Maiores jóias arquitetônicas da cidade do Rio de Janeiro

De WikiRio


TeatroMunicipal1.jpg

Theatro Municipal

Belíssimo prédio localizado na Cinelândia, no centro da cidade, o Theatro Municipal é a principal casa de espetáculos do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul. Desde a sua inauguração, em 14 de julho de 1909, o Theatro tem recebido os maiores artistas internacionais, assim como os principais nomes brasileiros, da dança, música e da ópera.

Parque Laje 1.jpg

Mansão do Parque Lage

O industrial Henrique Lage mandou construir para agradar a esposa, a cantora lírica Gabriela Besanzoni Lage. Réplica perfeita de um ”palazzo romano”, o casarão, construído em torno de uma piscina, tem mármores, azulejos e ladrilhos importados da Itália. O projeto ficou a cargo do arquiteto italiano Mario Vodrel e as pinturas decorativas dos seus salões foram assinadas por Salvador Paylos Sabaté.

PalacioSaoClemente01.jpg

Palácio São Clemente

O Palácio São Clemente chama bastante atenção por quem passa em frente devido às características arquitetônicas de uma suntuosa residência lusitana do século XVIII. Ao contrário do que muitos pensam, se trata de uma construção recente. Foi erguida na década de 1960 com o apoio da comunidade portuguesa no país para servir de embaixada, e hoje serve de residência para o cônsul de Portugal.