarias de Guaratiba e Sesmarias de Santa Cruz.
  • Ilha do frade - Local onde a esquadra franceses ancorou em 1710, comandada por Duclerc.

Comprar

  • Docinhos de Guaratiba - Os docinhos de Guaratiba, são um capítulo a parte. Depois de um belo almoço os frequentadores de Guaratiba se deliciam com os famosos docinhos da região que já estão ficando tão famosos como as peixadas.
  • Mercado de Peixe Neco Russo - Tradicional mercado de peixe dos bairro, dividido em box, com grande variedade de peixes e frutos do mar.
  • Centro Gastronomico - O lugar é conhecido nacionalmente como centro gastronõmico, possui vários restaurantes rústicos na beira da estrada onde servem crustáceos, frutos do mar e deliciosas peixadas.

Recebem o nome das cozinheiras, mulheres dos pescadores da região, que no início da exploração desse tipo de comércio davam nome ao restaurante, tais como: Tia Palmira, Tia Penha, Tia Joana, Mineira, etc... Situa-se em região de reserva ecológica, cercada por praias, entre uma restinga, manguezais e a mata atlântica.

Comer e beber

  • ""Bares""
  • Beer Moto Club
    • Endereço:Rua Piemonte, 222 Loja A- Pedra de Guaratiba.
  • Barulho Café Pub
    • Endereço: Estrada da Pedra, (em frente ao antigo Bwana Park).
  • Adega da Pedra
    • Endereço: Estrada da Matriz,2217 - Pedra de Guaratiba
    • Telefone: (21) 3129-5151
  • do Bar Xodó - Bar histórico com muitas curiosidades e revelações sobre a região
    • Endereço: Canto da praia em Barra de Guaratiba.
  • Restaurantes
  • Cozinha Brasileira
    • 476 Restaurante- Famoso e muito procurado por quem aprecia frutos do mar. Possui clima bucólico com vista para a Restinga da Marambaia, oferece cardápio variado.Abre somente para almoço, de quarta a domingo, das 11h às 18h.
    • Endereço: Rua Barros de Alarcão , 476 - Pedra de Guaratiba
    • Telefone: (21) 2417-1716
    • C. C. Todos
  • Peixes e Frutos do Mar
    • Amendoeira - Peixes e frutos do mar
      • Endereço: Rua Barros de Alarcão, 1.015 - Pedra de Guaratiba
      • Telefone: (21) 2417-1360
      • E-mail: : [email protected]
      • Website:www.restauranteamendoeira.com.br/
  • Bela Vista
    • Endereço: Rua Barros Alarcão, 555 - Pedra de Guaratiba
    • Telefone:(21) 2417-2721
    • Taba do Guará
      • Endereço: Rua Fortaleza de Minas, 399 (esquina de Av. Beira Mar, em frente à Praia da Brisa)
      • Telefones: (21) 2417-2973 / 3317-4561
    • Tia Palmira - Restaurante de culinária brasileira com um ambiente simples, porém charmoso. Depois que ficou famoso aumentou muito os preços e, segundo relatos, perdeu um pouco da qualidade.
    • Tia Penha
      • Endereço: Estrada Roberto Burle Marx , 10.815 - Barra de Guaratiba
      • Telefone: (21) 3427-5541 / 2410-1425
  • Lanchonetes
    • Bóia Fria
      • Endereço: Estrada Roberto Burle Marx n° 7A - Ilha de Guaratiba
      • Telefone:(21) 2410-0015

Vida Noturna

<mediaplayer>http://www.youtube.com/watch?v=LgagQi7Iy1o</mediaplayer>

Onde se hospedar

Econômico

  • Pousada Mico e Mica
    • Endereço: Estrada Velha da Barra de Guaratiba, 1921
    • Telefone: (21)7612-9803
  • Pousada da Pedra
    • Endereço: Rua Saião Lobato, 96 - Pedra de Guaratiba
    • Telefone: (21) 3404-8003

Turístico

  • Hotel Fazenda Ernanis Jungle
    • Endereço: Estrada Roberto Burle Marx, 9346
    • Telefone:(21) 9803-9394
    • E-mail: [email protected]
    • Website: http://www.eev.com.br/ernanisjumgle/

Luxo

Endereço: Estrada Roberto Burle Marx , 9346 Telefone: 2394-2544 Website: http://leralaisdemarambaia.com

Lugares importantes no bairro

Embrapa; Centro de pesquisa em ranicultura; Centro técnologico do Exército;Igreja Nossa Senhora do Desterro; Horto das Palmeiras; Reserva ecológica de guaratiba; APA das brisas.

Onde fica

Localizado entre Santa Cruz, Sepetiba,Campo Grande e o Parque Nacional da Pedra Branca. Por possuir imensas dimensões territorias, é dividido em três Sub-Bairros; Barra de Guaratibana divisa com o Parque Naional da Pedra Branca, Ilha de Guaratiba na divisa com Campo grande e Pedra de Guaratiba na divísa com Sepetiba, Santa Cruz e Campo Grande.

Linhas de ônibus que passam em ***BAIRRO***:

Linha Trajeto
002 Bairro Y x Local Z
001 Local ABC x Estrada XYZ

Como Chegar

Descrição acerca dos transportes coletivos que circulam pelo bairro.

  • De trem - Descer na Estação Santa Cruz e Pegar BRT.
  • De ônibus - / Tarifa: R$3,40 (sem ar) e R$3,40 (com ar)(valores de janeiro/2015)
  • De Frescão - 2381 (Castelo x Pd. de gauratiba)/ Tarifa: 4,90 R$ e 8,00 R$ , 2335 ( Castelo x Sta. Cruz)/ Tarifa: 11,00 R$ .
  • De carro - Av. Das américas destino Sta. Cruz O bairro começa logo após o Túnel da Grota Funda.
  • De van - Pegar Van Pingo d'água no Barrashopping
  • Como transitar pelo local -Pode-se transitar a pé ou para longas distâncias utilizar carro ou bicicleta.

Como chegar a partir da Rodoviária Novo Rio

  • De ônibus - Pegar Ônibus 333 até o Terminal Alvorada + BRT .descer nas estações Mato Alto, Magarça ou Pingo D'água e pegar os Ônibus alimentadores 896 Pedra de Guaratiba. / Tarifa: R$3,40 (sem ar) e R$3,40 (com ar)(valores de janeiro/2015)
  • De Frescão - De Frescão - 2381 Pedra de guaratiba
  • De BRT - Pegar BRT No terminal Alvorada ou Santa Cruz e descer nas estações Pingo d'água, Magarça ou Mato Alto.
  • De carro - As principais vias de acesso são:Avenida das Américas, Estrada da Pedra, Estrada do Mato Alto, Estrada do Piaí, Estrada do Margarça;

Como chegar a partir do Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim

  • De ônibus - / Tarifa: R$3,40 (sem ar) e R$3,40 (com ar)(valores de janeiro/2015)
  • De BRT -
  • De carro -
  • De táxi -

Como chegar a partir do Aeroporto Santos Dumont

  • De ônibus - / Tarifa: R$3,40 (sem ar) e R$3,40 (com ar)(valores de janeiro/2015)
  • De Frescão -
  • De BRT -
  • De carro -
  • De táxi -

Como chegar a partir de Niterói


Mapa do bairro

Carregando mapa...

Mais informações

  • Associação de moradores
    • Telefone: (021)
    • Site: XXXXXXXXXX
    • Email: XXXXXXXXXX
  • Polícia: 190
    • Endereço:
    • Telefone: (021)
  • Bombeiros: 193
    • Endereço:
    • Telefone: (021)
  • Hospital
    • Endereço:
    • Telefone: (021)

Referências

Ligações Externas

Não encontrou a informação que procura?
Nos envie sua dúvida e lhe responderemos o mais rapidamente possível. E você ainda estará nos ajudando a tornar o WikiRio ainda mais completo.

Entre em contato com o WikiRio


ATENÇÃO: AS INFORMAÇÕES AQUI CONTIDAS SÃO FRUTO DO ESFORÇO DOS COLABORADORES DO SITE E OS DADOS ORA DISPONIBILIZADOS, PODEM CONTER INCONSISTÊNCIA OU DESATUALIZAÇÃO. O WIKIRIO RECOMENDA QUE SE FAÇAM CONSULTAS EM OUTROS MEIOS COM O INTUITO DE CERTIFICAR-SE DAS INFORMAÇÕES SUPRACITADAS.
Para saber mais sobre nossa política de conteúdo, clique aqui.



Bairros do Rio de Janeiro

Bairros Turísticos

Barra da Tijuca - BotafogoCentroCopacabanaFlamengo - Ipanema - Leblon - Leme - MadureiraPaquetáRecreio dos BandeirantesSanta Teresa - São ConradoUrca

Bairros da Zona Sul

Botafogo - Catete - Copacabana - Cosme Velho - Flamengo - Gávea - Glória - Humaitá - Ipanema - Jardim Botânico - Lagoa - Laranjeiras - Largo do Machado - Leblon - Leme - Rocinha - São Conrado - Urca

Ilhas habitadas

Fundão - Ilha do Governador - Paquetá - Villegaignon

Bairros da Zona Centro

Bairro de FátimaCatumbiCentroCidade NovaEstácioGamboaPaquetáRio CompridoSaaraSanta TeresaSanto CristoSaúde

Bairros da Zona Norte

Abolição - Acari - Água Santa - Alto da Boa Vista - Anchieta - Andaraí - Bancários - Barros Filho - Benfica - Bento Ribeiro - Bonsucesso - Brás de Pina - Cachambi - Cacuia - Caju - Campinho - Cascadura - Cavalcante - Cidade Universitária - Cocotá - Coelho Neto - Colégio - Cordovil - Costa Barros - Encantado - Engenheiro Leal - Engenho da Rainha - Engenho de Dentro - Engenho Novo - Fazenda Botafogo - Freguesia da Ilha - Galeão - Del Castilho - Grajaú - Guadalupe - Higienópolis - Honório Gurgel - Inhaúma - Irajá - Jacaré - Jardim América - Jardim Carioca - Jardim Guanabara - Lins de Vasconcelos - Madureira - Mangueira - Maracanã - Marechal Hermes - Maria da Graça - Méier - Moneró - Muda - Olaria - Osvaldo Cruz - Parada de Lucas - Parque Anchieta - Pavuna - Penha - Penha Circular - Piedade - Pilares - Pitangueiras - Portuguesa - Praça da Bandeira - Praia da Bandeira - Quintino Bocaiúva - Ramos - Riachuelo - Ribeira - Ricardo de Albuquerque - Rio Comprido - Rocha - Rocha Miranda - Sampaio - São Cristóvão - São Francisco Xavier - Tauá - Tijuca - Todos os Santos - Tomás Coelho - Turiaçu - Usina - Vasco da Gama - Vaz Lobo - Vicente de Carvalho - Vila da Penha - Vigário Geral - Vila Isabel - Vila Kosmos - Vista Alegre - Zumbi

Bairros da Zona Oeste

Anil - Bangu - Barra da Tijuca - Barra de GuaratibaCamorimCampo dos Afonsos - Campo GrandeCidade de Deus - Cosmos - CuricicaDeodoroFreguesia de Jacarepaguá - Gardênia Azul - GericinóGrumariGuaratibaInhoaíbaItanhangáJacarepaguá - Jardim SulacapJoáMagalhães BastosPaciênciaPadre MiguelPechincha - Pedra de Guaratiba - Praça SecaRealengo - Recreio dos BandeirantesSanta CruzSantíssimoSenador CamaráSenador VasconcelosSepetibaTanque - Taquara - Vargem GrandeVargem PequenaVila Militar - Vila Valqueire