Terminal dos Bondes de Santa Teresa

De WikiRio
Ir para: navegação, pesquisa
Ver também: Bonde de Santa Teresa e Bairro de Santa Teresa
AVISO: OS SERVIÇOS DO BONDE ENCONTRAM-SE SUSPENSOS E DEVEM SER NORMALIZADOS NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2015 (informação de Fevereiro de 2015)

O terminal

O bondinho sobre os Arcos da Lapa.

A estação dos bondes funciona diariamente, das 7:00h às 21:30h e fica na rua Lélio Gama, sem número (ao lado do prédio da Petrobras). A linha é de 1896 mas o terminal é bem mais recente, pois foi reconstruído à medida que a cidade foi crescendo. Infelizmente o terminal é uma construção moderna horrorosa que nada tem a ver com o bonde. Contrastando com a estrutura reta do local, a área de manobra dos veículos lembra mais um jardim. É dalí que se toma o bondinho, rumo a Santa Teresa.


Agora deu vontade de botar meu terno de linho S-120, meu chapéu palhinha e embarcar aí nesse bonde pra tomar uma fresca lá em Santa Teresa. Só não faço isso porque está chovendo e o terno é branco, vai sujar.

—Derani - Fotolog


O Bonde, por si só, é uma atração turística. Ele mantém o mesmo padrão desde a sua fundação e suas características externas foram tombadas pelo Governo Estadual em 1983. Sua estrutura é toda confeccionada em madeira, mantendo essa característica desde que entrou em operação.

Atualmente o bonde de Santa Teresa possui extensão superior à 10 km de linhas ativas e a primeira parte do percurso é feita sobre uma impressionante ponte. Esta ponte, também conhecida como Arcos da Lapa, foi construída originalmente como um aqueducto e fazia parte do sistema de águas da cidade. Os trilhos são mais estreitos que o normal para se adequarem às medidas do aqueducto. Em decorrência disso, os bondinhos também são mais estreitos que o de costume.

Deslizando pelas ruas de Santa Teresa.

O bonde sobe por ruas estreitas e frequentemente entra em conflito com o transito. É comum os motorneiros pararem para removerem carros mal estacionados que bloqueiam a passagem. Muitas pessoas, ao utilizarem o transporte, ficam fascinadas com o bonde, esquecendo de prestar atenção ao trajeto, que oferece ótimas oportunidades para fotografar a cidade.

O turista estrangeiro vai estranhar a quantidade de policiais armados durante o trajeto, mas infelizmente a medida é necessária para garantir a segurança no local .


O passeio de bondinho é uma tração muito interessante e divertida e, por isso, altamente recomendado pelo WikiRio. É uma oportunidade que você não pode perder.

—Staff WikiRio

Informações úteis

A Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística é a responsável pela operação do famoso Bonde de Santa Teresa. Telefone: (21) 2215-8559

  • Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira das 6:00h às 21:30h. Sábado, domingo e feriado das 7:00h às 21:00h
  • Ramais do Bonde de Santa Teresa partindo da Estação Carioca
    • Carioca / Paula Matos - Extensão 3,26 Km - 40 minutos ida/volta
    • Carioca / Dois Irmãos - Extensão 4,53 Km - 50 minutos ida/volta
    • Carioca / Silvestre - Extensão 7,35 Km - 80 minutos ida/volta

Obs.: Os percursos são circulares e compartilham as ruas com os demais veículos.

  • Horário de funcionamento do Bonde Ecológico: Sábado às 10:00h, com 2 horas de percurso.
    • Itinerário: Estação Carioca > Museu do Bonde > Silvestre > Carioca.

O que fazer nas proximidades

Passageiros embarcando no bonde.

Onde fica

  • Endereço: Estação de Bondes - Rua Lélio Gama, s/nº - Centro

Como Chegar

  • De Ônibus
    • A partir do Centro – Pegar as linhas de ônibus 206 A, 206 B e 214, que passam nas principais avenidas do Centro.
    • A partir da Zona Sul - Pegar um ônibus até o Centro e de lá caminhar até o prédio da Petrobrás. A estação do bondinho fica ao lado.
  • De Bondinho – Estação está ao lado do prédio da Petrobrás na avenida Chile.
  • De Metrô - Saltar na estação Cinelândia e caminhar até a estação do bondinho, que fica ao lado do prédio da Petrobrás.
  • De carro - Ao chegar ao Centro ir á avenida Chile ou avenida República do Paraguai e deixar o carro no estacionamento da Catedral Metropolitana para, em seguida, caminhar até a estação do bondinho.


Veja no mapa abaixo o itinerário dos bondes de Santa Teresa:

Carregando mapa...

Ligações Externas

virtualtourist.com