Repúblicas de Estudantes

De WikiRio
Ir para: navegação, pesquisa
Ver Também: Pensionatos, Aluguel por temporada e Viajar barato na cidade do Rio de Janeiro

Repúblicas de estudantes na cidade do Rio de Janeiro

A cidade do Rio oferece inúmeras repúblicas, lugares destinados a albergar estudantes por um preço bem mais em conta que em hotéis, e por períodos longos. Como se trata de um mercado muito dinâmico, novas vagas em repúblicas estão sempre surgindo ao mesmo tempo em que outras estão fechando, portanto uma lista de repúblicas não faz muito sentido, pois torna-se obsoleta muito rapidamente. Uma boa maneira de encontrar vagas em repúplicas consiste em consultar sites especializados em oferecer este tipo de acomodação:

Uma outra forma de encontrar vaga consiste em perguntar a outros alunos na faculdade, a moradores de repúblicas e em forums de discussão na internet. O boca-a-boca é a melhor maneira de conseguir achar um lugar bom, por um preço atrativo, visto que muitas das repúblicas não anunciam em nenhum lugar e, por isso, só podem ser descobertas através de outras pessoas.

Alojamento Estudantil

A UFRJ dispõe de alojamento para estudantes no campus da Cidade Universitária. São dois blocos, masculino e feminino, totalizando 504 quartos. O número de vagas é muito inferior ao número de alunos que solicitam esse benefício. Por isso a Divisão de Assistência ao Estudante (DAE) organiza um rigoroso processo de seleção dos candidatos às vagas. A concessão inicial do benefício-moradia é feita após avaliação das condições sócioeconômicas e da distância do local de moradia do aluno e de sua família.

Onde encontrar oferta de quarto

Foruns na Internet

Sites

Universidades

  • Nos murais espalhados pela UFRJ existem vários anúncios de quartos baratos na região da Ilha do Governador, Bonsucesso e Penha. Em maio de 2011, o preço médio de um quarto estava em R$350,00 por mês.