Lins de Vasconcelos

De WikiRio
Ir para: navegação, pesquisa

Grande Meier é o nome que se dá a vários bairros que orbitam o bairro da Meier.

O bairro

O bairro do Lins de Vasconcelos (comumente chamado de Lins) é um bairro de classe média suburbana localizado na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. De caráter tipicamente residencial, faz parte de um conglomerado de bairros denominado Grande Meier.

Ruas mais valorizadas

  • Rua Lins de Vasconcelos (principal rua do bairro)
  • Rua Aquidabã
  • Rua Vilela Tavares
  • Rua Carolina Santos
  • Rua Cabuçu

Moradores do bairro

Com uma população estimada de 37.000 pessoas, o Lins de Vasconcelos é considerado um bairro tipicamente de classe média e em algumas áreas de classe baixa, tendo algumas favelas em seu entorno.

Lugares importantes no bairro

Sendo um bairro tipicamente residencial, o Lins de Vasconcelos não possui grandes pontos comerciais de referências.

O local de maior referência no bairro é o Hospital Naval Marcílio Dias, considerada uma das principais instalações hospitalares da Marinha brasileira. Em seu interior localiza-se, inclusive, a única agência bancária do bairro, pertencente ao Banco do Brasil.

Educação

O bairro abriga poucas instituições de ensino, em sua maioria creches e escolas de ensino fundamental. A instituição de ensino mais conhecida do local é a Escola Técnica Rezende Rammel, instituição privada de ensino que ministra aulas de ensino médio e técnico para cerca de 1.700 alunos e possui grande notoriedade em sua área.

Patronato de Menores

O desembargador Sabóia Lima, em 1941, com ajuda de alguns colaboradores preocupados com a situração da criança abandonada, adquiriu uma área de 18000 m2 no Lins de Vasconcelos, na rua Engenheiro Brotero 26. Neste local, foi construído um prédio com duas alas para meninas do Abrigo Femenino do Juizado de Menores e da Escola Alfredo Pinto.

A inauguração aconteceu em 1945, com capacidade para abrigar 400 meninas. Daí surgiu o Patronato de Menores. Ele era dirigido por religiosas que forneciam ensino religioso, trabalhos manuais, noções de higiene e instrução moral e cívica. O ensino de 1o grau cabia às professoras municipais face ao convênio Patronato/SME que se chamou " Classe em Cooperação Alfredo Pinto", a partir de 1964.

Em 1984 foi criado o Centro Comunitário de Educação Pública Lins de Vasconcelos e somente em 2003 no novo prédio, passou a ser chamada de Escola Municipal Lins de Vasconcelos. Assim começou tudo e hoje vemos uma escola bem estruturada, onde seu principal objetivo é fazer com que os alunos tenham um ensino de boa qualidade num ambiente prazeroso, com uso das práticas sociais da leitura e da escrita, ou seja, tornando-os cidadãos capazes de comunicar-se e de interagir com o mundo afora.


Cultura

O bairro não possui teatros, cinemas ou bibliotecas.

Curiosamente, o bairro é sede da S.R.E.S. Lins Imperial e da S.E.R.E.S Unidos do Cabuçu, escolas de samba que desfilam anualmente no Carnaval do Rio de Janeiro. No ano de 2014, elas irão desfilar pelo Grupo D (equivalente à 5ª Divisão) e Grupo de Blocos de Rua do Rio de Janeiro (referente à 6ª Divisão), respectivamente.

Segurança

O bairro não dispõe de delegacias policiais em sua área, sendo atendido pelo sistema de policiamento do Meier.

Um Patronato de Menores se localizada na esquina das ruas Conselheiro Ferraz e Engenheiro Brotero. Em 2003 a instituição foi desativada e permaneceu abandonada, o que propiciou a invasão de diversas famílias para ali residirem. Em 2007, a Prefeitura providenciou a remoção das famílias e demoliu o prédio, vindo a construir um conjunto residencial em seu lugar.