Tour pela Lapa

De WikiRio
Ir para: navegação, pesquisa
Ver também: Lapa

Tour pela Lapa

ArcosdaLapa2.jpg

Arcos da Lapa

O tour começa no posto policial no cruzamento da Avenida Mem de Sá com a Avenida República do Paraguai. Siga a Avenida Mem de Sá, passando por baixo dos Arcos da Lapa (na Praça Cardeal Câmara).

"Cem anos atrás, esse aqueduto transportava água do rio Carioca para centro do Rio, agora carrega bondes do Largo da Carioca a Santa Teresa."
RuadoLavradio01.jpg

Rua do Lavradio

Vire à direita na Rua do Lavradio, uma rua repleta de casas de shows e lojas de antiguidades. Lá você irá encontrar um mercado ao ar livre todo primeiro sábado de cada mês. Dica: Comprar antiguidades no Armazém Antiguidades (Rua do Lavradio 161).

RioCatedral1.jpg

Catedral Metropolitana

Vire à direita na Avenida República do Chile e caminhe até a Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, que fica na Avenida República do Chile, 245. Concluído em 1979, esta catedral de concreto possui enormes vitrais, uma cruz translúcida no teto, e um museu de Arte Sacra no subsolo.

TeatroMunicipal1.jpg

Theatro Municipal

Continue ao longo da Avenida República do Chile até chegar à Avenida Treze de Maio. Faça um tour no Theatro Municipal.

Inaugurado em 1909, numa época em que "o Rio disputava com Paris como grande capital do mundo".
CineOdeon1.jpg

Cine Odeon e Cinelândia

No final da Praça Floriano vai encontrar o Cine Odeon, localizado no térreo do Edifício Serrador. Mostrando filmes desde 1926, este cinema é um remanescente da Cinelândia, uma região que em 1930 se assemelhava à Times Square da cidade de New York.

Biblioteca nacional 1.jpg

Biblioteca Nacional

Caminhe pela Avenida Rio Branco e entre na Biblioteca Nacional. Esta é a maior biblioteca da América Latina, com 13 milhões de volumes.

"Dom João VI trouxe a coleção original da Biblioteca Real de Portugal, em 1808."
MuseuNacionalBelasArtes01.jpg

Museu Nacional de Belas Artes

Ao lado fica o Museu Nacional de Belas Artes. Sua fachada foi inspirada no Louvre de Paris, o Palácio e os números de coleta de 16 mil peças.

LargodaCarioca1.jpg

Largo da Carioca e Igreja de São Francisco da Penitência

Siga a Avenida Treze de Maio até o Largo da Carioca, e suba as escadas ou pelo elevador à Igreja de São Francisco da Penitência, jóia barroca do Rio de Janeiro. Detalhe para a pintura de São Francisco no teto da nave.

ConfeitariaColombo1.jpg

Confeitaria Colombo

Termine o seu passeio na Rua Gonçalves Dias, 32. Dentro deste edifício art nouveau está a Confeitaria Colombo, inaugurada em 1894. Você está se juntando a uma lista de clientes ilustres que inclui o escritor e político Rui Barbosa, compositores Chiquinha Gonzaga e Heitor Villa-Lobos, e o presidente brasileiro Getúlio Vargas.