Santa Cruz


De WikiRio
Ir para: navegação, pesquisa

COMO CHEGAR | HOSPEDAGEM | ATRAÇÕES | COMPRAS | BARES e RESTAURANTES | SEGURANÇA

Bairro Santa Cruz - Rio de Janeiro

Índice

Hangar do Zepellin.
Palacete Princesa Isabel.
A Ponte do Jesuítas é um sítio histórico bem preservado de Santa Cruz.

Santa Cruz é um bairro do Rio de Janeiro com mais de 440 anos de história e nele estão preservados importantes monumentos do passado colonial, imperial e republicano da cidade. Apesar de pouco valorizados pela população, são como um atrativo a mais para quem busca fugir do trivial roteiro turístico histórico e cultural da cidade.

Atrações do bairro

Santa Cruz esconde em suas ruas um passado histórico praticamente desconhecido. De antiga fazenda jesuítica a um dos maiores bairros da cidade do Rio de Janeiro, Santa Cruz passou por profundas transformações.

—Nireu Cavalcanti, escritor

  • Ponte dos Jesuítas: A Ponte do Guandu ou, como hoje é conhecida, Ponte dos Jesuítas foi concluída em 1752, com a finalidade de regular o volume das águas das enchentes e para facilitar a ligação de Santa Cruz com outras fazendas. Era uma ponte-represa. Possui quatro arcos chamados “óculos”, onde passavam as águas do Rio Guandu, que os padres, por meio de comportas de madeira, controlavam, retendo-as ou liberando-as conforme a ocasião exigisse. Ornamentada por colunas de granito com capitéis em forma de pinhas portuguesas, tem na parte central belas esculturas barrocas em que aparece uma espécie de brasão com o símbolo da Companhia de Jesus (IHS).
  • Hangar do Zeppelin: Nas dependências da Base Aérea de Santa Cruz, da Força Aérea Brasileira, trata-se de um hangar, edificação de grandes dimensões destinada a abrigar os dirigíveis alemães conhecidos como zeppelin. Encontra-se tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), desde 1998, recebendo a inscrição de tombamento nº 550.
  • Monumento ao Aviador de Caça: erigido a partir de projeto do arquiteto Oscar Niemeyer está localizado dentro da Base Aérea de Santa Cruz
  • Palacete Princesa Isabel: é um prédio de aspecto neoclássico, inaugurado em Dezembro de 1881, com o objetivo de abrigar a sede administrativa do antigo Matadouro de Santa Cruz. Em 1984, pelo Decreto Municipal nº4.538 o prédio foi considerado patrimônio cultural da cidade do Rio de Janeiro e foi tombado.
  • Marco Onze: O penúltimo dos Marcos Imperiais, feitos de pedra e instalados em 1826 limitando as onze léguas entre o antigo Morro do Castelo e o Palácio Imperial de Santa Cruz, é até hoje ponto de referência para os moradores da região.
  • Ruínas do Matadouro: O Matadouro de Santa Cruz foi uma importante unidade industrial para abastecimento de carne do município do Rio de Janeiro que funcionou do final do século XIX até a segunda metade do século XX no bairro de Santa Cruz. Possuía uma Vila Operária e uma antiga Estação ferroviária. Hoje funciona no local uma escola técnica profissionalizante.
  • Morro do Mirante: Ponto culminante da região central, abriga um observatório e um grande cruzeiro.
  • Fonte Wallace: Encontra-se instalada na Praça Dom Romualdo. É um dos exemplares presentes na cidade do Rio de Janeiro.
  • Residência Júlio Cesário de Melo: A casa que já pertenceu ao famoso senador da região hoje abriga a Casa SerCidadão, mais um espaço destinado a projetos sociais e educativos.
  • Solar dos Araújos: Datado de 1895, foi tombado pela Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro e hoje está anexado e preservado pelo Santa Cruz Shopping.

Nas proximidades

Comércio

  • Santa Cruz Shopping: Inaugurado em 2001, o shopping é considerado a melhor opção de compra no bairro. Conta com uma grande variedade de lojas, bancos, amplo estacionamento, praça de alimentação com vista panorâmica, serviços e ambiente climatizado.
  • Santa Cruz Feira Shopping: se caracteriza por ser um shopping popular onde se encontra de tudo a um baixo preço.
  • Centro Comercial Felipe Cardoso
  • Supermercados Prezunic
  • Hipermecados Extra
  • Supermercados Guanabara

Comer e beber

  • Restaurantes fast food
    • Bob's
    • Mc Donald's
    • Habib's

Noite

The media player is loading...

Lugares importantes no bairro

  • Cidade das Crianças - Parque aquático e recreativo público que conta com um moderno planetário em suas instalações. Fica localizado no Km 0 da BR-101 (Rodovia Rio-Santos). O acesso é precário para quem vem pela estrada do Guandú.
  • Lona Cultural Sandra de Sá - Espaço cultural em que se destaca uma grande lona fixa, na qual são desenvolvidas atividades teatrais, shows musicais, oficinas de teatro, dança, violão, artes visuais e artesanato.
  • GRES Acadêmicos de Santa Cruz - Quadra de ensaios da escola de samba localizada na Reta da Base oferece projetos sociais para toda a comunidade além, é claro, de muito samba.
  • SESI/SENAI: A transferência para Santa Cruz da instituição SESI/SENAI de ensino profissionalizante está sendo fundamental para atender a demanda por mão-de-obra qualificada, dos novos empreendimentos industriais que aportam na região.

Onde fica

Santa Cruz está localizada na Zona Oeste da cidade e se limita com os bairros de Sepetiba, Paciência, Cosmos, Guaratiba, além dos municípios de Itaguaí e Seropédica.

Como Chegar

A partir da Rodoviária Novo Rio

  • De ônibus - A melhor opção é pegar os ônibus da linha S15 (Carioca-Cesarão) que passam pela Avenida Francisco Bicalho e seguem pela Avenida Brasil até o conjunto habitacional Otacílio Câmara em Santa Cruz.

A partir do Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim

A partir do Aeroporto Santos Dumont

Como transitar pelo local

Fotos
Vídeos
Wikipédia
Webcams
Carregando mapa...

Moradores do bairro

Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, dados do Censo Demográfico 2000, Santa Cruz tem uma população total de 191.836 habitantes divididos entre a classe média, média-baixa e baixa. Destes, 98.923 residentes são do sexo feminino e 92.913 residentes são do sexo masculino. Dados também contam um total de 52.983 domicílios. Indicadores sociodemográficos deste mesmo censo apontam um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,742, que o coloca na 119ª posição entre os bairros do Rio de Janeiro.

A presença de descendentes de antigos imigrantes das mais diversas origens é marcante e perceptível. No passado, árabes e italianos foram os responsáveis pela expansão do comércio local e os japoneses pelo desenvolvimento da agricultura.

Também é grande a presença de migrantes nordestinos e a influência de sua cultura.

Referências

Ligações Externas


Bairros do Rio de Janeiro

Bairros Turísticos

Barra da Tijuca - BotafogoCentroCopacabanaFlamengo - Ipanema - Leblon - Leme - MadureiraPaquetáRecreio dos BandeirantesSanta Teresa - São ConradoUrca

Bairros da Zona Sul

Botafogo - Catete - Copacabana - Cosme Velho - Flamengo - Gávea - Glória - Humaitá - Ipanema - Jardim Botânico - Lagoa - Laranjeiras - Largo do Machado - Leblon - Leme - Rocinha - São Conrado - Silvestre - Urca

Ilhas habitadas

Fundão - Ilha do Governador - Paquetá - Villegaignon

Bairros da Zona Centro

Bairro de FátimaCatumbiCentroCidade NovaEstácioGamboaLapaPaquetáRio CompridoSaaraSanta TeresaSanto CristoSaúde

Bairros da Zona Norte

Abolição - Acari - Água Santa - Aldeia Campista - Alto da Boa Vista - Anchieta - Andaraí - Bancários - Barros Filho - Benfica - Bento Ribeiro - Bonsucesso - Brás de Pina - Cachambi - Cacuia - Caju - Campinho - Cascadura - Cavalcante - Cidade Universitária - Cocotá - Coelho Neto - Colégio - Cordovil - Costa Barros - Encantado - Engenheiro Leal - Engenho da Rainha - Engenho de Dentro - Engenho Novo - Fazenda Botafogo - Freguesia da Ilha - Galeão - Del Castilho - Grajaú - Guadalupe - Higienópolis - Honório Gurgel - Inhaúma - Irajá - Jacaré - Jardim América - Jardim Carioca - Jardim Guanabara - Lins de Vasconcelos - Madureira - Maracanã - Marechal Hermes - Maria da Graça - Méier - Moneró - Muda - Olaria - Osvaldo Cruz - Parada de Lucas - Parque Anchieta - Parque Colúmbia - Pavuna - Penha - Penha Circular - Piedade - Pilares - Pitangueiras - Portuguesa - Praça da Bandeira - Praia da Bandeira - Quintino Bocaiúva - Ramos - Riachuelo - Ribeira - Ricardo de Albuquerque - Rio Comprido - Rocha - Rocha Miranda - Sampaio - São Cristóvão - São Francisco Xavier - Tauá - Tijuca - Todos os Santos - Tomás Coelho - Turiaçu - Usina - Vasco da Gama - Vaz Lobo - Vicente de Carvalho - Vila da Penha - Vigário Geral - Vila Isabel - Vila Kosmos - Vista Alegre - Zumbi

Bairros da Zona Oeste

Anil - Bangu - Barra da Tijuca - Barra de GuaratibaCamorimCampo dos Afonsos - Campo GrandeCidade de DeusColônia - Cosmos - CuricicaDeodoroFreguesia de Jacarepaguá - Gardênia Azul - GericinóGrumariGuaratibaInhoaíbaItanhangáJacarepaguá - Jardim SulacapJoáMagalhães BastosPaciênciaPadre MiguelPechincha - Pedra de Guaratiba - Praça SecaRealengo - Recreio dos BandeirantesSanta CruzSantíssimoSenador CamaráSenador VasconcelosSepetibaTanque - Taquara - Vargem GrandeVargem PequenaVila Militar - Vila Valqueire

Não encontrou a informação que procura?
Nos envie sua dúvida e lhe responderemos o mais rapidamente possível. E você ainda estará nos ajudando a tornar o WikiRio ainda mais completo.

Entre em contato com o WikiRio


ATENÇÃO: AS INFORMAÇÕES AQUI CONTIDAS SÃO FRUTO DO ESFORÇO DOS COLABORADORES DO SITE E OS DADOS ORA DISPONIBILIZADOS, PODEM CONTER INCONSISTÊNCIA OU DESATUALIZAÇÃO. O WIKIRIO RECOMENDA QUE SE FAÇAM CONSULTAS EM OUTROS MEIOS COM O INTUITO DE CERTIFICAR-SE DAS INFORMAÇÕES SUPRACITADAS.
Para saber mais sobre nossa política de conteúdo, clique aqui.


| More